Sarney, preocupado com o desenvolvimento do estado que o acolheu, sempre
diz que certamente o Amapá está se encaminhando para ser um estado que
despontará como de maior infraestrutura da região, capaz de alicerçar seu
desenvolvimento com melhoria das condições de vida de seu povo. Segundo o
senador, não se deve esquecer que, em breve, "investimentos em infra-estrutura
possibilitará a vinda de indústrias para aumentar o mercado de trabalho". Por
isso, a luta de Sarney é de estender os benefícios
fiscais da área de livre comércio para a implantação de indústrias na região,
ampliando o vetor de desenvolvimento decorrente do ingresso de novos
investimentos no estado. Segundo o ex-presidente, "o estado está preparando as condições objetivas que se viabilizem a integração do Amapá com o Brasil, em primeiro lugar, e com a
Guiana Francesa, por outro lado. Este é um imperativo do mercado, mas, também,
por necessidade diplomática e estratégica geopolítica mais ampla no cenário da
integração América do Sul/União Européia". Sobre o assunto, Sarney mostrou ainda todo
seu otimismo com o desenvolvimento no primeiro capítulo de seu livro “Amapá: a terra
onde o Brasil começa”:
“O Amapá é um estado vocacionado para a área
internacional. Veja-se sua posição estratégica no extremo norte, junto ao
Caribe. É a entrada do Amazonas, com o melhor porto fluvial da Amazônia,
Santana, com um calado de mais de quinze metros, o que lhe assegura receber
navios de até setenta toneladas. Ele será o grande porto da área, onde os
navios da rota oceânica poderão desembarcar suas cargas que subirão o rio
Amazonas em barcaças que não voltarão vazias
, mas com a s mercadorias e cereais
produzidos em toda a Amazônia e mais os grãos do Mato Grosso, vindos na
hidrovia do rio Madeira.
As reservas minerais estão com sua exploração
ainda começando. O estado tem excelente condição para a indústria de
reflorestamento que está sendo feita nas terras altas dos alagados, onde as
chapadas permitem plantar sem derrubar, numa combinação de mata ciliar e matas
artificiais. Será um grande entreposto, aproveitando as vantagens do
transporte intermodal, redistribuidor de carga e exportador. Há outro fato importante.
O Amapá é o estado da Amazônia que tem o maior índice de desenvolvimento
humano. Seu sistema educacional, pelo isolamento, é bom. Os recursos humanos
são abundantes, com classe média qualificada.”
Emendas de Sarney nos últimos quatro anos (até 2012)
Nos últimos quatro anos, as coisas melhoraram bastante em
nível federal quanto à liberação de recursos. Os problemas políticos regionais,
no entanto, não seguiram o mesmo ritmo. As denúncias de corrupção e a não
apresentação de projetos no mesmo ritmo das liberações de recursos, colocaram
problemas na efetivação dos investimentos. Mas os membros da bancada federal do
Amapá vêm desempenhando bem o seu papel. A aproximação do senador com os
governos Lula e Dilma, vem beneficiando substancialmente o Amapá. Sempre
atendendo às demandas da classe política e da sociedade amapaenses, tanto em
seu gabinete em Brasília, quanto em suas idas ao Amapá, Sarney destinou, nos
últimos quatro anos (2009, 2010, 2011 e 2012 - até agora -, em emendas ao
Orçamento da União, o total de R$2.328.385.004,00 (dois bilhões, trezentos e vinte e
oito milhões, trezentos e oitenta e cinco mil e quatro reais). Sempre em áreas sociais
importantes.
2012
Em 2012, o ano corrente, foram R$266.394.514,00 (duzentos e sessenta e seis milhões,
trezentos e noventa e quatro mil, quinhentos e quatorze reais), até agora, para
ações relevantes para o povo amapaense. Os recursos concentram-se em três áreas
importantes: saúde, cultura e turismo, educação e melhorias para os municípios
da fronteira.
Saúde
Só para o Fundo Nacional de Saúde, para desenvolvimento da
assistência médica qualificada e gratuita a todos os níveis da população - e
também para o desenvolvimento de atividades educacionais e de pesquisa no campo
-, Sarney reservou R$230.333.333. Para a estruturação da Rede de Serviços de
Atenção Básica de Saúde, em Calçoene, através do Fundo Nacional de Saúde, foram
R$1.000.000. Para
a reestruturação da Rede de Serviços de Atenção Básica de Saúde, em Cutias,
foram R$1.300.000 em emendas do senador, também, para o Fundo Nacional de Saúde.
Cultura e Turismo
Para instalação e modernização de bibliotecas públicas em
Macapá, o senador Sarney ofereceu emenda ao Fundo Nacional de Cultura, no valor
de R$1.000.000. Para instalação e
modernização de equipamentos e espaços culturais para a Mitra Diocesana de
Macapá - Paróquia São Pio de Pietrelcina - e Bem Aventurado Luiz Monza, Sarney
reservou R$1.000.000, também no
Fundo Nacional de Cultura. E para o apoio a projetos de infra-estrutura
turística e a construção do Museu do Tumucumaque, o senador Sarney destinou ao
Ministério do Turismo R$ 19.000.000.
Educação
No FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação -,
o senador empenhou R$2.000.000, para a infra-estrutura da educação básica no
Oiapoque. Para a implantação e modernização da infra-estrutura para o esporte
educacional, recreativo e de lazer, em Vitória do Jarí, foram R$2.000.000 do
Ministério do Esporte. Para a Fundação Universidade Federal do Amapá, visando a
reestruturação e expansão de sua infra-estrutura, foram R$1.247.213
Segurança e saúde na fronteira
Como o Amapá é uma região estratégica de defesa nacional,
uma área de fronteira, Sarney se preocupou em reforçar instituições nacionais
que atuam na área para beneficiar os moradores daquela região. Para a
manutenção e suprimento de material de saúde, destinou ao Comando da Aeronáutica, R$ 3.730.000.
Para a implementação de infra-estrutura básica nos municípios da Região do
Calha Norte, especialmente Laranjal do Jarí, foram destinados ao Ministério da Defesa R$1.800.000. Para
o Comando da Marinha, para a adequação das organizações militares terrestres,
foram R$6.851.181.
2011
Em 2011, além das áreas priorizadas em 2012 (saúde,
cultura e turismo, educação e fronteira), o senador Sarney também reservou
recursos para o transporte. Foram R$768.718.730 (setecentos e sessenta e oito milhões,
setecentos e dezoito mil e setecentos e trinta reais)
Saúde
O presidente Sarney ofereceu emenda, no valor de
693.068.730, ao Fundo Nacional de Saúde. O objetivo é para a melhoria da
assistência médica qualificada e gratuita a todos os níveis da população
amapaense, através do Serviço Social Autônomo da Associação das Pioneiras
Sociais. Para o apoio à importante atuação do Comando da Aeronáutica no Amapá,
Sarney apresentou emenda de 2.150.000, para a instituição garantir a manutenção
e suprimento de material de saúde na região.
Cultura e turismo
Para o apoio a projetos de infra-estrutura turística, de
desenvolvimento e de urbanização e paisagismo, incluindo o necessário aterro
hidráulico na Rua Beira-Rio, em Macapá, Sarney destinou 19.500.000, através do
Ministério do Turismo.
Educação
Para a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e
Tecnológica, com a construção do Campus do Instituto Federal do Amapá, em
Santana, o senador Sarney destinou R$ 2.500.000.
Fronteira
Visando a implantação da infra-estrutura básica para os
municípios da Região do Calha Norte, Sarney reservou R$1.000.000 para a
construção da Escola de Ensino Fundamental em Cutias.
Transporte
Sarney destinou, através do Ministério das Cidades,
R$500.000 para a construção da Ponte Urbana sobre o Rio Jarí, em Laranjal do
Jarí. Para o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes - DNIT ,
para a construção de trecho rodoviário entre Laranjal do Jarí e Macapá - na
BR-156 -, o senador reservou R$50.000.000.
2010
Em 2010, Sarney reservou junto ao Orçamento da União, o
montante de R$669.654.580 através de emendas, para o povo do
Amapá, concentrando-se nas ares de saúde, cultura e turismo, educação e
esporte, transporte e agricultura familiar.
Saúde
Para a assistência médica qualificada e gratuita a todos
os níveis da população - e desenvolvimento de atividades educacionais e de
pesquisa no campo da saúde – Sarney destinou para o Serviço Social Autônomo da
Associação das Pioneiras Sociais,
R$607.754.580, através do Fundo Nacional de Saúde.
Cultura e turismo
Para o apoio a projetos de infra-estrutura turística, com
a construção do Museu do Tumucumaque, foram R$1.000.000 em emendas do
presidente Sarney para o Ministério do Turismo. Também foram para o mesmo
ministério R$7.500.000 para a Apoio a urbanização da Orla marítima de Macapá.
Educação e esporte
Foram reservados R$1.000.000
para o Ministério do Esporte
implementar e modernizar a infra-estrutura para esporte recreativo e de lazer
em Santana.
Fronteira
Para o Ministério
da Defesa investir na Implantação da infra-estrutura básica nos municípios da
Região da Calha Norte, em especial no município de Ferreira Gomes, Sarney
reservou R$1.400.000.
Transporte
Para a construção da ponte urbana sobre o Rio Jari -
Laranjal do Jari -, Sarney reservou R$ 30.000.000.
Agricultura familiar
Para o apoio aos pequenos e médios agricultores, o senador
destinou R$1.000.000 para a construção do Matadouro Municipal, em
Tartarugalzinho. Para a implantação e recuperação de infra-estrutura básica em
projetos de assentamento - Aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas - no
Estado do Amapá, Sarney garantiu R$20.000.000 junto ao Instituto Nacional de
Colonização e Reforma Agrária – INCRA.
2009
No ano de 2009, o senador Sarney se preocupou em especial
com a situação dos municípios abrangidos pelo “Calha Norte”. Investiu pesado,
também, na saúde e na infra-estrutura. Macapá,
Vitória do Jarí, Calçoene, Laranjal do Jarí, Oiapoque e Serra do Navio, receberam
emendas do senador Sarney, através do Ministério da Defesa, no valor de
R$9.000.000 (nove milhões de reais), para diversas áreas, como: biblioteca
pública em Macapá; ginásio poliesportivo em Vitória do Jarí; infra-estrutura
turística em todos o estado; recursos para o Museu do Tumucumaque; terminal
rodoviário de Calçoene; infra-estrutura sanitária em Calçoene; shopping popular
em Macapá; revitalização de praça pública em Oiapoque; e trinta casas populares
em Serra do Navio. Em 2009, também, Sarney investiu, como todo ano, em recursos
para o Amapá através do Fundo Nacional de Saúde, com emendas no valor de R$
584.739.580. E através do Ministério das Cidades, Sarney destinou R$ 19.000.000 para construção da ponte
urbana sobre o Rio Jarí, em Laranjal do Jarí, no valor de valor R$ 10.877.600.
Portanto, os recursos previstos por Sarney para aquele ano totalizaram R$623.617.180 (seiscentos e vinte e três milhões,
seiscentos e dezessete mil, cento e oitenta reais).
Consolidação dos convênios / contratos de
repasses firmados com a Suframa no período 1997
a 2008 (com as respectivas Contrapartidas)
Segundo Marlênio José Ferreira Oliveira, Coordenador-Geral
de Representação Institucional – CGRIN – da SUFRAMA - Superintendência da Zona Franca de Manau, sem a Área de Livre
Comércio de Macapá e Santana, criada por Sarney, não haveria investimentos da
Suframa no estado. Investimentos importantes, como:
Restauração da rodovia Duque de Caxias.
SUFRAMA: 1.612.023,54
Contrapartida do GEA: 940.000,00
Valor
global: 2.552.023,54
Terminal hidroviário de Santana (2ª fase).
SUFRAMA: 696.595,06
Contrapartida do GEA: 77.399,45
Valor global: 773.994,51
Pavimentação da Rodovia Salvador Diniz - Trecho Fazendinha
/ Igarapé da Fortaleza
SUFRAMA: 1.015.935,13
Contrapartida do GEA: 112.137,11
Valor global: 1.128.072,24
Ecoturismo no Curiaú - Entorno da Área de Livre Comércio
de Macapá/Santana
SUFRAMA: 290.000,00
Contrapartida do GEA: 60.000,00
Valor global: 350.000,00
Pavimentação do Distrito Industrial
SUFRAMA: 1.351.044,00
Contrapartida do GEA: 142.937,16
Valor global: 1.493.981,16
Implantação da Fábrica-Escola de Mobiliário
SUFRAMA: 205.537,00
Contrapartida do GEA: 46.014,00
Valor global: 251.551,00
Implantação e Operacionalização da Fábrica-Escola de Pesca
SUFRAMA: 1.143.419,00
Contrapartida do GEA: 384.132,50
Valor global: 1.527.551,50
Transporte Fluvial de Passageiros na Orla de Santana.
SUFRAMA: 1.608.418,81
Contrapartida do GEA: 872.069,81
Valor global: 2.480.488,62
Pavimentação Asfáltica das Vias de Acesso ao Delta do
Matapi e Elesbão.
SUFRAMA: 1.391.581,01
Contrapartida do GEA: 154.620,13
Valor global: 1.546.201,14
Construção da Ponte sobre o Rio Vila Nova.
SUFRAMA: 5.500.000,00
Contrapartida do GEA: 528.996,14
Valor global: 6.028.996,14
Implantação do Telecentro SUFRAMA em Santana.
SUFRAMA: 156.260,00
Contrapartida do GEA: 37.800,00
Valor global: 194.060,00
Duplicação da Rodovia Duque de Caxias - Trecho
Macapá/Santana com extensão de 3,3
Km .
SUFRAMA: 9.000.000,00
Contrapartida da prefeitura de Macapá: 1.000.000,00
Valor global: 10.000.000,00 *
Urbanização da Orla de Macapá.
SUFRAMA: 4.000.000,00
Contrapartida da prefeitura de Macapá: 34.188,22
Valor global: 4.034.188,22
Projeto "Urbanização da Orla de Macapá Parque do
Araxá - 2ª Etapa
SUFRAMA: 300.000,00
Contrapartida da prefeitura de Macapá: 0,00
Valor global: 300.000,00
Praia da Fazendinha
SUFRAMA: 1.800.000,00
Contrapartida da prefeitura de Macapá: 0,00
Valor global: 1.800.000,00
Infra-Estrutura Social de Macapá - São Joaquim do Pacuí
SUFRAMA: 488.192,74
Contrapartida da prefeitura de Macapá: 0,00
Valor global: 488.192,74
Infra-Estrutura Turística da Orla de Macapá - Parque do
Araxá - 3ª Etapa
SUFRAMA: 749.967,28
Contrapartida da prefeitura de Macapá: 0,00
Valor global: 749.967,28
Infra-Estrutura Turística da Orla de Macapá - Bairro Santa
Inês
SUFRAMA: 1.730.195,43
Contrapartida da prefeitura de Macapá: 0,00
Valor global: 1.730.195,43
Infra-estrutura turística da orla de Macapá - Bairro Santa
Inês - 2º etapa
SUFRAMA: 900.000,00
Contrapartida da prefeitura de Macapá: 43.788,35
Valor global: 943.788,35
Infra-estrutura e Urbarnização da rua Claudomiro Moraes em
Macapá.
SUFRAMA: 2.000.000,00
Contrapartida da prefeitura de Macapá: 2.000,00
Valor global: 2.002.000,00
Inclusão Social, Digital e Tecnológica.
SUFRAMA: 2.300.000,00
Contrapartida da prefeitura de Macapá: 230.000,00
Valor global: 2.530.000,00
Demonstrativo do Estado do Amapá
SUFRAMA: 75.000,00
Contrapartida SEBRAE: 0,00
Valor global: 75.000,00
SEBRAE Rodada Internacional de Negócios da Amazônia -
Equinócio 2003
SUFRAMA: 20.000,00
Contrapartida SEBRAE: 6.500,00
Valor global: 26.500,00
Implantação de Infra-Estrutura do Distrito Industrial de
Santana.
SUFRAMA: 56.000,00
Contrapartida da prefeitura de Santana: 6.244,87
Valor global: 62.244,87
Terminal Hidroviário de Santana.
SUFRAMA: 1.128.309,00
Contrapartida da prefeitura de Santana: 154.326,74
Valor global: 1.282.635,74
Urbanização da área portuária.
SUFRAMA: 1.000.000,00
Contrapartida da prefeitura de Santana: 0,00
Valor global: 1.000.000,00
Urbanização da Avenida Santana.
SUFRAMA: 1.000.000,00
Contrapartida da prefeitura de Santana: 100.000,00
Valor global: 1.100.000,00
Drenagem da Av. Cláudio Lúcio Monteiro.
SUFRAMA: 2.400.000,00
Contrapartida da prefeitura de Santana: 240.000,00
Valor global: 2.640.000,00
Construção de um Centro Tecnológico de Madeira.
SUFRAMA: 200.000,00
Contrapartida da prefeitura de Santana: 20.000,00
Valor global: 220.000,00
Rampa e Cais de Proteção.
SUFRAMA: 200.000,00
Contrapartida da prefeitura de Santana: 20.000,00
Valor global: 220.000,00
Estruturação da Feira Livre.
SUFRAMA: 207.559,00
10.377,95
Valor global: 217.936,95
Parque de Incubação de Empresas e Extensão Tecnológica do
Amapá - PIETEC.
SUFRAMA: 1.000.000,00
Contrapartida do IEPA: 250.000,00
Valor global: 1.250.000,00
Modernização dos laboratórios de produção e controle do
IEPA.
SUFRAMA: 207.559,00
Contrapartida do IEPA: 20.755,90
Valor global: 228.314,90
Estudo de Espécies Frutíferas da Amazônia.
SUFRAMA: 194.600,00
Contrapartida do IEPA: 19.200,00
Valor global: 213.800,00
Total de Recursos Aplicados no Estado
SUFRAMA: 36.928.196,00
Contrapartida: 4.513.488,33
Valor global: 41.441.684,33
Projetos e batalhas importantes
A regularização fundiária
O estado do Amapá passa a ser dono do seu chão, senhor do seu território. E isso de fato, não apenas de direito. Com a efetiva transferência das terras da União para o Estado e a emissão – em larga escala - dos primeiros títulos de propriedade até o final desse ano, desenha-se assim o ingresso numa nova fase do desenvolvimento local. Trata-se de um novo marco, desde a transformação do território em estado com a Constituinte de 1988, e que se soma à estrutura preparada e construída nos últimos 20 anos: universidade federal, escolas técnicas, obras de urbanização, estradas, energia, áreas incentivadas para o comércio e indústria, entre outros itens. Por exemplo, do antigo racionamento e o uso de lamparinas, o estado salta para a condição de potencial exportador de energia elétrica. "É um grande marco do último mandato do presidente José Sarney como senador pelo Amapá", aponta o ex-deputado federal Antônio Feijão (PTC-AP). Ele é um dos participantes dessa luta de duas décadas – a transferência das terras da União para o Estado – capitaneada por Sarney. Hoje já estão sendo registradas as primeiras glebas em cartório e, com a transferência das terras para o Estado, o reconhecimento de propriedade para quem já as ocupa será rápido, assim como a regularização das glebas patrimoniais dos municípios. É o começo do fim de uma triste e longa história: para construir uma simples escola, o Amapá tinha de pedir um pedaço de terra à União. Suas terras eram administradas pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), excluídas as áreas de reserva indígena e de proteção ambiental. Hoje, boa parte dos recursos federais não é aplicada nos municípios amapaenses – entre outras distorções – porque não há a titularidade. Grande parte das emendas parlamentares sucumbe por esse simples detalhe. Nos últimos dez anos, exemplifica Antônio Feijão, o Basa (Banco da Amazônia) disponibilizou R$ 2,5 bilhões para a agroindústria do Amapá e mal conseguiu aplicar 5% desse volume de recursos. Entretanto, no ano passado, por força da nova legislação recém-aprovada, o próprio banco já passa a recepcionar certidões de posse de agricultores – o que até então nunca acontecera. Foram R$ 70 milhões só na série Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), um recorde nunca visto, mais de cinco vezes que a média anual do valor emprestado em dez anos, informa Feijão. Sem território, como ser senhor do seu destino? Sem titularidade, como produzir? Os legítimos ocupantes, gente que habita e faz o estado, poderão agora responder a isso. O Amapá passa a ter a condição básica para poder plantar, industrializar, vender, receber créditos, financiamentos, enfim, produzir e gerar riqueza. A começar pelo desenvolvimento da agropecuária – o pilar de qualquer economia - e que retém mão-de-obra na terra natal. "O Amapá passa a ter não só autoridade sobre seu desenvolvimento, como maioridade na capacidade de pensar seu desenvolvimento. E o papel do presidente Sarney foi fundamental nisso, esteve todo o tempo à frente", faz questão de frisar o ex-deputado Feijão.
Área Livre de Comércio de Macapá e Santana
Praticamente tudo o que era consumido era importado e, na predominância do transporte fluvial, que se acresce ao frete rodoviário ou aéreo, onera-se o custo de vida, sobretudo dos mais humildes. É nesse contexto que a criação da Área Livre de Comércio de Macapá e Santana (ALCMS) foi fundamental. Projeto do senador Sarney, foi aprovado logo em seu primeiro mandato pelo Amapá (1990-1998) e regulamentado rapidamente em 1992. A área incentivada já significou cerca de R$ 1,2 bilhão de economia para o Amapá desde sua criação, segundo estimativas. É um recurso que, no bolso do cidadão, realimenta a economia, retornando ao consumo de bens e serviços. Com redução de impostos e benefícios fiscais para todo tipo de produto (à exceção de bens de informática, bebidas, perfumes e cosméticos, automóveis), as mercadorias são comercializadas no Amapá – apesar da logística complexa – em valores inferiores aos praticados no vizinho Pará, por exemplo. "Numa das primeiras reuniões realizadas em Macapá, pelo recém-eleito senador Sarney com lideranças locais, ele nos perguntou: como vocês pensam o Estado para daqui a 20 anos?", rememora o empresário Pierre Alcolumbre, à época presidente da associação comercial local. Aos comentários dos presentes sobre a debilidade do comércio, entre outras dificuldades, Sarney respondeu com a rápida criação da área de livre comércio, prossegue Alcolumbre. "Foi uma injeção na veia do comércio local", qualificou outro empresário local, Otaciano Bento Pereira Júnior, da área de revenda de automóveis, construção civil, entre outras: "Estamos à frente de Roraima e Acre, na venda de utilitários", exemplificou. O empresário argumenta que logo após a criação do estado do Amapá, dificilmente um senador estreante conseguiria, no Congresso Nacional, vitórias na dimensão e ritmo obtidos para o estado. E, independentemente de todos os projetos e benefícios alcançados para a região, ele aponta como a maior contribuição do senador Sarney, a visibilidade proporcionada para o estado e a condução política que imprimiu à bancada amapaense: "Com sua experiência e seu peso político, independente das vertentes, ele sempre é ouvido".
Zona Verde
Resolvida a questão do comércio, era preciso dinamizar a outra ponta, a indústria. E a idéia de criação das ZPEs (Zonas de Processamento de Exportação) era defendida por José Sarney, desde sua gestão na Presidência da República, após visita à China, como importante mecanismo de desenvolvimento para o país. Com benefícios cambiais, tributários e administrativos para a indústria voltada para a exportação, a ZPE para Macapá e Santana está contemplada em projeto do senador Sarney (PL 306/2007), ainda em tramitação na Câmara. Alinhavando o processo, a região foi beneficiada por outra iniciativa com participação decisiva do senador Sarney, dessa feita para a criação da Zona Franca Verde. Fruto de intensas negociações e um acordo que garantiu a não concorrência com a Zona Franca de Manaus, a área incentivada estende benefícios fiscais e isenções para industrialização de produtos naturais da região. À ocasião, o senador Gilvan Borges (PMDB-AP) exaltou a importância da criação da Zona Franca para o desenvolvimento do Amapá, principalmente por ser o portal entre o Brasil e a Europa. Empresários amapaenses e outros investidores seduzidos pelas novas condições contarão com incentivos para agregar valor aos produtos regionais, vendidos praticamente in naturaatualmente. O ex-deputado Antônio Feijão exemplifica que, contra os atuais 85 empregos gerados em Santana, na obtenção de cavacos de madeira de reflorestamento para exportação, uma fábrica de papel e celulose pode criar 4 mil novos postos. Segundo declarações à imprensa do ex-secretário especial de Governadoria, Alberto Góes, a soma dos mecanismos de indução de desenvolvimento do estado, como a área livre de comércio, a Zona Franca Verde e a ZPE , criam uma vantagem competitiva que nenhum outro estado pode oferecer no Brasil: “As empresas instaladas na Área de Livre Comércio, podem importar produtos de uma empresa instalada na própria Zona de Processamento de Exportações, preservando duplamente todos os incentivos de importação e exportação, por exemplo. Além disso, a ALC pode importar insumos para uma empresa da Zona Franca Verde, com redução de custos inimagináveis. É tudo muito novo, ainda necessitamos de vários estudos, mas esse é um grande trunfo que nós amapaenses temos na mão”, pondera. Para o governo do estado, ainda é cedo para determinar o perfil das empresas que deverão se instalar na área incentivada. No entanto, levando em conta os exemplos internacionais, elas devem estar bem atreladas às características regionais para atingir mercados de grande porte. Fruticultura, medicamentos, alimentos, cosméticos feitos a partir de produtos amazônicos, além de indústrias de tecnologia podem ser âncoras do complexo.
Resumo das ações do senador Sarney em benefício do Amapá (outros destaques ):
·
Área de Livre Comércio de Macapá e
Santana – Lei nº 8.387, de 30 de dezembro de 1991
·
Ampliação do Linhão de Transmissão –
Tartarugalzinho/município de Amapá/Calçoene
·
Área Escola Técnica
Federal - obtenção da lei de criação (Lei 11.534/ 2007)
·
Universidade Federal do Amapá –
criação através da Lei nº 7.530 /86 e Decreto nº 98.997/90
·
Construção do Hospital Sarah Kubitschek – referência em aparelho
locomotor - inaugurado em 2005
·
Criação do novo aeroporto
(internacional) de Macapá
·
Municipalização do Porto de
Santana em 2002
·
Pátio de containers no Porto de
Santana e equipamentos para o carregamento (Suframa)
·
Urbanização da Orla de Macapá
(Suframa)
·
Revitalização e asfaltamento de
vários trechos da BR 156 – em andamento
·
Construção da Ponte Binacional
Oiapoque(AP) - Saint George (Guiana Francesa) - em andamento
·
Ponte de Laranjal do Jarí (AP) a
Monte Dourado (PA) – recursos assegurados
·
Construção de Ponte sobre o Rio Vila
Nova – previsão de conclusão nesse ano
·
Construção do Museu do Tumucumaque –
recursos assegurados
·
Duplicação da Rodovia Duca Serra –
Macapá e Santana - obra para ser iniciada
·
Transferência das terras da União
para o Estado do Amapá – Lei 11.949/ 17 de junho de 2009
·
Zona Franca Verde - Lei 11.898, de 9
de janeiro de 2009
·
UHE Ferreira Gomes - geração: 252 MWh
– licença ambiental aprovada – mais de R$ 1 bi em investimentos
·
UHE Santo Antônio do Jari – potência:
300 MW – licença ambiental aprovada – leilão segundo semestre 2010
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Luz para Todos – investimento de R$
163 milhões
O desempenho no Congresso
Trinta e nove senadores e 61 deputados foram apontados
como os 100 "Cabeças do
Congresso Nacional" na 19ª edição do prêmio promovido pelo
Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Os senadores José Sarney (PMDB/AM) e
Eduardo Suplicy PT/SP) são os únicos indicados como "formadores de
opinião". Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são
o PT, com 28 nomes, detentor de maior bancada na Câmara dos Deputados, e o
PMDB, segunda maior bancada, com 16. Na terceira posição em número de
parlamentares está o PSDB, com 12 nomes. O presidente Sarney, mesmo
representando um estado nortista e ainda fraco política e economicamente, está
na seleta lista de quatro parlamentares que participaram de absolutamente todas
as edições dos “Cabeças do Congresso”. Os demais são representantes de estados
economicamente fortes e politicamente poderosos: são os senadores gaúchos Pedro
Simon (PMDB) e Paulo Paim (PT) e o paulista Eduardo Suplicy (PT). Da lista do
100 “Cabeças do Congressos”, posteriormente são escolhidos os “10 Mais” do
Congresso. A elite da elite parlamentar em termos de liderança. Sarney, além de
ter participado de todas as edições do 100 mais influentes, é o único que fez
parte do seleto grupo dos “10 mais” do DIAP. Foram onze vezes, nas edições de
1996 (2º lugar), 1997 (2º lugar), 2003 (2º lugar), 2004 (2º lugar), 2005 (6º
lugar), 2006 (6º lugar), 2007 (4º lugar), 2008 (3º lugar), 2009 (5º lugar),
2010 (4º lugar) e 2011 (3º lugar).
Links
importantes para se entender a vida política e a dedicação de Sarney para com a
causa pública:
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