terça-feira, 25 de outubro de 2011

Fórum de Investidores da FIAM 2011 terá projetos do Amazonas, Pará e Rondônia

Lisângela Costa

Onze projetos foram selecionados para participar do Fórum de Investidores, uma das novidades deste ano da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2011), cuja abertura oficial acontece no próximo dia 26 (quarta-feira), no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus (Amazonas). O Fórum integra a programação do Salão de Negócios Criativos, uma realização da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Os planos de negócios escolhidos são dos Estados do Amazonas, Pará e Rondônia. Três deles são voltados à aplicação no segmento industrial: o projeto da empresa Freitas Tsouris Logística Reversa, que tem por objetivo agregar valor aos resíduos eletroeletrônicos de indústrias; o projeto da Metalmil para fabricação de turbina de energia eólica amazônica; e ainda o idealizado pelo empresário Michel Blind, voltado ao aproveitamento de mantas de esponjas vegetais para substituição gradativa de poliuretano em selas de motocicletas, sendo este o único projeto de iniciativa de pessoa física selecionado para o fórum.
Outras propostas visam ao desenvolvimento das potencialidades regionais, como é o caso dos projetos da empresa Pronatus do Amazonas, cuja finalidade é a fabricação de cosméticos com efeito clareador e de antissinais a partir do uso do extrato da casca do mulateiro; da Delicatessem Pescado, o qual visa à ampliação da industrialização e comercialização de produtos a base de pescado com maior valor agregado a partir da aplicação de tecnologias modernas; e ainda, o projeto da Oiram Indústria de Produtos Alimentícios para produção de bebida alcoólica fermentada de cupuaçu.
Também foram selecionadas propostas das empresas Solve (Tecnologia e inovação em manuseio de materiais formados por partículas); Neoradix (Tecnologias de automação na Amazônia, para a Amazônia e o mundo); Ecoete – Engenharia e Equipamentos para saneamento ambiental Ltda (Estação compacta para tratamento ecológico de esgotos de fluxo ascendente); Pentop do Brasil (Guia de turismo sonorizado da cidade de Manaus); e Amazon Dreams (Modelo de negócio baseado na inovação e responsabilidade socioambiental).
As empresas receberão treinamento preparatório para o fórum a ser realizado por técnicos do Centro de Biotecnologia da Amazônia nos dias 20 e 21 deste mês. No caso das empresas de outros Estados, participarão do treinamento por meio de videoconferência. Os investidores convidados são representantes da Associação Brasileira de Private Equity&Venture Capital, Inseed Investimentos, Peforma Investimentos, Merchant-Edge, Hubz e K&C Investimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar