segunda-feira, 22 de março de 2010

Antônio Feijão destaca o papel de José Sarney para a democracia do País


Ao lembrar que o senador José Sarney (PMDB-AP) foi o responsável, há 25 anos, pela transição da ditadura para a democracia, o dep. Antônio Feijão (PTC-AP) afirmou que foi graças à sabedoria e às experiências políticas do ex-presidente que o Brasil caminhou “forte, seguro e com o voto, construindo o amanhã de nossa terra”. Segundo o deputado, Sarney sempre soube respeitar a vontade dos líderes da Casa e é "um político ético e honesto". E destacou as características do caráter do ex-presidente que facilitaram a transição: “é fácil ver o poder evoluir do voto para a força. Mas transferir com sabedoria democrática e com paciência política o poder de uma ditadura militar para o voto, como nós temos hoje, não foi fácil. Quem fez todo esse processo, quem teve o mérito, a grandeza, a humildade e a paciência foi o Senador José Sarney.”
O deputado lembrou aquele contexto: “eu vinha muito a Brasília tratar das questões amazônicas e pude acompanhar, entre o começo de março e o dia 21 de abril de 1985, quando Tancredo Neves morreu, o quanto o senador José Sarney foi ético, o quanto foi um homem que respeitou a vontade do colegiado, porque esta Casa derrotou o projeto de Dante de Oliveira das diretas.O Senador Sarney não quis festa, não quis pompa e aqui mesmo tomou posse. E, pacientemente, com sabedoria, começou a fazer o processo de transição.”
E, sem papas na língua, fez questão de defender Sarney das injustiças de que foi vítima: “não foi fácil, porque alguns que até hoje ainda torcem contra o senador Sarney, como o Senador Pedro Simon, desejavam que Ulysses assumisse. Mas foi o bom conselho dado pelos que tinham a consciência de que o momento era delicado que permitiu que se fizesse o que estava escrito na Constituição. E, naquele momento, deveria tomar posse o Vice-Presidente da República, que, à época, era José Sarney. Quis o destino que acontecesse o que aconteceu.”
Destacou também a importância dos avanços democráticos da “Nova República”: “grandes avanços ocorreram, especialmente no fortalecimento das instituições, o que hoje nos permite, inclusive, a nós e aos nossos colegas, desta tribuna, fazer os discursos, e expressar suas opiniões em suas palavras com liberdade. Eu quero fazer justiça à história e parabenizar, neste momento, o Senador José Sarney pela importância que teve há 25 anos”.
O deputado Antônio Feijão destacou, ainda, a importância do senador Sarney tanto para o Maranhão quanto para o Amapá: “nós, do Amapá, temos duplamente o orgulho de tê-lo como senador e filho de nossa terra, mas podemos dizer, neste momento, a todo o povo do Maranhão e ao povo do Amapá, que podem ter orgulho do filho que vocês têm. Nós, que o adotamos como nosso senador e representante querido de nossa terra, o Amapá; e os maranhenses, porque quis Deus dar a José Sarney a certidão de nascimento e o amor também pelo Maranhão”.

Leia a íntegra do discurso

Ou confira a matéria na “Voz do Brasil”...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar