quarta-feira, 24 de março de 2010

Evandro Milhomen destaca trabalho por mais recursos para desenvolver o AP


Diógenes Santos
O deputado ressaltou que "temos levado a contribuição necessária para que o Amapá possa se desenvolver"

O deputado Evandro Milhomen (PCdoB-AP) afirmou que vem trabalhando no Congresso, individualmente e com a bancada do Amapá, com o objetivo de conseguir recursos para o estado. "Temos levado a contribuição necessária para que o Amapá possa se desenvolver", disse o deputado.

De acordo com o parlamentar, os recursos destinados ao governo do Amapá por meio de emendas de bancada ou individuais ao Orçamento, entre 2007 e 2009, foram em torno de R$ 16,4 milhões, para áreas de cultura, aquicultura e pesca, esporte, educação, segurança pública, infraestrutura, ciência e tecnologia, saúde e ação social.

"Na área da aquicultura e pesca, disponibilizamos vários recursos para atender principalmente os pescadores artesanais. Conseguimos colocar à disposição do Amapá fábricas de gelo para atender aos pescadores artesanais dos municípios de Tartarugalzinho, Amapá, Oiapoque, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Mazagão e Pracuúba", disse.

Milhomen ressaltou que o setor tem recursos para a compra de caminhões frigoríficos, que serão entregues à Agência de Pesca do Amapá (Pescap) para atender aos pescadores artesanais. Também foram destinados recursos, segundo o parlamentar, para a construção de tanques comunitários de criação de peixes - projeto a ser desenvolvido pela Agência de Pesca do Amapá nos municípios de Santana, Pedra Branca, Serra do Navio, Ferreira Gomes e Porto Grande.

"Isso tudo significa que teremos uma grande produção de pescado. Segundo levantamento feito pela Pescap, teremos, no período de 12 meses, em torno de 30 toneladas de peixes produzidos nesses tanques", declarou.

Cultura

Na área de cultura, o parlamentar informou terem sido destinados ao Amapá, no período de três anos, quase R$ 6 milhões. Entre os projetos, ele citou o Teia Cultural, em execução pela Secretaria de Estado de Cultura, que atenderá cerca de 500 artistas amapaenses.

Milhomen citou também o projeto A Grande Berimbalada no Meio do Mundo, executado no final de 2009 para divulgar a capoeira. "Já o Ciclo do Marabaixo é a nossa maior manifestação artístico-cultural relacionada à população negra do estado. E há outros projetos culturais que serão desenvolvidos até o final deste ano", infomou.

Pré-sal

Evandro Milhomen destacou ainda a aprovação, pela Câmara, de projetos importantes para o País. Entre as propostas, o parlamentar citou o Projeto de Lei 5938/09, do Executivo, que prevê novos critérios de distribuição dos royalties do petróleo. Foi aprovada uma emenda dos deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), Humberto Souto (PPS-MG) e Marcelo Castro (PMDB-PI) que beneficia os estados não produtores da riqueza mineral.


Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar