segunda-feira, 16 de junho de 2008

Senado Federal


Geovani Borges homenageia "Constituição Cidadã"

O senador Geovani Borges (PMDB-AP) recordou, nesta quinta-feira (12), a jornada histórica de que participou, há 20 anos, na condição de deputado constituinte. Agora, como naquele momento, o parlamentar amapaense considera que a Constituição promulgada em 1988 representou para o país "um importante passo na caminhada que deixava para trás a ditadura militar e rumava na direção de um Estado democrático". O senador pelo PMDB diz que agora, passadas duas décadas, pode até ser fácil "e não de todo injusto" apontarem erros e equívocos no texto constitucional. Geovani Borges entende, porém, que a "Constituição Cidadã", como foi batizada pelo presidente da Assembléia Nacional Constituinte, Ulysses Guimarães, inaugurou um novo arcabouço jurídico-constitucional, ampliando as liberdades civis e assegurando direitos e garantias fundamentais para os cidadãos brasileiros.
O parlamentar pelo Amapá disse ter certeza que, da promulgação até os dias de hoje, muitos passos acertados aproximaram a sociedade brasileira do destino traçado pelos constituintes de 1988. Para Geovani Borges, é preciso ter em mente que, após 21 anos de regime militar (1964/1985) e da campanha das Diretas Já (1984), a Nação clamava por uma Carta Magna que promovesse a transição para a democracia, com eleições diretas em todos os níveis.
- Recebo como um presente do destino a feliz coincidência de, na qualidade de ex-deputado constituinte e atual senador, subir a esta tribuna e poder falar a respeito da Constituição Cidadã 20 anos depois - disse o parlamentar.
Nelson Oliveira / Agência Senado

Para ler o pronunciamento completo, acesse:
http://www.senado.gov.br/sf/atividade/Plenario/sessao/disc/getTexto.asp?s=102.2.53.O&disc=20/1/S

Para ouvir, clique abaixo:
http://www.senado.gov.br/secs_inter/noticias/radio/arquivos/audio/0612gb.mp3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar