quarta-feira, 8 de maio de 2013

Randolfe critica leilão de campos de petróleo e pede fim da entrega do patrimônio nacional



O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) manifestou preocupação, nesta quarta-feira (8), com o leilão de 289 blocos exploratórios de petróleo, a ser promovido nos dias 14 e 15 pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). O parlamentar considera que o leilão representa ameaça à soberania energética brasileira e dilapidação das riquezas nacionais.
- A ANP, a Petrobras e o governo brasileiro deveriam dar ouvidos às mobilizações da sociedade civil sobre este tema - afirmou.
Randolfe salientou que, desde o fim do monopólio estatal do petróleo - medida que classificou de "lamentável" e "lesa-pátria" -, empresas subsidiárias de conglomerados estrangeiros foram autorizadas a explorar "nossas riquezas estratégicas". Em sua avaliação, a terceirização promovida por empresas privadas de petróleo tem tornado precárias as relações de trabalho e aumentado o risco de danos ao meio ambiente.
- Foi o próprio governo que disse que essas reservas energéticas constituem em "bilhete premiado" para o país. Submeteremos esse "bilhete premiado" à tutela de interesses privados multinacionais - lamentou.
O senador destacou que a exploração de petróleo em um dos lotes em leilão, próximo à costa do Amapá, provocará impactos econômicos e sociais na região que deverão ser objeto de debate.
Lembrando que o Amapá já sofreu com projetos de extração mineral, Randolfe comunicou à Casa que solicitou audiência reunindo o governador do Amapá, prefeitos de cidades amapaenses e um representante da ANP. Além disso, pediu à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) a promoção de audiência pública com dirigentes da ANP, da Petrobras e do Ministério de Minas e Energia para discutir a defesa dos interesses nacionais no leilão e medidas mitigadoras de impactos da exploração de petróleo sobre o meio ambiente.

Agência Senado

Confira o pronunciamento na íntegra, clicando aqui, ou veja o vídeo da TV Senado a seguir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar