sexta-feira, 19 de março de 2010

Waldez mostra realizões no Amapá


Waldez Góes destaca conquistas de seu governo em discurso no interior

O governador Waldez Góes cumpriu uma extensa agenda no município de Amapá, no norte do Estado, na tarde de quarta-feira, 17, envolvendo inauguração da escola Henrique Dias, entrega de kit escolar e kit parteira. Durante a entrega dos kits, na quadra de esportes da escola estadual Vital de Negreiros, Waldez falou a comunidade sobre programas de seu governo, as conquistas e os projetos em andamentos. O programa Amapá Empreendedor já capacitou 134 pessoas até agora no município. Waldez lembrou que mais de 200 empreendimentos foram financiados na região e citou a ampliação no número de famílias beneficiadas pelo Renda pra Viver Melhor. “Até 2009 eram 166 famílias, hoje são 548 recebendo ajuda de meio salário mínino do governo do Estado”, destacou. Citou ainda o programa Luz para Todos, desenvolvido em parceria com o governo federal, afirmando que as comunidades mais distantes do município de Amapá serão assistidas com energia 24 horas. Serão 260 famílias, totalizando 1,3 mil pessoas. “Esta é mais uma conquista que todos nós temos que comemorar”, disse o governador. Waldez voltou a destacar o avanço do ensino da rede pública. “Hoje 60% dos alunos matriculados na Universidade Federal do Amapá são da rede pública de ensino. Na Universidade Estadual do Amapá, o percentual sobe para 85%, fora os primeiros lugares que temos conquistados. Outra comprovação desse avanço está no baixo índice de analfabetismo, hoje somos o Estado com o segundo menor índice do país com 4,1% contra 4,0% do Distrito Federal, isso comprova que vale muito investir na educação”, frisou. O governador falou da abertura da licitação para melhorar o sistema de água tratada no município e apresentou o projeto para a pavimentação de dois ramais no município, o da Bacabinha e o da Base Aérea. “São obras definitivas, terão de ser executadas, assim como todas as outras anunciadas pelo nosso governo. Isso só é possível porque nós já fizemos todo o planejamento, seja o projeto técnico como o orçamentário. É como bater um pênalti, só não faz o gol se for ruim demais”, comparou Waldez. O governador agradeceu o apoio do prefeito do município, Carlos César, o Peba, dos vereadores, e da própria comunidade que o tem recebido sempre com muito carinho, e falou de projetos sociais de seu governo que tem beneficiado todas as classes.

Diário do Amapá

PR, PCdoB e PT mantêm diálogo com o PMDB de Gilvam Borges

O senador Gilvam Borges afirmou que o processo político do Amapá ainda está atrelado às decisões da alta cúpula dos partidos em Brasília

Líderes das executivas do Partido da República (PR), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e do Partido dos Trabalhadores (PT) estiveram reunidos na tarde de ontem, 18. A reunião foi convocada para que o chamado "blocão" pudesse ter uma conversação com o senador Gilvam Borges (PMDB) relacionada ao pleito eleitoral deste ano. Participaram da reunião o ex-prefeito de Macapá, João Henrique; a deputada federal e presidente do PR estadual, Lucenira Pimentel; prefeito de Santana, Antonio Nogueira (PT) e o vice-prefeito Carlos Matias, além do deputado estadual Paulo José e vereadora Adrianna Ramos. Também estiveram presentes a deputada federal Dalva Figueiredo (PT); deputado federal Evandro Milhomen (PCdoB); presidente do PCdoB estadual, Luiz Pingarilho; vereador Péricles Santana (PR) e deputado estadual Joel Banha (PT), além de outras lideranças políticas. A executiva do PR declarou total apoio à reeleição do senador Gilvam Borges, afirmando que essa costura política vinha se alinhavando há muito tempo. O presidente do PCdoB, Luiz Pinga-rilho, disse que o partido ainda precisava ouvir as propostas do PMDB para depois, em análise interna, avaliar o apoio. "Na realidade estamos em processo de conversação com todos os partidos. Na próxima semana estaremos fechando esse ciclo de conversas com o PSB. Óbvio que nossa decisão será tomada após a última e definitiva conversa que será com o governador Waldez. Mas estamos abertos a conversação, sim", disse o presidente. A deputada federal Dalva Figueiredo abordou a campanha eleitoral de Dilma Rouseff, mas enfatizou que o partido está engajado em firmar aliança com o maior número possível de partidos com representantes de peso. Assim, eles esperam fortalecer o atual bloco. O senador Gilvam Borges afirmou que o processo político do Amapá ainda está atrelado as decisões da alta cúpula dos partidos em Brasília. Ele disse que a tela mais clara até agora é a composição do PMDB com vice na chapa que será encabeçada pela ministra Dilma Houseff.Durante sua apresentação o senador explicou que o PMDB, a nível local, tem um posicionamento claro quanto ao apoiamento ao governo do Estado. Lucas Barreto e Jorge Amanajás são as preferências. Assim que o cenário ficar decidido, um dos dois será apoiado pelo partido. "Esse afunilamento do processo eleitoral obrigará, claro, os partidos a tomarem suas posições no tabuleiro. É preciso que essas decisões sejam tomadas de forma coesa. Certamente o PMDB estará firmando alianças para o pleito eleitoral que se aproxima. Estamos buscando o discernimento necessário para montar um grupo sólido. Precisamos trabalhar as diferenças para chegar a um denominador comum. É hora de amarrar os cadarços dos sapatos para não tropeçar", disse o senador. No próximo dia 4 de abril, o blocão estará reunido com a executiva do PSB, fechando com isso, o ciclo de conversações antes do entendimento final com o governador Waldez. (Elden Carlos)

Diário do Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar