O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), cobrou há pouco a criação de uma legislação que garanta o desenvolvimento dos estados menos avançados economicamente e com as maiores reservas ambientais. Ele participa de audiência pública da comissão especial criada para analisar as 11 propostas que pretendem mudar ou revogar o Código Florestal (Lei 4.771/65) e a Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).
Dias sugeriu a estruturação de uma espécie de câmara de compensação para estabelecer mecanismos que transfiram recursos das regiões responsáveis pelos maiores níveis de emissões de gases nocivos à camada de ozônio às de maiores níveis de reservas ambientais. “Ou se cria um mecanismo para quem emitir mais compensar quem faz as maiores captações de carbono, ou a gente não tem muita sustentação”, declarou.
O governador lembrou que o Piauí, assim como outros estados brasileiros, aguarda a regulamentação dos pagamentos por serviços ambientais para aplicar internamente meios de compensação. “Queremos avaliar quanto se deve pagar para que um proprietário possa manter sua floresta preservada”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário