quinta-feira, 7 de abril de 2011

Livro conta memórias do médico Campos da Paz, criador da rede Sarah

"É uma legenda no Brasil, conseguiu ser um cientista, um sacerdote da Medicina, à qual dedicou sua vida", qualificou o presidente José Sarney sobre o médico Aloysio Campos da Paz, no lançamento do seu livro "Percorrendo Memórias", nesta noite, no Salão Nobre do Senado. Aloysio fundou a Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, na qual é cirurgião chefe. Para Sarney, a rede, ‘essa coisa extraordinária" para doenças do aparelho locomotor, é reconhecida em universidades do mundo inteiro e o nome de Aloysio é referência internacional. Se ele gostava de quebrar as coisas quando criança, contou Sarney com bom humor, quis o destino que ele consertasse ossos dos brasileiros "e é isso que ele tem feito como doação da sua vida".O senador Sarney contou também que é amigo de Aloysio – "eu o conheci moço quando chegou a Brasília" – e pôde acompanhar a sua trajetória, convidado a participar de Conselho do hospital: "Ele teve a bondade de me convidar. De maneira que fui testemunha desse longo período e, ao mesmo tempo, crescia a admiração pelo homem extraordinário, pelo mérito excepcional e pela grande figura humana que ele é". Campos da Paz graduou-se em Medicina pela UFRJ e recém-formado integrava a primeira equipe do Hospital Distrital de Brasília, em 1960. Três anos depois graduou-se em ortopedia e reabilitação na Universidade de Oxford, Inglaterra. Mais três anos e obteve o título de doutor em ortopedia e traumatologia pela UFMG. O site da instituição, fundada pelo médico, informa que a Rede Sarah é uma das maiores do mundo em reabilitação. Também destaca: "Aqui todas as pessoas são tratadas com atenção e respeito". E recomenda: "Lembre-se - você não paga nada, porque já pagou os seus impostos". São várias unidades hospitalares - com um hospital e um centro internacional de neurociências e reabilitação - presentes em oito capitais brasileiras."Percorrendo Memórias", editado pela Sarah Letras, com 190 páginas, é fartamente ilustrado por fotos de espírito jornalístico e documental, pertencentes ao arquivo da Rede Sarah. Fotos do próprio Dr. Aloysio fazem a capa do livro, que Sarney descreveu assim: "É um livro de memórias, um livro leve, no qual com bastante humildade ele conta a sua vida, a lembrança dos seus antepassados e, ao mesmo tempo, a sua vivência como médico (...), aqui ele percorre este caminho, misturado com a história do Brasil, com os homens que ele conheceu e com as coisas que acontecerem durante seu tempo". Na contracapa do livro, pode-se encontrar outra versão resumida sobre seu conteúdo, agora do próprio Aloysio. Foto em preto e branco registra, de costas, dois jovens se beijando, cada qual na sua cadeira de rodas. A legenda traduz: "Passava pelos jardins do Sarah quando vi a cena. Para mim, ela representa tudo aquilo que permeia as páginas desse livro".


Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado

Um comentário:

  1. EU PRECISO DA AJUDA DO PROFESSOR CAMPOS DA PAZ, POIS HA MAIS DE DOIS ANOS QUE TELEFONO DIARIAMENTE PARA O HOSPITAL SARAH , PARA FAZER O CADASTRO DE UMA CRIANÇA QUE TEM MICROCEFALIA , QUE TEM 11 ANOS , CUJO NOME É VITORIA, E APESAR DE TER CONSEGUIDO FAZER O CADASTRO DELA , NUNCA CONSEGUI UMA CONSULTA. SOU VIZINHA DELA , OS PAIS DELA SÃO HUMILDES, A MAE É MANICURE , O PAI É PEDREIRO, É UMA FAMILIA QUE PRECISA DE AJUDA, E O HOSPITAL SARAH SE NEGA A ATENDER ESTA CRIANÇA .
    O QUE PODERI SER FEITO PARA ESTA CRIANÇA .
    MEU NOME É VIVIANE ROSALIE BLOCH, MEUS TEL. 21, 9118.8730 E 4141.7545, MEU EMAIL VIBLOVI@GMAIL.COM , ESPERO QUE ALGUEM SE DIGNE A ATENDER ESTA CRIANÇA , POR FAVOR .

    ResponderExcluir

Acompanhe

Clique para ampliar