terça-feira, 3 de novembro de 2009

Entrevista com Papaléo Paes

“O PSDB está preparadíssimo para voltar ao poder”

Senador mostra confiança de que a sucessão estadual vai aproveitar quadros da coalizão

Nosso governador está defendendo uma posição de vanguarda de que os estados amazônicos se adiantem de certa forma, se organizem pra vender certificado de captura de carbono e internalizar recursos.Depois de se recuperar de um susto que o levou a ser operado às pressas em Macapá, o senador Papaléo Paes (PSDB/AP) se recuperou em casa e neste final de semana já retoma as atividades públicas indo ao interior do Estadoi acompanhar o pré-candidato do seu partido ao Setentrião em 2010. Falando ao Diário do Amapá, o ex-prefeito de Macapá fala da experiência da cirirgia, da volta ao Congresso Nacional e das reflexões que a licença médica lhe proporcionaram. Ele diz que qualquer discussão sobre o desenho político de 2010 no Amapá passa necessariamente pelo cumprimento de acordos verbais feitos por representantes da chamada coalizão que ajuda o Estado a ser governado. No campo federal, faz boas projeções com relação àspossibilidades do seu partido, que governou o país por dois mandatos consecutivos, voltar ao poder graças a uma política econômica qie Papaléo diz ser tão boa ao ponto de ter sido aproveitada pelo governo do PT.
w
"A grande vitória que já tive na minha vida foi a paz. Sempre vivendo em paz,
optei pelo Amapá para exercer a minha profissão, o que já faço há 30 anos.
w

Diário do Amapá - Esta semana o médico virou paciente, pois o senhor submeteu-se a uma cirurgia. O que ocorreu?

Papaléo Paes - É verdade. No sábado que passou eu que já estava me programando para fazer uma cirurgia de vesícula, queria fazer aqui no Amapá, mas lá pelo dia 10, mas tive uma crise muito forte, me internei no Hospital São Camilo e pedi para ser operado logo. E graças a Deus fui operado por uma equipe médica que sabemos da qualidade, o que sempre digo lá fora, pois o
Estado do Amapá é privilegiado por ter profissionais do mais alto gabarito.

Diário - E como está sendo sua recuperação?

Papaléo - Olha foi uma boa cirurgia, tranqüila, no domingo eu já estava em casa, onde estou me recuperando bem. Hoje (ontem) eu já vou viajar para o município de Amapá onde participarei de uma audiência pública que vai discutir a abertura de um campus da Universidade Federal do Amapá.

Diário - Essas paradas, mesmo que forçadas, certamente nos levam a refletir sobre a própria vida. Isso ocorreu também com o senhor, ou seja, olhar para trás e analisar o que foi feito?

Papaléo - A grande vitória que já tive na minha vida foi a paz. Sempre vivendo em paz, a minha vida optei pelo Amapá para exercer a minha profissão, o que já faço há 30 anos. Essa profissão possibilitou que eu me aproximasse do povo, o que me deu esse bem-estar que sinto hoje. Dentro do possível fiz o que pude como profissional médico e como político do Estado, então essas avaliações positivas vêm a engrandecer nossa vida, daí a importância de fazer essa reflexão.

Diário - O senhor não abre mão de exercer a medicina, tanto que no dia seguinte à sua volta ao Estado o senhor já está atendendo, por exemplo, na Igreja dos Capuchinhos. Como administra a própria agenda?

Papaléo - Eu lido muito bem porque praticamente não tenho vida social. Você sabe que na atividade parlamentar em Brasília é um tal de almoço para um lado, jantar pro outro, cerimônias, comemorações disso, daquilo, enfim, tudo se comemora, mas graças a Deus nesses quase sete anos eu não desfilei por aí, não é isso que me faz bem, mas sim o meu trabalho, minhas atualizações na área médica, o acompanhamento da política nacional, agindo com responsabilidade nos meus posicionamentos, nos meus pronunciamentos, enfim, assim toco a vida pública.

Diário - O senhor teve um papel decisivo, uma voz que se levantou pelo fim da crise no Senado Federal. O senhor diria que o pior já passou e que o Congresso Nacional retomou o ritmo de votações das matérias de interesse do país?

Papaléo - Ah sim já passou. Aquilo foi uma onda politiqueira que envolveu muitos interesses político-partidários tanto da situação como da oposição, que visavam danificar a imagem do presidente Sarney porque muitas pessoas, por inveja, não admitem que um homem com mais de 50 anos de vida pública se mantenha numa posição de extremamente necessário para a nação.

Diário - Isso o motivou a sair em sua defesa?

Papaléo - Eu digo sempre que no momento em que eu vi o nosso presidente Sarney, que chegou à presidência do Senado porque foi eleito pelo povo do Amapá, quando vi que estava sendo vítima de injustiças, pois poderia ser qualquer um, até meu inimigo, mas se estiver sofrendo injustiça, ele pode contar comigo. Eu não suporto injustiça, é a maior covardia que se pode fazer é a injustiça lúcida como se estava fazendo com o presidente Sarney, mas já passou essa fase, o Amapá ganhou.

