segunda-feira, 27 de maio de 2013

Presidente da República em exercício, Renan agradece a Dilma por subvenção a pequenos produtores


No Planalto, Renan recebe o senador José Sarney e o governador de Alagoas, Teotônio Vilela
O presidente do Senado, Renan Calheiros, que ocupa interinamente a Presidência da República nesta sexta-feira (24), agradeceu a presidente Dilma Rousseff por conceder subvenção a pequenos produtores de cana de açúcar do Nordeste. Em entrevista à Rádio CBN de Alagoas, o senador disse que tratou do assunto com a presidente na última segunda (20), durante viagem a Pernambuco. Segundo ele, foi feito um relato “da situação trágica em que se encontram os pequenos plantadores de cana do Nordeste”. De acordo com a assessoria da Presidência do Senado, Dilma fez questão de incluir imediatamente em sua agenda reunião com os agricultores e anunciar o benefício. A decisão foi publicada no dia seguinte no Diário Oficial da UniãoDe acordo com a assessoria do Palácio do Planalto, serão destinados R$ 125 milhões em subsídios para 17 mil produtores de cana de açúcar da região Nordeste atingidos pela estiagem. O auxílio é de R$ 12 por tonelada de cana, limitado a 10 mil toneladas por produtor. O governo estima que a seca tenha provocado a perda de cerca de 30% da produção.
– Estou muito feliz, porque [o benefício] significa um pouco de dinheiro no bolso de quem está vivendo um drama por conta de uma das secas mais rigorosas da história recente. Só em Alagoas são 7,6 mil produtores individuais, que, sem essa subvenção, dificilmente teriam como plantar em 2013 – afirmou Renan Calheiros.
Renan ocupa a Presidência da República desde as 23h de ontem, após a viagem do vice-presidente da República, Michel Temer, para o Equador. O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, segundo na linha sucessória da presidência, também está no exterior. Renan seguirá no cargo até sábado (25), quando Temer retorna e assume o posto no lugar de Dilma, que está na Etiópia. Essa é a quarta vez que Renan Calheiros ocupa a Presidência da República de forma interina. Ele disse ter consciência de seu "papel de reserva" no time da presidente Dilma.
– Estou feliz, mas tenho exata consciência de que interino é igual a reserva no jogo de futebol: só entra para valer se o titular estiver impedido. A presidente está batendo um bolão, o Brasil sabe disso. É muito correta, competente e dedicada – disse.
Nesta sexta-feira, o presidente da República em exercício cumpriu atividades de rotinas no Palácio do Planalto e recebeu os senadores José Sarney (PMDB-AP), Gim Argello (PTB-DF) e Paulo Paim (PT-RS), o governador de Alagoas, Teotônio Vilela, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e a ministra da Secretaria de Comunicação, Helena Chagas.
Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar