terça-feira, 3 de junho de 2008


MCT e Comissão da Amazônia acertam parceria para produção de conhecimento na região


Uma reunião entre a deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP), presidenta da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, e o ministro da Ciência e Tecnologia – MCT – Sérgio Resende consolidou um compromisso para aumentar os recursos financeiros, tecnológicos e de pessoal das universidades de pequeno porte da Amazônia e para a estruturação de uma política de navegação fluvial. As ações serão desenvolvidas conjuntamente entre a Comissão da Amazônia, os ministérios da Educação, Ciência e Tecnologia e Transportes, além de outros parceiros da sociedade civil organizada. Participaram da reunião as deputadas Janete Capiberibe e Marinha Raupp (PMDB/RO), o ministro Resende, o secretário-executivo Luiz Elias, além de assessores.
A deputada socialista apresentou ao ministro sua preocupação com a necessidade de se destinarem mais recursos às universidades de pequeno porte da região Norte como forma de atingir o equilíbrio com as universidades da Amazônia já consolidadas e destas todas com as das regiões Sul e Sudeste.
Interação – Uma das intenções do trabalho conjunto, tanto na área da educação superior e pesquisa quanto no transporte hidroviário, é a conciliação dos saberes tradicionais e acadêmicos, como forma de enriquecer o conhecimento da região e as ações devolvidas às comunidades locais. Outra meta é a interação dos agentes públicos, acadêmicos, econômicos e produtivos para a elaboração e implantações de um projeto de desenvolvimento sustentável na região Amazônica, que implique, ao mesmo tempo, na conservação da floresta, na distribuição da renda e riqueza e no respeito aos direitos humanos. Na área do transporte hidroviário, imprescindível na Amazônia que concentra 22 mil quilômetros de hidrovias, um Centro Tecnológico Naval deverá integrar o Plano de Navegação Fluvial em elaboração para aquela região. O Plano está sendo desenvolvido por um grupo de estudo proposto pela deputada Janete Capiberibe que envolve órgãos do Governo Federal, a Comissão da Amazônia e entidades da sociedade civil.


Sizan Luis Esberci

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar