quinta-feira, 19 de junho de 2008

Senado Federal


Geovani Borges defende investimentos em saneamento básico

O senador Geovani Borges (PMDB-AP) protestou nesta quinta-feira (19) contra as condições sub humanas em que vivem 34,5 milhões de brasileiros que não dispõem de serviço de esgoto, de acordo com recente levantamento feito pelos Institutos de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para o senador, esse dado revela "o lado perverso" da insuficiência de investimentos na qualidade de vida dos brasileiros.
- Todos nós sabemos que os serviços de saneamento são de vital importância para proteger a saúde da população, minimizar as conseqüências da pobreza e proteger o meio ambiente. No entanto, os investimentos neste setor ainda são escassos. Nos envergonha admitir que o nosso país tenha ingressado no terceiro milênio com patologias do início do século 20. É simplesmente vexatório - disse.
Geovani Borges assinalou que os números do levantamento revelam até mesmo um perfil étnico, uma vez que o percentual de negros e pardos que vivem em condições insalubres nas cidades brasileiras é quase o dobro do percentual de brancos na mesma situação. Ele cobrou do ministro das Cidades, Márcio Fortes, promessa de atendimento a pedido de investimentos que fez para a sua cidade, Santana, no Amapá, na área de saneamento básico e pavimentação.
- Esse sentimento de confiança, tratei de passar ao meu povo. Espero muito que essas esperanças que levei não sejam em vão. Já que, de novo e para nosso constrangimento, é a Região Norte que conta com os piores indicadores nessas áreas - disse.
O senador mencionou expectativa do governo brasileiro de disponibilizar saneamento básico para 83% da população até 2015, conforme meta estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). No entanto, disse o senador, os técnicos do Ipea sinalizam que esse objetivo só será alcançado em 30 anos. Ele observou que é preciso acreditar que as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) melhorem realmente a qualidade de vida do povo brasileiro.
Ricardo Icassatti / Agência Senado


Leia o pronunciamento completo, acessando: http://www.senado.gov.br/sf/atividade/Plenario/sessao/disc/getTexto.asp?s=109.2.53.O&disc=2/1/S

Ouça o discurso:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar