sexta-feira, 8 de abril de 2011

Geovani Borges alerta para crescimento da violência contra idosos

Em pronunciamento nesta sexta-feira (8), o senador Geovani Borges (PMDB-AP) manifestou preocupação com a violência praticada contra idosos no Brasil e fez um apelo para que o Senado discuta mais a questão. O parlamentar citou pesquisa realizada pelo professor universitário Vicente Faleiros indicando crescimento desse tipo de crime no país. Os dados apontam também que, na maioria das vezes, as agressões são praticadas por parentes da vítima.

- Eles são vitimados justamente por aqueles que mais deveriam lhes proteger - assinalou.

O senador também destacou números de pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme o estudo, são registradas aproximadamente 120 mil agressões contra idosos por ano. No entanto, segundo o parlamentar, o número pode ser ainda maior, uma vez que parte significativa das agressões não é denunciada pelas vítimas por medo de represálias.

- Denunciar é muito difícil. A família silencia e o próprio idoso tem vergonha de denunciar com medo de perder o tênue afeto que tem com o filho, além do medo de represálias - disse.

Geovani Borges salientou também que muitas das agressões contra idosos são praticadas sob efeito de álcool e drogas. Ele citou ainda notícia denunciando o caso de um homem de 66 anos, morador de Brasília, que é vítima de constantes agressões por parte de seu filho de 45 anos, um dependente químico.

O senador explicou que, apesar da vítima ter conseguido uma determinação judicial há dois anos, obrigando o governo local a custear a internação compulsória do filho para tratamento contra as drogas, até agora nada foi feito.

Da Redação / Agência Senado

Leia o pronunciamento na íntegra...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar