quinta-feira, 18 de março de 2010

Geovani Borges lembra aniversário do Forte São José e pede atenção aos monumentos históricos


O senador Geovani Borges (PMDB-AP), em discurso nesta quinta-feira (18), registrou o aniversário da Fortaleza de São José de Macapá, monumento militar de seu estado que completa 228 anos no próximo dia 19, e aproveitou a oportunidade para salientar a importância de os brasileiros zelarem por seus monumentos históricos.
Giovani Borges lamentou que muitas construções consideradas Patrimônio Histórico e Artístico Nacional estejam hoje relegadas ao abandono, maltratadas, mal conservadas, o que impede que os cidadãos brasileiros tenham acesso a sua própria história. Além disso, observou, a conservação desses monumentos é importante porque gera divisas para os locais onde se encontram, por meio do turismo.
- Cuidemos deles, porque são a expressão material de nossa cultura, de nossos valores, da vida de nossos antepassados - disse.
A Fortaleza de São José de Macapá teve suas obras iniciadas em 1764, projetada por engenheiros italianos e alemães, e erguida pelas mãos de escravos índios e africanos. Foi construída para assegurar a conquista de terras ao norte da colônia brasileira, especialmente a Amazônia, e para evitar incursões estrangeiras ao território, explicou o senador. Sua inauguração ocorreu em 1782. Em 22 de março de 1950, o governo federal a reconheceu como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional,
Para celebrar os 228 anos, informou ainda o senador, vai haver uma festa no local, com visitas monitoradas, eventos culturais com apresentação de artistas de grupos de teatro, dança e bandas locais.


Da Redação / Agência Senado

Leia o pronunciamento completo...

Ou assista ao vídeo a seguir...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar