O vereador Raimundo Piaba (PV) mais uma vez esteve em Brasília para defender os garimpeiros de sua comunidade, no distrito de Lourenço, em Calçoene. Em reunião realizada quarta-feira (30), no Ministério de Minas e Energia, com o diretor geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Miguel Nery, tratou de diversos assuntos relacionados ao setor mineral no Amapá e defendeu as reivindicações da Cooperativa dos Garimpeiros do Lourenço (COOGAL). Participaram também o secretário geral de geologia e transformação mineral no Brasil, Claudio Scliar, o diretor Edson Mello, o secretário adjunto Carlos Nogueira, o secretário parlamentar Paulo Bordalo e os assessores Robson Canêdo e Túcia Porto. Entre as várias solicitações apresentadas, o vereador falou da importância de um "tele-centro mineral e da possibilidade, em parceria com a COOGAL, de se fazer geologia, pesquisa e sondagem na região". Fez, ainda, questão de citar o deputado federal Vinícius Gurgel (PRTB – AP) como "grande incentivador do setor mineral do estado". O senador José Sarney (PMDB-AP) foi outro parlamentar destacado. Em diversas oportunidades na reunião descreveu o presidente do Senado como “um grande lutador pela classe mineradora, pois sempre foi um político participativo nesse setor, não só no Amapá, mas em todo o Brasil”. Piaba elogiou também a diretoria da mineradora Beadell e Tocantis pelos "grandes investimentos e por acreditar no futuro do Amapá". O secretário Paulo Bordalo lembrou que o ponto principal é a legalização da exploração. O diretor Miguel Nery solicitou uma reavaliação do garimpo de Lourenço, tendo em vista que, segundo estudos anteriores, a jazida já teria se exaurido. O secretário Claudio Scliar assegurou que todo o estado do Amapá terá atenção especial, tanto as mineradoras como os garimpos. E recomendou: “se houver união do governo estadual e dos governos municipais, a burocratização será menor e haverá um alto crescimento no setor”.
Patrícia Castello Branco
Parabens pela iniciativa vereador Peaba. Quem dera tivéssemos mais pessoas como você que pelo menos TENTA! Bem sei que é uma luta árdua, já que tem tanta gente interessada no fracasso deste garimpo do distrito de Lourenço para assim sendo, negociar o direito de lavra da área coberta e de direita da COOGAL (você também sabe...). Quanto à declaração do diretor do DNPM Miguel Nery de que a jazida já teria se exaurido, bem... talvez para grandes mineradoras, todavia, para garimpeiros ainda temos décadas pela frente de extração de minérios nesta região. Podem apostar!!!!!
ResponderExcluirA única coisa que de fato nos faz muita falta para podermos produzir é sem dúvida, sondagem da área, já que as deixadas pela Mineradora Novo Astro foram todas pros beleléu.