segunda-feira, 19 de maio de 2014

Manchetes do Dia

Mães pedem um basta à violência no trânsito

Sete dias depois de um bêbado — infrator contumaz ao volante — provocar o acidente em que morreram Alessandra Trino, 33, e a filha, Júlia, de 1 ano, uma manifestação organizada por mulheres de Águas Claras fez uma homenagem às vítimas e cobrou paz no trânsito de Brasília. Levantamento revela que motoristas que pisam fundo no acelerador, boa parte após ingerir bebida alcoólica, são os mais multados no Distrito Federal. Apenas no primeiro trimestre deste ano, 346.964 foram flagrados abusando da velocidade, o que dá uma média de 3.855 infrações por dia. (Págs. 1 e 18)

Fuga do Brasil: Eletricidade cara leva as empresas a vender a energia e a se mudar para o exterior (Págs. 1 e 7)

Guerra santa: Vice-presidente da OAB-RJ contesta: não cabe ao Judiciário legislar sobre o candomblé (Págs. 1 e 5)

Voo perigoso: Aeroporto JK registra maior número de colisões entre aves e aviões: 225 casos em três anos (Págs. 1 e 17)

ONG ficha limpa: Projeto no Congresso estabelece exigências para organizações receberem dinheiro público (Págs. 1 e 2)

Francês que morou no DF quer presidir a Fifa
Em campanha para substituir Blatter, Jérome Champagne afirma que a história seria outra se ele tivesse participado da organização da Copa. (Págs. 1 e Superesportes, 2)
------------------------------------------------------------------------------------
Faltam 4 nomes na luta pelo voto

Ainda não estão definidos os vices de Sartori, Robaina e Vieira da Cunha e o candidato ao Senado de Ana Amélia. Tarso já montou a chapa. (Págs. 1 e Notícias 8 e 9)

Rosane de Oliveira: PMDB isola Rigotto e escala Beto
As razões que acabaram tirando espaço do ex-governador dentro do seu próprio partido. (Págs. 1 e Notícias 10)

3 meses depois, ninguém sabe quem incendiou 10 viaturas
Brigada ouviu dezenas de pessoas, mas continua sem pistas sobre atentado na Academia de Polícia. (Págs. 1 e Notícias 20)
------------------------------------------------------------------------------------
"Esta é a eleição das redes sociais"

Leonardo Tristão, diretor-geral do Facebook no Brasil, não tem dúvida de que a política estará no centro das discussões dos usuários brasileiros. É um tema que desponta no mundo inteiro. No ano passado, eleições foi a segunda palavra mais procurada, perdendo apenas para o Papa Francisco. E não é à toa que a rede social está trazendo especialistas, inclusive do exterior, para orientar os políticos sobre a melhor forma de interagir com os eleitores, tentando evitar também comportamentos que podem ser questionados pela Justiça Eleitoral. (Págs. 1 e 4 a 7)

Energia: Geradoras lucram em 3 meses mais do que em 2013
Cemig e Cesp tiveram, no primeiro trimestre de 2014, receita com venda no mercado de curto prazo superior ao volume registrado em todo o ano passado. O resultado foi obtido graças aos preços recordes da energia no período. (Págs. 1, 14 e 15)

Olhar do Planalto: Governo aprimora discurso e mecanismo para atenuar riscos, mas o futuro das concessões ainda é uma incógnita (Págs. 1 e 8)

Informe NY: Um novo populismo para garantir direitos básicos de sobrevivência dos trabalhadores norte-americanos (Págs. 1 e 29)

Tecnologia: Embraer será a primeira empresa a desenvolver projeto no novo laboratório do IPT, em São José dos Campos (Págs. 1 e 18)
------------------------------------------------------------------------------------
Virada compacta não evita atos de violência

Evento registra baleados, esfaqueados e arrastões; Prefeitura não comenta. Mesmo restrita a um perímetro 20% menor do que o planejado, por recomendação da Polícia Militar, a 10ª edição da Virada Cultural foi marcada por episódios de violência, que já haviam ocorrido na versão anterior. A reportagem da Folha presenciou ao menos 18 arrastões na madrugada deste domingo (18), em diferentes pontos da região central de São Paulo. Duas pessoas foram baleadas, e outras duas, esfaqueadas. As detenções passam de cem.

O prefeito Fernando Haddad (PT) e a PM não se pronunciaram sobre os crimes desta edição, ao contrário do que fizeram em 2013. Praxe em anos anteriores, a entrevista coletiva dos organizadores não aconteceu.
“O arrastão foi absolutamente pontual. Nada que tenha prejudicado o evento”, disse o secretário municipal da Cultura, Juca Ferreira. Vários shows foram cancelados pela chuva. (Págs. 1 e Ilustrada E1)

Alstom incluiu estação em licitação de linha do Metrô
A Alstom procurou o Metrô para mudar uma licitação da linha 2-verde de São Paulo e incluir uma estação que não estava prevista na concorrência original, indica e-mail de um diretor da multinacional francesa. Licitação de um trecho da linha foi cancelada em 2005 após pedido da Alstom para adequá-la a seus interesses. O novo edital atendia aos pedidos da empresa. O Metrô nega a influência. (Págs. 1 e Poder A4)

Atual reitor deu aval para aumento de gastos da USP
O reitor da USP, Marco Antonio Zago, deu aval para a universidade gastar mais do que recebe pelo menos desde 2011. O Conselho Universitário, do qual ele fez parte, autorizou gastos que superaram em pelo menos R$ 1,3 bilhão a receita de dois anos. Zago, que assumiu em janeiro e fez cortes, não quis se manifestar. (Págs. 1 e Cotidiano C1)

Entrevista da 2ª: Juan Manuel Santos
Temos a chance real de chegar à paz com as Farc
Um acordo de paz com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) no qual “se troquem as balas por votos” é proposto pelo presidente Juan Manuel Santos, que busca o segundo mandato na Colômbia.As negociações para dar representação política à guerrilha, porém, desgastaram Santos, que antes tinha a reeleição como certa no próximo domingo. (Págs. 1 e Mundo A16)

Valdo Cruz: Fatia do eleitorado tradicional do PT ameaça debandar
A campanha de Dilma receia aparte do eleitorado cativo do PT que ameaça debandar por insatisfação com promessas não cumpridas pelo governo. A empregada de um membro da cúpula do PT disse ao chefe que não votará nela, pois sua casinha do Minha Casa, Minha Vida veio sem piso. (Págs. 1 e Opinião A2)

TEC: Como funciona o ‘direito ao esquecimento’ no Brasil (Págs. 1 e F1)
Homens armados invadem e pilham Parlamento em Trípoli, na Líbia (Págs. 1 e Mundo A11)

Editoriais 
Leia “Chega de tortura”, acerca de campanha internacional contra tal crime, e “Modernidade eleitoral”, sobre declarações do presidente do TSE. (Págs. 1 e Opinião A2)

------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar