"É uma legenda no Brasil, conseguiu ser um cientista, um sacerdote da Medicina, à qual dedicou sua vida", qualificou o presidente José Sarney sobre o médico Aloysio Campos da Paz, no lançamento do seu livro "Percorrendo Memórias", nesta noite, no Salão Nobre do Senado. Aloysio fundou a Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, na qual é cirurgião chefe. Para Sarney, a rede, ‘essa coisa extraordinária" para doenças do aparelho locomotor, é reconhecida em universidades do mundo inteiro e o nome de Aloysio é referência internacional. Se ele gostava de quebrar as coisas quando criança, contou Sarney com bom humor, quis o destino que ele consertasse ossos dos brasileiros "e é isso que ele tem feito como doação da sua vida".O senador Sarney contou também que é amigo de Aloysio – "eu o conheci moço quando chegou a Brasília" – e pôde acompanhar a sua trajetória, convidado a participar de Conselho do hospital: "Ele teve a bondade de me convidar. De maneira que fui testemunha desse longo período e, ao mesmo tempo, crescia a admiração pelo homem extraordinário, pelo mérito excepcional e pela grande figura humana que ele é". Campos da Paz graduou-se em Medicina pela UFRJ e recém-formado integrava a primeira equipe do Hospital Distrital de Brasília, em 1960. Três anos depois graduou-se em ortopedia e reabilitação na Universidade de Oxford, Inglaterra. Mais três anos e obteve o título de doutor em ortopedia e traumatologia pela UFMG. O site da instituição, fundada pelo médico, informa que a Rede Sarah é uma das maiores do mundo em reabilitação. Também destaca: "Aqui todas as pessoas são tratadas com atenção e respeito". E recomenda: "Lembre-se - você não paga nada, porque já pagou os seus impostos". São várias unidades hospitalares - com um hospital e um centro internacional de neurociências e reabilitação - presentes em oito capitais brasileiras."Percorrendo Memórias", editado pela Sarah Letras, com 190 páginas, é fartamente ilustrado por fotos de espírito jornalístico e documental, pertencentes ao arquivo da Rede Sarah. Fotos do próprio Dr. Aloysio fazem a capa do livro, que Sarney descreveu assim: "É um livro de memórias, um livro leve, no qual com bastante humildade ele conta a sua vida, a lembrança dos seus antepassados e, ao mesmo tempo, a sua vivência como médico (...), aqui ele percorre este caminho, misturado com a história do Brasil, com os homens que ele conheceu e com as coisas que acontecerem durante seu tempo". Na contracapa do livro, pode-se encontrar outra versão resumida sobre seu conteúdo, agora do próprio Aloysio. Foto em preto e branco registra, de costas, dois jovens se beijando, cada qual na sua cadeira de rodas. A legenda traduz: "Passava pelos jardins do Sarah quando vi a cena. Para mim, ela representa tudo aquilo que permeia as páginas desse livro".
Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado
EU PRECISO DA AJUDA DO PROFESSOR CAMPOS DA PAZ, POIS HA MAIS DE DOIS ANOS QUE TELEFONO DIARIAMENTE PARA O HOSPITAL SARAH , PARA FAZER O CADASTRO DE UMA CRIANÇA QUE TEM MICROCEFALIA , QUE TEM 11 ANOS , CUJO NOME É VITORIA, E APESAR DE TER CONSEGUIDO FAZER O CADASTRO DELA , NUNCA CONSEGUI UMA CONSULTA. SOU VIZINHA DELA , OS PAIS DELA SÃO HUMILDES, A MAE É MANICURE , O PAI É PEDREIRO, É UMA FAMILIA QUE PRECISA DE AJUDA, E O HOSPITAL SARAH SE NEGA A ATENDER ESTA CRIANÇA .
ResponderExcluirO QUE PODERI SER FEITO PARA ESTA CRIANÇA .
MEU NOME É VIVIANE ROSALIE BLOCH, MEUS TEL. 21, 9118.8730 E 4141.7545, MEU EMAIL VIBLOVI@GMAIL.COM , ESPERO QUE ALGUEM SE DIGNE A ATENDER ESTA CRIANÇA , POR FAVOR .