Diário - Então podemos dizer que sua atuação foi mais do que política, foi humana?

Papaléo - Em momento algum eu fui contratado para fazer o papel que eu desempenhei pois o fiz como amapaense, de livre e espontânea vontade e sinto-me feliz por mais uma vez me somado a alguém que estava sendo injustiçado e fazendo com que este injustiçado tenha sido reconhecido como alguém que não merecia o que passou.

Diário - Ainda no campo político, o seu partido, o PSDB e o PT mais uma vez polarizam a disputa pela sucessão na Presidência da República. Como o PSDB espera arregimentar apoio popular para tentar voltar ao poder na República?

Papaléo - O PSDB está super-preparado. É o partido mais preparado para assumir o poder, afinal foi o partido que fez com que o Brasil tomasse um rumo completamente diferente do que vinha tomando principalmente no quesito economia, no seu desenvolvimento, então nós temos hoje um processo onde o presidente Lula tem um governo muito bem avaliado graças a inteligência dele, sua visão de realmente fazer a politicagem que ele sabe fazer muito bem, mas acima de tudo reconhecer o bom projeto que o PSDB deixou, não de partido, mas de Estado, para ser executado.

Diário - Então a política econômica do governo Lula é um legado do governo FHC, é isso?

Papaléo - E está sendo muito bem executado, com certeza absoluta. É um reconhecimento de que o PSDB prontíssimo, preparadíssimo para voltar ao poder. A volta do nosso partido ao poder, tenho certeza, vai desatravancar algumas medidas que já deveriam ter sido tomadas mas que por questões populistas não foram adiante, o que foi danoso à nação.

Diário - Mas o senhor acredita que a população brasileira tem essa leitura também?

Papaléo - Os números dizem isso, de que nós precisamos manter essa direção e corrigir alguns rumos que foram distorcidos pelo próprio Partido dos Trabalhadores que faz um bom governos graças a Deus e ao PSDB por ter deixado o modelo prontinho para ser executado.

Diário - E sobre o PMDB, o que o senhor pode dizer sobre esse partido, que deve indicar o vice na chapa petista? Pode ser o fiel na balança na sucessão presidencial como se costuma dizer?

Papaléo - Nós sabemos que é um grande partido e um partido grande, onde as a qualidade é indiscutível, mas com relação à quantidade nós sabemos que difícil de ser controlado onde com certeza absoluta o PMDB inteiro não vai ficar com o PT então nós vamos ter uma sigla ao lado do PT que não terá os militantes e as lideranças todas divididas entre PT e PSDB com certeza absoluta. É o partido fiel da balança sim, pois se o PT continuar no poder o PMDB tenho certeza que garantirá a governabilidade e se for o PSDB, como aconteceu antes do governo Lula, também como fiel da balança garantirá a governabilidade, o PMDB ficará ao nosso lado, do lado do Brasil.

Diário - Para fechar com um tema local, como o senhor analisa as chances da chamada coalizão, que ajuda na governabilidade do Estado, chegar a um consenso ou no mínimo evitar rachas de grandes proporções na sucessão estadual já que possui vários nomes para disputar o Governo do Estado?

Papaléo - Eu até agora, acredito na palavra do governador Waldez, na palavra do deputado Davi, na palavra do prefeito Roberto Góes, na palavra do presidente da Assembléia Jorge Amanajás, então eu acredito no que eu ouvi e no que eu me comprometi. Até hoje, de forma alguma, foi desfeito que eu tenha tomado conhecimento, um acordo que essas pessoas que eu citei fizeram antes da coligação com o então deputado Roberto Góes, que graças a Deus foi eleito prefeito e com um desempenho não digo nem bom, mas espetacular.

Diário - O que dizia essa acordo com relação a eleição do ano que vem?

Papaléo - A política se for feita da maneira que todos nós gostamos, que todos nós desejamos e que eu acredito, nós vamos ter uma candidatura saída desse grupo que fez um acordo para a eleição do Roberto e para a eleição de 2010. lembro muito bem que durante a conversa sobre a grande liderança do governador Waldez de que iríamos compor em 2010 com pessoas, com grupos que ele realmente confiava não só politicamente mas pessoalmente, então quero deixar isso demarcado, pois não admito nenhum tipo de molecagem durante um processo de composição por isso acredito plenamente que este acordo que foi feito, que não foi assinado não, porque acordo assinado significa desconfiança entre as partes.

Diário - Então o senhor acredita na força da palavra?

Papaléo - Quando se assina um documento é porque há desconfiança. Foi um acordo de palavra e na política não há acordo assinado ou não que tenha maior valor do que a palavra. Então eu acredito que vai sair desse grupo que ei citei, deputado Jorge, governador Waldez, eu estava presente, o deputado Davi Alcolumbre e o prefeito Roberto Góes, deverá sair o quadro principal das majoritárias em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar