quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Acabou o Carnaval

Folga depois da folga
Correio Braziliense

Gabinetes do Congresso e da Esplanada estavam vazios ontem. Muitos ministros e parlamentares só retornam na próxima semana
Lilian Tahan, Tiago Pariz e Mirella D’Elia

Expediente na quarta-feira de cinzas valeu só para porteiro, copeiro, motorista, encarregado, assessor da administração pública. Apesar de o feriado ter terminado ao meio-dia de ontem para todos os funcionários, a presença de autoridades em Brasília foi coisa rara. Vários ministros, deputados, senadores prolongaram o carnaval. Alguns políticos, inclusive, vão emendar o feriado e só voltam a despachar na capital semana que vem. O desfalque de políticos na Esplanada dos Ministérios era notável. Quem precisou estacionar o carro às margens do Congresso Nacional não encontrou dificuldade, coisa rara para o meio da tarde de uma quarta-feira. Na Câmara, os deputados receberam um incentivo para emendar a folga. Não houve marcação de presença nas portarias. Assim como não haverá controle de pontos hoje e amanhã. Portanto, quem faltar não terá o ponto cortado. Votação mesmo só semana que vem. Até sexta-feira, estão previstas apenas sessões de debate.

Apenas cinco senadores apareceram no plenário. Sarney era um deles.

O presidente do Congresso, José Sarney (PMDB-AP), abriu a sessão pouco depois das 14h, mas só para debates. Na tribuna, subiram Serys Shlessarenko (PT-MS), Marisa Serrano (PMDB-MS), Adelmir Santana (DEM-DF) e Sérgio Zambiasi (PTB-RS). De resto, o Senado era puro silêncio, quebrado apenas pela transmissão de uma sessão gravada de uma comissão.

Viagem

O movimento de ministros também foi fraco. Dos 17 com assento na Esplanada, 12 não tiveram agenda de trabalho. Desses, a maior parte sequer esteve em Brasília e alguns só voltam para a capital na segunda-feira. É o caso, por exemplo, do ministro da Cultura, Juca Ferreira, que passou o carnaval em Salvador. Amanhã, Juca embarcará para Senegal, na África, em missão oficial. Até lá, no entanto, não há previsão de agenda. Em alguns casos, os ministros juntaram o útil com a vontade de dar uma esticada no estado de origem. O titular do Turismo, Luiz Barreto, que tem residência em São Paulo, cumpriu agenda ontem e marcou compromissos para hoje e amanhã na cidade onde mora. O ministro do Desenvolvimento Agrário, o gaúcho Guilherme Cassel, decidiu aproveitar o resto da semana para resolver algumas pendências do ministério em Porto Alegre. Compromisso público sobrou para ministros da equipe econômica, que tiveram uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. O carnaval terminou no tempo regulamentar para os ministros Guido Mantega, da Fazenda; Paulo Bernardo, do Planejamento; e Miguel Jorge, do Desenvolvimento e Comércio Exterior. Na tarde de ontem, a equipe tentava chegar a uma alternativa para as demissões na Embraer. O Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adiaram as sessões para a próxima semana. Dos 11 ministros do STF, três despacharam de seus gabinetes. Dois estão viajando.


Na agenda

Confira o que os ministros fizeram na quarta-feira de cinzas

Os sem-compromissos

José Gomes Temporão (Saúde) Tarso Genro (Justiça) Alfredo Nascimento (Transportes) Hélio Costa (Comunicações) Nelson Jobim (Defesa) Fernando Haddad (Educação) Carlos Minc (Meio Ambiente) Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário) Márcio Fortes (Cidades) Juca Ferreira (Cultura) Carlos Lupi (Trabalho e Emprego) José Pimentel (Previdência Social)

Os presentes

Edison Lobão (Minas e Energia) Luiz Barreto (Turismo)* Guido Mantega (Fazenda) Paulo Bernardo (Planejamento) Miguel Jorge (Desenvolvimento e Comércio Exterior) Patrus Ananias (Desenvolvimento Social)* Reinhold Stephanes (Agricultura)

* Agenda interna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar