sexta-feira, 1 de abril de 2011

Setor Mineral do Amapá

Vereador Piaba leva reivindicações ao Ministério de Minas e Energia

O vereador Raimundo Piaba (PV) mais uma vez esteve em Brasília para defender os garimpeiros de sua comunidade, no distrito de Lourenço, em Calçoene. Em reunião realizada quarta-feira (30), no Ministério de Minas e Energia, com o diretor geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Miguel Nery, tratou de diversos assuntos relacionados ao setor mineral no Amapá e defendeu as reivindicações da Cooperativa dos Garimpeiros do Lourenço (COOGAL). Participaram também o secretário geral de geologia e transformação mineral no Brasil, Claudio Scliar, o diretor Edson Mello, o secretário adjunto Carlos Nogueira, o secretário parlamentar Paulo Bordalo e os assessores Robson Canêdo e Túcia Porto. Entre as várias solicitações apresentadas, o vereador falou da importância de um "tele-centro mineral e da possibilidade, em parceria com a COOGAL, de se fazer geologia, pesquisa e sondagem na região". Fez, ainda, questão de citar o deputado federal Vinícius Gurgel (PRTB – AP) como "grande incentivador do setor mineral do estado". O senador José Sarney (PMDB-AP) foi outro parlamentar destacado. Em diversas oportunidades na reunião descreveu o presidente do Senado como “um grande lutador pela classe mineradora, pois sempre foi um político participativo nesse setor, não só no Amapá, mas em todo o Brasil”. Piaba elogiou também a diretoria da mineradora Beadell e Tocantis pelos "grandes investimentos e por acreditar no futuro do Amapá". O secretário Paulo Bordalo lembrou que o ponto principal é a legalização da exploração. O diretor Miguel Nery solicitou uma reavaliação do garimpo de Lourenço, tendo em vista que, segundo estudos anteriores, a jazida já teria se exaurido. O secretário Claudio Scliar assegurou que todo o estado do Amapá terá atenção especial, tanto as mineradoras como os garimpos. E recomendou: “se houver união do governo estadual e dos governos municipais, a burocratização será menor e haverá um alto crescimento no setor”.

Patrícia Castello Branco

Um comentário:

  1. Ramliw Edmund Carvalho5 de abril de 2011 às 17:20

    Parabens pela iniciativa vereador Peaba. Quem dera tivéssemos mais pessoas como você que pelo menos TENTA! Bem sei que é uma luta árdua, já que tem tanta gente interessada no fracasso deste garimpo do distrito de Lourenço para assim sendo, negociar o direito de lavra da área coberta e de direita da COOGAL (você também sabe...). Quanto à declaração do diretor do DNPM Miguel Nery de que a jazida já teria se exaurido, bem... talvez para grandes mineradoras, todavia, para garimpeiros ainda temos décadas pela frente de extração de minérios nesta região. Podem apostar!!!!!
    A única coisa que de fato nos faz muita falta para podermos produzir é sem dúvida, sondagem da área, já que as deixadas pela Mineradora Novo Astro foram todas pros beleléu.

    ResponderExcluir

Acompanhe

Clique para ampliar