sexta-feira, 20 de maio de 2011

Geovani Borges saúda novos tratamentos do programa Brasil Sorridente

O senador Geovani Borges (PMDB-AP) saudou nesta quinta-feira (19) o anúncio feito pelo Ministério da Saúde sobre a inclusão dos tratamentos de ortodontia e implante dentário no programa de saúde bucal Brasil Sorridente. Ele lamentou que o país ainda seja conhecido como o "país dos banguelas", com mais de 7 milhões de pessoas nessa situação e mais de 35% da população precisando de algum tipo de tratamento bucal.
Segundo Geovani, o Ministério pretende oferecer ainda este ano 1,15 milhão de atendimentos nas duas novas categorias, com o repasse de recursos para estados e municípios, de acordo com o ritmo de atendimentos realizados. Ele ressaltou que o programa Brasil Sorridente é oferecido em 853 centros de atendimento em todos os estados e o Distrito Federal, com tratamentos como canal e exames para detecção de câncer bucal.
- É verdade que demos alguns passos. O aumento da oferta de serviços públicos de saúde bucal e de ações preventivas poupou a extração de 400 mil dentes por ano. Um levantamento feito em 2010 pelo Ministério da Saúde apontou que os laboratórios públicos têm a capacidade de produzir cerca de 500 mil próteses, mas a demanda, como se vê, é muito maior - afirmou.
Geovani disse que a mesma pesquisa constatou que, entre 2003 e 2010, houve redução de 30% no número de dentes cariados, queda de 45% no número de dentes perdidos por cárie e aumento de 70% no número de dentes tratados na população adulta. O estudo também mostrou que houve aumento de 57% nos atendimentos odontológicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Da Redação / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar