terça-feira, 5 de abril de 2011

Coluna “Argumentos”



Via satélite

O deputado federal Sebastião Rocha, o Bala (PDT-AP) é mesmo um parlamentar conectado. Ele escreveu pessoalmente um comunicado fazendo um breve relato de sua viagem de duas semanas à Europa. Pelos excessos de “s” e abreviaturas, ele o fez do próprio celular antes do embarque no Velho Continente.

Protecionismo

Agora falando sério, a respeito das notícias enviadas por Bala Rocha, ele narra mais um típico caso em que a diplomacia é vencida pela política econômica de muitos países. Segundo o parlamentar amapaense, o evento que participou tirou encaminhamento para um acordo nas áreas do comércio e agricultura entre União Européia e Mercosul. Dificilmente sai, diz.


Funerais

Muito tocante a comoção que se abateu o Amapá por conta das despedidas ao empresário e político Salomão Alcolumbre. Muitas histórias foram recordadas sobre este inesquecível cidadão brasileiro, inclusive algumas contadas por ele próprio, na agora histórica entrevista concedida por ele a este colunista e que o Diário do Amapá publicou no domingo.

Descontração

O popular Bolo, outro empresário muito amigo de Salomão Alcolumbre, é do mesmo time do saudoso suplente de senador, ou seja, dos caras espirituosos e bem humorados. Ele estava brincando com um amigo na residência da família e diante da ponderação deste, retrucou: “O Salomão não gostaria que a gente ficasse só chorando hoje”. Concordo com o Bolo.

Um herói

Um policial militar com nome de artista de cinema mostrou-se um verdadeiro herói. Mais do que isso, um cristão fervoroso, pois apesar do diagnóstico pessimista do médico que estava junto dele ao atender a uma ocorrência de acidente, ele pediu aos céus uma ajuda e depois fez massagem cardíaca ressuscitando a vítima.

Relevante

O caso do policial que ajudou a salvar uma vida no trânsito da cidade poderá ter dois desdobramentos. O primeiro é excelente, para o próprio soldado Elvis Douglas, que poderá ser promovido. O outro é ruim para o médico que fez o diagnóstico precoce de falência da vítima do acidente. Isso promete render muita discussão sobre ética profissional, procedimentos e até o valor da vida, banalização, entende?

Em alerta

Depois de um final de semana inteiro com muitas chuvas, o município de Calçoene volta a ser castigado, ficando em estado de alerta com a elevação do nível do rio que corta a sede do município. Há relatos de desabrigados e a água chegou à Praça da Igreja Matriz, o que nunca aconteceu antes. A prefeita Maria Lucimar (PMDB) foi à Brasília atrás de apoio para a construção de um muro de arrimo.

Visibilidade

A ex-primeira-dama do Amapá e atual deputada estadual, Marília Góes (PDT) foi eleita para a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa. Trata-se de uma das comissões técnicas que garantem muita visibilidade – quando bem dirigida, claro – e é tida como uma das mais cobiçadas. Bancada governista queria o posto, mas oposição segue como maioria. Mira Rocha (PR) será a vice.

Sem querer

Um professor universitário conseguiu ouvir a conversa entre dois empresários no último final de semana dentro de um avião que vinha para Macapá. Segundo o bisbilhoteiro (involuntário, claro) educador, o papo girava em torno do fato de ambos terem sido grandes doadores de campanha no ano passado, mas estariam sem “espaço” com seus eleitos. “Estou pensando em abrir um blog só para contar”, disse o professor.

Índio fazer barulho, mano!

O Ministério Público Federal no Amapá (MPF/AP) denunciou quatro pessoas por desviarem mais de R$ 650 mil destinados à saúde da população indígena no estado. O fato aconteceu em 2008 quando a Associação dos Povos Indígenas do Tumucumaque (Apitu) realizou pagamentos à AFG Consultores Ltda, sem a empresa ter prestado qualquer serviço à associação.

Carreira Jurídica

Outra nota a respeito do Ministério Público Federal, uma das instituições de maior credibilidade no país, diz respeito ao fato de estarem abertas as inscrições para quem quer ser uma “Paladino da Justiça”. Trata-se do 25º concurso público para provimento de cargos de procurador da República, que oferece 114 vagas distribuídas de acordo com o Edital nº 5, publicado no Diário Oficial da União, de 25 de março. Quem se habilita?

Concurso público

Está aberto o 25º concurso público para provimento de cargos de procurador da República. São 114 vagas distribuídas de acordo com o Edital nº 5, publicado no Diário Oficial da União, de 25 de março. Informações sobre o concurso estão disponíveis no seguinte endereço: http://www.pgr.mpf.gov.br/concurso-procurador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar