segunda-feira, 26 de maio de 2014

Manchetes do Dia

O rastro de destruição do álcool

A tolerância social do brasileiro ao consumo de bebidas mascara que o alcoolismo é uma doença crônica e de fundo genético. O primeiro gole ocorre, em média, aos 13 anos. A dependência costuma vir após 8 anos de uso. A partir daí, a saúde do indivíduo se deteriora até o desfecho inevitável. Faça o teste e avalie se você tem problemas com essa droga lícita. (PÁGINA 17)

Cotas até para cargos de confiança?
É o que defendem especialistas ouvidos pelo Correio. A discussão se estende a seleções do Judiciário, não contempladas pelo projeto de lei de cotas para concursos, à espera de sanção presidencial. (PÁGINA 9)

14.970 vagas
As oportunidades para entrar no serviço público estão em seleções nacionais, estaduais e municipais, com salários que chegam a R$23.997. (PÁGINA 9)
------------------------------------------------------------------------------------
Uma operação, várias fraudes

Inquérito mostra que, além de golpe de doleiro, Operação Lava-Jato apontou esquema de tráfico, falsificação e conexões que chegam à China. (Notícias |8 e 9)

Ana Amélia é lançada com aval de Aécio
Tucano foi atração na festa da candidata do PP ao governo do Estado. (Notícias |10 e 12)
------------------------------------------------------------------------------------
Copa fora dos estádios é risco para a eleição

Ao garantir que ainda é cedo para fazer prognósticos, Marcos Coimbra, dono do Instituto Vox Populi, garante que Dilma Rousseff é a favorita na disputa pelo Planalto, mas o Mundial que começa em duas semanas e meia será um divisor. "O Brasil vai passar vexame? Vai ter avião perdido, jornalista que não consegue ligar para a matriz? Haverá filas, acidentes? Isso pesaria mais que o resultado esportivo", adverte. Para ele, Aécio Neves cresceu pouco nas pesquisas e Eduardo Campos perdeu a chance de colocar-se na disputa. (P4 a 7)

Mercado agora espera ‘guia’ do BC
A reunião do Copom desta semana é a mais esperada do ano. Além da expectativa de término da alta de juros, as instituições aguardam indicações para o futuro. (P22 e 23)

Mobilidade
Rio de Janeiro vai utilizar biodiesel de cana em transporte público. (P10)

Contas externas
Déficit em transações correntes bate US$ 8,29 bi, recorde para o mês de abril. (P12)
------------------------------------------------------------------------------------
Cai exigência de cor e idade para adoção de criança

Parcela de candidatos a pais que só aceitam meninos e meninas brancos diminuiu de 39% para 29% em 4 anos
Dados compilados pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) indicam que diminui o número de candidatos a pais adotivos que fazem exigências em relação à cor e à idade das crianças.
Entre 2010 e 2014, a parcela de pretendentes que aceitava só crianças brancas caiu de 39% para 29%. Já a de indiferentes quanto à cor passou de 29% para 42,5%. Também aumentou o percentual dos que que aceitam crianças com três anos ou mais. Eram 41% há quatro anos; agora, são 51,5%.

Para especialistas, três fatores explicam a mudança positiva: participação obrigatória dos candidatos a pais em cursos oferecidos por ONGs e varas de infância, grupos de apoio e maior divulgação do processo.
Apesar do avanço, ainda sobram crianças “indesejadas” entre as disponíveis para adoção: 78,5% estão com mais de dez anos, 77% têm irmãos, e 22%, doenças.

A procura por filhos adotivos segue maior que a oferta: há 30,9 mil pretendentes a pais na fila para adoção, mas só 5.456 crianças aptas — e 67% delas são pretas ou pardas. (Cotidiano Cl e C3)

Auditoria criticou acordos informais em contratações da Petrobras (Poder A4)

Colômbia terá 2° turno entre Santos e Zuluaga
Óscar Iván Zuluaga saiu na frente na eleição da Colômbia, com 29,7% dos votos. O atual presidente, Juan Manoel Santos, teve 25,6%. Haverá 2° turno no dia 15. O feriado eleitoral lotou parques de Bogotá, reporta Sylvia Colombo. Houve abstenção de 60% (o voto não é obrigatório). (Mundo A12)

Crime recorre aos ônibus para conquistar poder
Desde 2004 polícia e Ministério Público investigam a influência de organizações criminosas em 4 das 9 cooperativas paulistanas de ônibus. A bancada do setor é quase 10% da Câmara Municipal. Em algum ponto pode querer eleger seu presidente, o segundo na sucessão do prefeito. (Cotidiano C2)

Mesmo com chuvas, diminui nível do sistema Cantareira (Cotidiano C4)

Editoriais (Opinião A2)
Leia “Justiça e distinção”, sobre PEC que eleva salários no Judiciário, e “Fé na genômica”, acerca de resultados ainda tímidos do Projeto Genoma.

Ricardo Melo | Atos como o "não vai ter Copa" são um atestado de burrice (Poder A6)
------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar