quarta-feira, 25 de junho de 2008

Senado Federal

Papaléo Paes comemora 20 anos da fundação do PSDB

O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) comemorou em Plenário os 20 anos de fundação do Partido da Social Democracia Brasileira, criado em 25 de junho de 1988. Lembrou que o partido nasceu "sob a liderança de políticos que não somente detinham expressão nacional, como também ostentavam sólida credibilidade", citando, além do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, os ex-governadores José Richa, Franco Montoro e Mário Covas e os senadores Afonso Arinos e Artur da Távola.
A realização mais expressiva do partido, assinalou Papaléo, foram os oito anos de governo de Fernando Henrique Cardoso e sua principal conquista, a contenção da inflação. Papaléo disse que o partido, mesmo na oposição, fará de tudo "para ajudar o atual governo a não permitir que a inflação volte".
O senador também destacou a luta do PSDB para disciplinar os gastos úblicos, culminando com a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal. Citou também as privatizações realizadas no governo FHC - "um dos mais importantes programas de privatização em todo o mundo" -, que possibilitaram aos brasileiros o acesso a bens e serviços antes restritos a uma pequena parcela da população. Citou o exemplo da telefonia e a ampliação do número de telefones fixos no país, que saltou de 13 milhões, em 1994, para 50 milhões, em 2002.
Também ressaltou o crescimento da produção de grãos, que nos oito anos do governo tucano cresceu quase 70% apenas com aumento da produtividade, sem a ampliação da área plantada.
Papaléo ressaltou os avanços na educação, com a matrícula de 97% das crianças entre 7 e 14 anos, e a redução, pela metade, do analfabetismo. Também enfatizou a queda de 90% na mortalidade infantil na década de 90, destacando as expressivas reduções nos estados do Nordeste, onde a taxa passou de 73 para 44 óbitos a cada mil nascimentos.
O senador citou ainda a aprovação da Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), a legislação para produção de medicamentos genéricos e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, que reconduziu para a escola mais de 800 mil crianças. Por fim, destacou a retirada de 10 milhões de pessoas da condição de pobreza, com o número absoluto de pobres baixando de 65 milhões para 55 milhões.
Em aparte, o senador Romeu Tuma (PTB-SP) disse que o Plano Real conseguiu sustentar os preços para que a população não viesse a sofrer as conseqüências da inflação. Já a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) afirmou que os 20 anos do PSDB se confundem com a história recente do Brasil.
José Paulo Tupynambá / Agência Senado

Para ler o pronunciamento completo, acesse:
http://www.senado.gov.br/sf/atividade/Plenario/sessao/disc/getTexto.asp?s=112.2.53.O&disc=31/2/S

Para conferir o vídeo, clique em:

http://www.senado.gov.br/tv/noticias/terca/tv_video.asp?nome=PL240608_9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar