segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Opinião, Notícia e Humor


Coluna do “Cláudio Humberto

A Gazeta

Perda de tempoEm vez de defenderem Jackson Lago, seus aliados preferem culpar José Sarney, presidente do Senado, chamando o processo de “armação”.

Feliz da vida

Mais que remoçar a ministra Dilma Rousseff, o cirurgião plástico fez mais pelo seu espírito, pregando-lhe no rosto um sorriso de aeromoça.

Que saco

De um importante participante brasileiro do Fórum Mundial Econômico em Davos, na Suíça: “foi um tédio”.

Conforto

A Câmara vai gastar R$ 67 mil para instalar portões automáticos nos blocos de apartamentos funcionais dos servidores da Casa, em Brasília.

Equívoco azeda relações de Múcio e Temer

A disputa na Câmara desgastou as relações do ministro José Múcio com o presidente eleito, Michel Temer. O PMDB acha que ele fez corpo mole para beneficiar Aldo Rebelo (PCdoB), a pedido de Eduardo Campos, governador de Pernambuco. E Tião Viana (PT) o acusou de privilegiar José Sarney no Senado. Ambos estão errados: em conversas com políticos e jornalistas, inclusive esta coluna, Múcio criticava a candidatura do PMDB no Senado, temendo prejuízos à de Temer, na Câmara.
Leia mais...

ENTREVISTA - Senador Gilvam Borges

Senador Gilvam Borges, que lidera Bancada Parlamentar do Amapá em Brasília, conta com apoio do governo do Estado, do presidente José Sarney e de outras lideranças políticas.

Leandro Cavalcante
Da Redação

Senador Gilvam Borges conversou anteontem à noite com o governador Waldez Góes sobre as obras estruturantes que necessariamente o Amapá tem que receber para deslanchar em termos de desenvolvimento. Pela manhã ele já vistoriava as obras para a construção da ponte sobre o rio Vila Nova e foi a Mazagão participar do lançamento do pólo da Universidade Federal do Amapá no município de Mazagão.

“As regiões do Vila Nova e Matapi serão os pólos industriais do Amapá.

Temos que trabalhar com rapidez e projetos bem pontuados”


Diário do Amapá – Como foi a conversa com o governador Waldez Góes sobre projetos estruturantes e alguns inacabados?

Gilvam Borges – Ontem à noite tive um encontro com o governador Waldez Góes, quando definimos estratégias e prioridades da ação conjunta do go-verno do Estado e da bancada Fede-ral em Brasília. Os eixos ficaram bem definidos. Ficamos com a missão de trabalhar com o programa Luz para Todos. São 155 milhões de reais e garantimos que dentro de 20 dias vamos encaminhar para que o governador possa assinar a segunda etapa deste programa referente ao montante.

Diário do Amapá – Então o programa Luz para Todos já está sendo encaminhado?

Gilvam: Sem dúvida. O programa vai atender ao distrito do Bailique, vai a Lourenço, Carnot e a algumas aldeias indígenas. Até 2010 teremos o programa atendido. Eu tive uma audiência na quinta-feira com o ministro de minas e energias e com o presidente da Eletronorte para agilizar a assinatura do contrato que vai disponibilizar o pacote para o Estado.

Diário do Amapá – Senador, com o presidente Sarney como líder do Congresso Nacional, podemos di-zer que o acesso à busca de recursos federais para o Amapá será faci-litada?

Gilvam – Isso é um potencial fantástico, do ponto de vista político, além do presidente Sarney ser um homem extremamente conceituado no país. Ele assume uma posição de muita força, sendo o presidente do Congresso Nacional. Por isso temos que trabalhar com muita rapidez e com os projetos bem pontuados. A prioridade é buscar entre seiscentos até oitocentos milhões de reais para poder integrar todas as estradas, quer dizer, vai ser um traba-lho fantástico. Neste Verão, então, temos que trabalhar em ritmo acelerado para que tudo saia como planejado.

Diário – Como vai ser essa caminhada em Cutias do Araguari, para conseguir asfalto?

Gilvam: Amanhã de manhã (hoje) às sete da manhã estaremos saindo para uma longa caminhada, reunindo com os prefeitos da região, Merivaldo, doutor Paulo Albuquerque e prefeito Roberto Góes, na região do Pacuí. Essa caminhada simboliza a carta-compromisso que será lançada às margens do rio Araguari.

Diário – Senador, sobre a obra da ponte do rio Vila Nova, qual o vo-lume de recursos necessários para que a obra não sofra problema de continuidade?

Gilvan – Estou conversando com o mestre-de-obras, vendo movimentações. Acredito que tudo vai dar certo.

Diário – Do Vila o senhor se deslocará para onde?

Gilvam – Estou indo para Mazagão para o encontro do lançamento da pedra fundamental pelo prefeito e pelo reitor da Unifap, do pólo universitário que ali vai existir. Mas aqui estamos visitando a obra e estimamos entre dez a 20 milhões de reais para poder ter continuidade. Talvez inclua a obra do Ma-tapi neste plano do BNDES. Então usamos os recursos da ponte para fa-zer um remanejamento. Junto com o governo Waldez e os esforços da Bancada de Brasília construiremos as duas pontes quase que ao mesmo tempo. Este eixo será o grande parque industrial do futuro, já que Macapá e Santana já estão totalmente ocupados. Essa região será priorizada para ter assentamento das empresas.

Diário – Como estão hoje as obras do Aeroporto de Macapá, senador?

Gilvan – Estava tudo pronto para a licitação do Aeroporto, só que houve um problema no TCU que foi resolvido logo. Entretanto, o presidente da Infraero, que já havia me prometido vir a Macapá, acabou saindo do cargo e a licitação acabou ficando parada. Logo a segunda empresa que iria dar continuidade às obras achou o valor defasado, deixando o cargo vago. Com isso fomos obrigados a fazer outra licitação para que outra empresa possa vir ao Estado do Amapá e começar as obras, tendo em vista concluí-las em no máximo dois anos.
Diário do Amapá
Coluna “Gazetilha”

• Fazendo gastos

Enquanto o mundo pensa em economizar o prefeito de Santana faz justamente o contrário. Convocou a Câmara dos Vereadores para voltar aos trabalhos nesta segunda feira, enquanto que o correto é dia 16 – mas vai pagar por isso – e quer que eles votem e aprovem a antecipação do orçamento do município, comprometendo assim a receita do ano tudo. Se ninguém abrir o olho, dizem os especialistas, até a folha de pagamento vai atrasar em função disso. Estamos de olho.

• Sucessão no MP

A promotora Ivana Cei teve 76% dos votos na eleição da última sexta. Quatro votos a mais que Iaci Peales e dezesseis na frente de Roberto Alvares. O governador Waldez tem 15 dias para decidir qual dos três será o Procurador Geral de Justiça para o próximo biênio.
Leia mais...

Governo do Estado irá reincidir contrato do Zerão

O contrato entre o Governo do Estado e a construtora Estacon referente as obras do estádio Milton de Souza, o Zerão, será reincidido nos próximos dias. A decisão está sendo tomada pelo Secretário de Estado da Infra-Estrutura (Seinf) após a empresa ter apresentado uma nova planilha do custo de alguns itens da obra.
Segundo o secretário de infra-estrutura, Alcir Matos, o preço planilhado pela empresa chega a R$ 1,2 milhões. “A Estacon deixou a decisão para o governo. Nós não iremos alterar os custos e nesse caso não resta outra alternativa a não suspender o contrato e realizar uma nova licitação” disse Alcir, sem estimar quanto tempo demora o processo e também quanto tempo ainda será necessário para a conclusão da obra .
Inaugurado em 1991 pelo então governador Gilton Garcia, o Zerão logo perdeu a cobertura da arquibancada arrancada pela força do vento. Em 2005 fechou os portões para o inicio das obras. A construtora Estacon licitação foi a vencedora da licitação, dando inicio ao serviço que ainda não tem previsão de quando será concluído.
Leia mais...

Servidores ganham chance de recuperação de crédito

O governador Waldez Góes assinou decreto de adesão do Banco do Brasil e Caixa Econômica para Habitação e o Acordo de Recuperação de Credito dos Servidores. A solenidade aconteceu na manhã de ontem (6), no Salão Nobre do Palácio do Setentrião. Para o governador a assinatura do decreto vai possibilitar aos servidores inadimplentes pagar suas dividas nos bancos oficiais com juros no máximo de 1,6%. Os representantes dos bancos oficiais presentes no evento garantiram que estão aptos e disponíveis para trabalhar na readequação das dividas dos servidores. Segundo Abadia de Araujo, gerente do Banco do Brasil, a instituição poderá conceder financiamento diretamente aos servidores públicos do Estado, com valores e demais condições livremente negociadas. "É uma satisfação mais uma vez firmar essa parceria com o Governo do Estado" , diz.
Leia mais...

11 CIDADES DE SÃO PAULO
Por Ives Gandra da Silva Martins

São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil e, nas Américas , perde apenas para a Cidade do México e Nova York. Tem quase 11 milhões de habitantes. Um território correspondente a 11 cidades de São Paulo, o que valeria dizer , se habitado nos moldes de São Paulo, a mais de 110 milhões de brasileiros, foi praticamente assegurado pela Suprema Corte para apenas 18 mil índios. Pela decisão de 8 eminentes julgadores daquele Tribunal, os brasileiros lá residentes há décadas terão que se retirar para que um museu do índio vivo seja preservado e para que possam eles caçar, pescar e admirar a paisagem.A fim de que não sejam perturbados, em suas tradições primitivas, os demais 185 milhões de brasileiros estarão proibidos de lá entrar, sem uma autorização da FUNAI, emitida semprepara apenas algumas horas de estadia. Excetua-se a possibilidade das Forças Armadas e da Polícia Federal lá ingressar, sem o carimbo oficial da FUNAI. Impressiona-me, todavia, a facilidade com que a FUNAI autoriza considerável número de ONGs estrangeiras a ficar por mais do que algumas horas e a atuar nas áreas contingenciadas, como me impressiona que as referidas áreas estejam entre as mais ricas em minérios, biodiversidade e recursos hídricos, não tendo ficado claro, no voto dos preclaros julgadores, quem poderá explorá-los, a quem beneficiará os recursos financeiros decorrentes, se, um dia, a exploração for autorizada. Roraima praticamente deixará de existir. Quarenta e seis por cento de seu território foram declarados como pertencentes aos índios, em que o governo é a FUNAI. A outra metade, quase por inteiro, a União entende pertencer-lhe, o que vale dizer, são terras administradas pelo INCRA. De rigor, Roraima é o primeiro Estado brasileiro praticamente sem território

Aniversário de Macapá em 2010 terá programação na periferia da cidade

O prefeito de Macapá, Roberto Góes, prometeu que a programação de aniversário de Macapá, no próximo ano, também vai atingir os bairros periféricos da cidade. A promessa foi feita no momento em que o prefeito e o governador do Estado,Waldez Góes eram entrevistados pela Rádio Difusora de Macapá, que montou um estúdio provisório no Largos dos Inocentes para transmitir toda a programação dos 251 anos de aniversário da cidade, 4 de fevereiro, última quarta-feira. Os dois atenderam sugestões de ouvintes que participavam da programação parabenizando a cidade. Roberto disse que a população da periferia também tem o direito de comemorar, e pediu desculpas porque tinha acabado de assumir e já encontrou uma programação quase que montada. " Mas, podem ter certeza que vamos atender todos no próximo ano e quem sabe com uma programação mais longa e ampla" , comentou.
Leia mais...

Brasil aciona OMC contra pacotes de protecionismo

O governo brasileiro vai acionar amanhã a Organização Mundial do Comércio (OMC) para que a entidade passe a monitorar o impacto dos pacotes lançados para salvar as indústrias dos países ricos. A OMC vai se reunir nesta segunda-feira pela primeira vez para avaliar as consequências da crise econômica no comércio internacional. O governo teme que as operações de socorro, incluindo as do presidente americano, Barack Obama, que está para ser votado, irradie pelo mundo uma nova onda de ações de cunho protecionista e nacionalista.

Sexo na TV estimula gravidez precoce e encurta adolescência, diz estudo
Redação - Portal Imprensa

Cenas de forte apelo erótico afetam o comportamento sexual de jovens, segundo pesquisa da Academia Americana de Pediatria publicada pela revista Pediatrics. O estudo revelou que jovens expostos a conteúdo erótico na TV estão mais propensos à passar por uma gravidez precoce nos três anos seguintes à exposição. Durante três anos, o estudo analisou 2.000 adolescentes de 12 a 17 anos que foram questionados sobre seus hábitos sexuais e preferências televisivas. Na opinião de Mara Pusch, sexóloga do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a pesquisa efetuada nos EUA também serve para o Brasil. "Quando o Big Brother tem mais audiência? Durante as cenas debaixo do edredom. As próprias participantes sabem que terão mais chances de sucesso se tirarem a roupa ou beijarem alguém. Isso tudo constrói um contexto de banalização do corpo e da sexualidade", salientou Mara.
Leia mais…

Ivana Cei lidera a lista tríplice do MPE

Aconteceu ontem, durante todo o dia, a votação entre os membros do Ministério Público Estadual para a escolha da lista tríplice da instituição, que já foi enviada ao governador Waldez Góes para que indique o novo Procurador de Justiça do Amapá. Cinco concorreram ao pleito e os três mais votados foram: Ivana Lúcia Franco Cei, que obteve 56 indicações, Iaci Pelaes com 52 indicações e Roberto Alvarez, que recebeu 40 votos. Os outros que concorreram foram Nicolau Eládio Crispino, que teve 28 votos Pedro Leite, com 18 votos. Depois do processo eleitoral e escolhida a lista os nomes dos três mais votados serão enviados ao governador Waldez Góes que terá 15 dias para indicar o novo chefe geral do MPE.
Leia mais...

Hidrelétricas na Amazônia
Por Roberto Gama e Silva

Na Amazônia, a geomorfologia regional juntou-se aos rios caudalosos para oferecer perspectivas amplas de aproveitamento da energia cinética das águas para geração de energia elétrica.Computados apenas os sítios já inventariados, que não incluem alguns aproveitamentos de porte e todas as pequenas quedas, a Amazônia brasileira poderá dispor de capacidade instalada da ordem de 134 mil megawatts, pouco mais da metade do resto do país (260 mil megawatts) e superior à capacidade instalada de todas as hidrelétricas dos Estados Unidos da América (115 mil megawatts). A fartura de energia elétrica, de fonte renovável e limpa, transformará a inequívoca vocação mineral em vocação minero-industrial, circunstância que valorizará sobremaneira a região. Como se sabe que a precedência absoluta na região é a conservação da cobertura arbórea, devido à relação biunívoca entre a floresta e as chuvas, convém tecer alguns comentários sobre a construção de hidrelétricas na região, como resposta aos argumentos disseminados por “ambientalistas de asfalto” e “Organizações Não Governamentais” estrangeiras.
Indicado presidente da NEC para vaga da sociedade civil no Conselho Consultivo
Mariana MazzaAinda neste mês deverá ocorrer uma grande mudança na composição do Conselho Consultivo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com a saída de quatro conselheiros, o grupo passará por uma "renovação" neste início de ano, embora um dos assentos deva ser ocupado pela mesma entidade: a Pro Teste. A lista com os nomes dos novos conselheiros foi encaminhada nesta terça-feira (3), para a Casa Civil e a indicação que mais chama atenção é a da advogada Karin Veloso Mazorca, representando as entidades de defesa dos usuários. Karin é da equipe jurídica da Pro Teste, assim como sua antecessora na vaga, a advogada Flávia Lefèvre. Na última composição do Conselho Consultivo, Flávia foi uma das participantes mais combativas com relação às reformas que a Anatel conduziu na regulamentação. As ações da Anatel geraram a abertura de processos judiciais pela Pro Teste, encabeçados pela advogada, sendo que um deles rendeu a concessão de uma liminar que há três meses impede a agência de dar sequência ao projeto de implantar backhaul no Brasil como uma meta de universalização.
Leia mais...

Governo do Amapá assina convênio para habitação e crédito

O governador Wal-dez Góes assinou decreto de Adesão do Banco do Brasil e Caixa Econômica para Habitação e o Acordo de Recuperação de Crédito dos Servidores. A solenidade aconteceu na manhã dessa sexta-feira, 6 de fevereiro, no Salão Nobre do Palácio do Setentrião. Para o governador, a assinatura do decreto vai possibilitar aos servidores inadimplentes pagar suas dívidas nos bancos oficiais com juros no máximo de 1,6%. Os representantes dos bancos oficiais presentes no evento garantiram que estão aptos e disponíveis para trabalhar na readequação das dívidas dos servidores. Segundo Abadia de Araujo, o banco poderá conceder financiamento diretamente aos servidores públicos do Estado, com valores e demais condições livremente negociadas.
Leia mais...


Rússia inicia a formação da Força de Reação Rápida Única da OTSC

“O primeiro e principal tema da agenda é a formação de forças coletivas da OTSC”, disse o adjunto do presidente russo para assuntos internacionais , Serguei Prikhodko. Precisou que essa Força será utilizada se acontecer alguma agressão militar contra qualquer dos membros da OTSC, em operações antiterroristas, na luta contra o crime organizado e narcotráfico.Segundo o adjunto, atualmente, o sistema de segurança coletiva integra três grupos regionais militares: o transcaucasiano , russo-armênio, o europeu oriental, russo-bielorusso e o cento-asiático em formação, informa Ria-Novosti. Se prevê que a Força teria um mandato unificado e a sua base principal seria localizada no território da Rússia .

Desfrute os preços baixos do petróleo enquanto puder
Por Barry Critchley [*]

Henry Groppe, fundador da Groope, Long & Litell, com sede em Houston, tem 83 anos, é vegetariano e tem sido, desde 1955, um prognosticador no negócio do petróleo e do gás. Ele não receia ir contra a sabedoria convencional. Um ano atrás previu que o preço do petróleo entraria em colapso no segundo semestre – e não atingiria o muito apregoado preço de US$200 por barril. Agora Groope, conselheiro especial do grupo Middlefield com sede em Toronto, fez uma análise e concluiu que entre este momento e o fim do ano o preço do petróleo duplicará. Se esta previsão de confirmar, o petróleo atingirá os US$80 por barril, ou seja, mais do dobro do que outros estão a prever. O seu conselho aos consumidores: Desfrutem os preços baixos da gasolina, porque eles não perdurarão durante muito mais tempo. "Dado tempo suficiente, são basicamente os equilíbrios da oferta e procura que controlam o preço", diz Groppe. "É como no jornalismo: 'Obtenha os fatos diretamente' ", disse, mencionando movimentos da ordem dos 80 milhões de barris/dia no negócio global do petróleo.
Leia mais…

Péricles é reconduzido à Câmara de Macapá e afirma ter sido vítima de uma conspiração do pastor Oliveira

O juiz Adamor Oliveira suspendeu na manhã de ontem, por meio de liminar, a decisão do juiz Marconi Pimenta que cassou o registro da candidatura do vereador Péricles Santana (PR). A justificativa do juiz Adamor foi a de que Marconi Pimenta só analisou o pedido da acusação e não a defesa do vereador Péricles. Carlos Antonio Oliveira Santos, o pastor Oliveira (PR), que é suplente de Péricles, foi quem entrou com a representação, requerendo a cassação. Na denúncia, pastor Oliveira acusou Péricles de captação ilícita de votos, alegando que o vereador eleito ofereceu atendimento médico a pessoas não-sindicalizadas no Sindicato dos Servidores Municipais de Macapá, local de onde estava licenciado como presidente.
Leia mais...

O custo humano da crise
Por Geraldo Luís Lino

Se alguém ainda tinha dúvidas sobre a gravidade da crise global, o relatório anual da Organização Internacional do Trabalho (OIT) proporciona sólidas evidências para dissipá-las. Apresentado na quarta-feira 28 de janeiro, o Global Employment Trends 2009 pinta um quadro dos mais sombrios sobre o impacto da recessão econômica sobre os níveis de emprego em escala mundial. As estimativas expostas no documento apontam para mais de 50 milhões de novos desempregados no planeta, se a situação continuar a se deteriorar, acrescidos de mais de 200 milhões de trabalhadores que poderão cair para o nível da pobreza extrema. Ao apresentar o trabalho, o diretor-geral da OIT, Juan Somavia, foi incisivo:A mensagem da OIT é realista, não alarmista. Nós estamos agora enfrentando uma crise de empregos global. Muitos governos estão cientes disto e atuando, mas é preciso uma ação internacional mais decisiva e coordenada para evitar uma recessão social global. O progresso na redução da pobreza está sendo interrompido e as classes médias em todo o mundo estão se enfraquecendo. As implicações políticas e de segurança são assustadoras”. Somavia sugere que a vindoura cúpula do G-20 em Londres, em 2 de abril, inclua em sua pauta de discussões, além dos temas financeiros, medidas urgentes para a promoção de investimentos produtivos, trabalho decente e objetivos de proteção social, além da necessária coordenação política. O problema é que a rapidez com que a crise econômica vai se convertendo rapidamente numa depressão em escala global

Do genocídio fascista israelense à heróica saga palestina
Por Miguel Urbano Rodrigues

O genocídio que atinge o povo da Palestina será recordado pelo tempo adiante como uma mancha repugnante na historia da humanidade. Menos transparente é outra realidade. A criação do Estado de Israel, responsável pela tragédia que nos reúne nesta Conferencia, assenta sobre mitos que deturpam a historia. A acumulação e difusão desses mitos está na origem de situações, atos políticos e crimes que tornaram possível a repetição no inicio do século XXI de uma monstruosidade civilizacional. Apoiado pelos EUA o Estado construído por vitimas do holocausto nazi concebe e executa um moderno holocausto. Uma pirâmide de falsidades e mentiras sinaliza a estrada do tempo que conduziu a chacinas como as de Sabra, Shatila e Jenin. Na base delas está o mito básico, o mais trabalhado de todos, aquele que desencadeou o movimento do regresso dos judeus à «Terra Santa dos antepassados». A esmagadora maioria dos israelenses que vivem no Estado de Israel e se assumem como judeus não descendem do povo que invocam. A saga da diáspora judaica, alavanca das teses de Theodor Herzl que promoveram a «volta à pátria perdida», foi edificada sobre uma inverdade histórica.

País lidera ações antidumping de brasileiros

O Brasil importou da China no ano passado 82 milhões de fones de ouvido, 68 milhões de alto-falantes, 5,8 milhões de óculos de sol, 143 milhões de escovas de dente, 285 milhões de canetas esferográficas, 300 milhões de brinquedos e 326 milhões de lâmpadas dos mais diversos tipos. Esses são alguns exemplos da avassaladora presença chinesa em determinados segmentos da indústria, cujos representantes afirmam correr o risco de desaparecer caso não sejam adotadas medidas de restrição das importações.
Leia mais...

A fraude do aquecimento global: calor na Austrália, frio na Europa, a mesma causa

Começa a ser um lugar comum. Os anticiclones móveis polares voltaram a largar neve, neve e neve na Europa. Notícias do Reino Unido, de França e de Itália contam como foi:- Neve em Londres (TSF)- Três mortos em Itália, nevões no Reino Unido e em França (TSF)- Tempestades de neve em Londres e Paris cancelam e atrasam voos (TSF)- Heaviest snow in 20 years brings large parts of Britain to a halt (TIMESONLINE)- Ver TVNETHaverá ainda quem duvide que o Ártico arrefeceu? E que aconteceu o mesmo com o Antártico? Começou em 1975/76. Já lá vão 33 anos!O que parece estranho é não aparecer nenhuma autoridade na matéria (por exemplo, a Organização Mundial de Meteorologia) a explicar estes acontecimentos que se sucedem a um ritmo impressionante. Têm medo de dizer a verdade?


Coluna “FROM”, com Luiz Melo

Gol contra

Pode não calhar bem aos olhos do povaréu Brasil adentro imagens que a Rede Globo vai fazer veicular, em breve, sobre condições de abandono em que se encontra o estádio Zerão, atualmente. Que dona Estacon pode acabar transferindo responsabilidade para os ombros do governo estadual, se bem lembrado descaso em relação à cobertura do mesmo estádio, que voou pelos ares, pouco tempo depois da inauguração.

Novos ares

Com jogo-de-cintura e samba, Davi Alcolumbre, depois de ceder poltrona a Feijão, na Câmara Federal, já arruma gabinete na Prefeitura, onde agora vai posar pilotando Secretaria de Obras. Carimbando e assinando embaixo, prefeito Roberto Góes ficou de nomeá-lo já a partir da segunda, 9 — com Carlos Aragão sendo deslocado para o cumprimento de uma outra missão.

Apostando alto

Rebobinando outros carnavais, nunca o governo estadual investiu tanto no carnaval amapaense como atualmente. Engorda até ontem, 6, já beirava os 2 milhões de reais e sem ainda contabilizar os 300 mil prometidos pela Prefeitura de Roberto Góes. Povaréu vai pegar no pé de dona Liesa — leia-se, Marjô, se gastança não for devidamente comprovada em prestação de contas.

List, Schumpeter e Lautenbach: uma visão mais ampla da economia
Por Michael Liebig
Em meados de janeiro, o governo alemão lançou um "programa conjuntural" de 50 bilhões de euros, para 2009-10. O programa é uma mistura de medidas de alívio fiscal, investimentos em infra-estrutura e subsídios empregatícios - e nos recorda de que haverá eleições parlamentares em setembro próximo. Comparado ao "pacote de estímulo" de 850 bilhões de dólares anunciado pelo presidente Barack Obama, o programa alemão é pequeno e pouco excitante, mas isto não deve ser visto como uma desvantagem. Mais importante do que o ativismo frenético em "estimular" a economia, é uma outra questão: o que pode fazer o Estado para promover e estimular as inovações científico-tecnológicas, de modo a gerar investimentos, empregos e crescimento sustentáveis?Para tentar responder essa pergunta, é preciso primeiro obter alguma claridade sobre a natureza da presente crise. O diagnóstico correto da crise não é um "luxo", mas uma pré-condição para uma terapia bem-sucedida que vá além de uma mera administração de crises. E um diagnóstico correto da crise requer um esforço intelectual que vá além de se dizer: "Tinha que acontecer assim, e eu avisei."No final de 2008, foram republicados na Alemanha três livros que ajudam de forma genuína a se entender a crise e abrir novos caminhos de pensamento para superá-la. São eles:

SEGES produz manual de orientação sobre estruturação de órgãos e entidades

Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento (SEGES) elaborou manual de orientação para técnicos e dirigentes da administração federal sobre como estruturar uma organização pública do ponto de vista dos sistemas de hierarquia e trabalho. Além de oferecer parâmetros técnicos o documento para consulta, servirá para uniformizar procedimentos. “Nosso objetivo com este manual é apoiar os diversos órgãos e entidades setoriais, que são nossos clientes, na adequada formulação de suas propostas de desenvolvimento institucional”, disse o secretário Marcelo Viana. A idéia central do manual de 83 páginas é a de que as organizações devem ser simples, enxutas e direcionadas para alcançar os melhores resultados na prestação dos serviços públicos.

STJ nega mais uma vez a José Reinaldo devolução de carro apreendido na Operação Navalha

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou na terça-feira passada os embargos de declaração interpostos pelo dono da construtora Gautama, Zuleido Veras, e pelo ex-governador do Maranhão José Reinaldo Tavares. Por unanimidade, a Corte acompanhou o voto da relatora, ministra Eliana Calmon. Zuleido Veras continuará com os seus bens bloqueados pela Justiça como forma de garantir o ressarcimento dos prejuízos aos cofres públicos, caso seja condenado na ação penal que apura um suposto esquema de fraudes em licitações de obras públicas. José Reinaldo Tavares não conseguiu a liberação do veículo modelo Citroen C5, que foi apreendido durante operação da Polícia Federal. Os dois pedidos já haviam sido negados pela relatora e pela Corte Especial. De acordo com a denúncia, o ex-governador teria recebido o veículo como presente de Zuleido Veras para direcionar ilicitamente, em favor da empresa Gautama, o processo de licitação nas obras de pavimentação da BR 402/MA. A operação deflagrada pela PF em maio de 2007 visou desmontar um esquema de corrupção relacionado à contratação de obras públicas feitas pelo Governo Federal. A operação foi realizada em diversos estados (Alagoas, Bahia, Sergipe, Piauí, Maranhão e Mato Grosso) e no Distrito Federal, para coibir fraude em licitações, corrupção, tráfico de influência, superfaturamento de obras e desvio de dinheiro.
Fonte: Superior Tribunal de Justiça

"Buy Brasil" ou "Bye-bye Brasil"

O que deveria ser uma marolinha chegou com o impacto de uma brutal tsunami. Muito pior do que o primeiro déficit comercial mensal em oito anos, foi a queda de 12,4% na produção industrial brasileira em dezembro, o pior índice registrado desde o início da série de levantamentos específicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1990. Embora tenha sido predominantemente acarretado pelos desdobramentos da rápida retração econômica global, o tombo se soma à depredação causada pelas importações de produtos asiáticos a "preços de banana" (na expressão do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Paulo Skaf), fatores que deveriam acender os sinais sonoros de alerta vermelho em todos os gabinetes de Brasília, nas entidades representativas dos setores econômicos produtivos, nas redações jornalísticas e outros setores da sociedade, para o risco mortal que ameaça a indústria nacional em meio ao quadro recessivo-depressivo mundial.Por conta disso, é urgente e imperativo que se abandonem todas as ilusões sobre o "livre comércio" e a retomada da Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) - obsessão recorrente do Itamaraty - e se preste a devida atenção nas discussões sobre o protecionismo em âmbito internacional. Tais discussões se tornam cada vez mais acirradas diante do aprofundamento da crise global e é praticamente inevitável que sucessivos governos nacionais se vejam obrigados a recorrer a medidas protecionistas seletivas, principalmente de suas indústrias, pois nenhum deles poderá dar-se ao luxo de permitir o desmantelamento de seus parques industriais. Este é o caso, por exemplo, da cláusula "Buy USA" que o Governo Barack Obama pretende inserir no megapacote de apoio econômico em avaliação pelo Congresso dos EUA.É simples assim: aqui, em breve a opção poderá ser entre "Buy Brasil" ou "Bye-bye Brasil".
Leia mais...

Bombardier leva cérebros da Embraer

Nos próximos dias, cerca de 50 engenheiros desembarcam em Montreal para trabalhar em projetos da concorrente

Em meados do ano passado, vários engenheiros da Embraer receberam uma ligação da canadense Bombardier. Do outro lado da linha, queriam saber se tinham interesse em se mudar para o Canadá para trabalhar em novos projetos da companhia. Meses depois, muitos deles estavam em Buenos Aires, onde a Bombardier alugou salas de um hotel para as entrevistas. Nos próximos dias, um grupo de cerca de 50 ex-funcionários da Embraer desembarca em Montreal, onde fica a sede da companhia. A maioria fará parte da equipe que vai desenvolver o CSeries, nova família de jatos lançada em julho e concorrente direto do ERJ 190/195 da fabricante brasileira.






A teoria do ralo
Luis Fernando Veríssimo

Seu nome é Jean-Paul Quelquechose e é o maître de um hipotético restaurante na Côte d'Azur - chamado, aliás, L'Hipotetique. Um velho observador do mar e das fortunas humanas, ele achava que as duas coisas se pareciam. Os ricos também vinham em ondas, como o mar, e mesmo que quebrassem na costa, como as ondas, atrás viriam outros e outros e mais outros. Cada onda era diferente mas o mar era sempre o mesmo, assim como cada geração de ricos era diferente mas a riqueza que as impelia para a praia e para o seu restaurante era constante e confiável. Podia subir ou descer, como a maré, mas não falhava. Jean-Paul já passara por períodos de preia-mar e baixa-mar das fortunas, já vira um nobre arruinado se matar na sua frente, derrubando um faisão flambado na queda, e uma jovem herdeira chorar dentro da bisque com a perspectiva da miséria, e uma vez fora obrigado a botar três magnatas falidos e suas mulheres a limpar peixe na cozinha para pagar a conta de um jantar. Mas atrás de cada rico em desgraça vinha um mais rico, onda após onda. Agora não. Que Jean-Paul se lembre, a coisa nunca esteve como agora. As ondas não estão vindo, as ondas só estão indo. É como se o mar se retraísse. Como se o mar que ele via através dos janelões do seu restaurante se esvaziasse. Como se um ralo tivesse sido aberto no fundo do mar.Foi o que Jean-Paul disse para seu entrevistador, que comentara o pouco movimento do restaurante em plena temporada de Inverno. A teoria do ralo.

Dois setores concentram 17% das demissões no Brasil. Já os bancos dispensaram 1% do total

Nem comida, bebida e emprego

Dados do Ministério do Trabalho e Emprego mostram que a indústria de produtos alimentares e bebidas demitiu, sozinha, 109 mil trabalhadores (16,74% do universo de desligamentos). A construção civil é o setor que mais aproxima-se desse mau desempenho: demitiu aproximadamente 82 mil operários. O setor, no entanto, ainda sentirá mais fortemente os efeitos da crise econômica internacional. A diminuição no ritmo de lançamentos este ano reduzirá o número de empreendimentos em construção em 2010, alerta o vice-presidente do Conselho Regional de Economia de São Paulo, Manuel Enriquez Garcia. A queda no ritmo da construção civil já causou impacto no subsetor de serviços de administração imobiliária, que fechou cerca de 35 mil postos de trabalho. No total, o setor de serviços já demitiu 117 mil empregados. A razão das demissões no segmento está na perda de renda dos consumidores. O subsetor de ensino, por exemplo, mandou embora aproximadamente 41 mil trabalhadores. Conforme Garcia, o número de jovens que estão saindo do ensino médio para as faculdades privadas diminuiu sensivelmente. As razões estão na mudança do perfil etário populacional, mas também na necessidade de os concluintes do ensino médio buscarem trabalho: "Na medida em que as famílias vêem seu horizonte de renda diminuído, há necessidade de os jovens ajudarem no orçamento da família", explica o economista. Segundo o Caged, quem menos demitiu em dezembro foram os bancos e as instituições financeiras: apenas 532 desligamentos formais. Esse número representa menos de 1% das demissões verificadas em todo o país.

Brasil: nova política de defesa para um futuro governo
Silvia Palacios e Lorenzo Carrasco

O Ministério da Defesa e a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República deram a conhecer uma nova Estratégia Nacional de Defesa, que, se executada na íntegra, poderá não somente encerrar uma era política baseada no desmantelamento e o desprestígio das instituições militares brasileiras, como também abrir uma nova fase de reafirmação soberana do País, no contexto da reconfiguração da ordem de poder mundial em curso.Evidentemente, as diretrizes estabelecidas no documento irão confrontar os interesses de sérios opositores, dentro e fora do País, uma vez que a sua doutrina subjacente contraria toda a ideologia "antiautoritária" estabelecida no Brasil a partir de 1990, com a eleição do presidente Fernando Collor de Mello, que acolheu sem questionar os critérios da chamada "Nova Ordem Mundial" ditada pelo governo de George Bush pai.

Lula receberá prefeitos para parcerias (entenda-se, para enquadramento dos coitados...)

O presidente Lula vai se reunir nesta semana com todos os prefeitos do país para defender os investimentos em políticas públicas e as parcerias com o governo federal. Durante o “Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas”, em Brasília, que também contará com a presença de vários ministros, serão apresentadas ações que beneficiam os municípios e dicas de como proceder para participar dos programas do governo federal, principalmente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Lula pretende firmar dez compromissos com os prefeitos para aproximar os interesses do governo federal aos dos municípios nos próximos três anos e organizá-los na “Agenda de Compromissos 2009/2012”.

Mercantilização do ensino inviabiliza desenvolvimento

De acordo com Paulo Cesar Ribeiro e Magna Correa, integrantes da Comissão de Educação Superior do Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região (SinproRio), a mercantilização do ensino superior no Brasil conspira contra qualquer estratégia soberana de desenvolvimento. "Desde a gestão de Paulo Renato no Ministério da Educação, ganhou força a política de compra das pequenas universidades pelas maiores. Grandes conglomerados de ensino estão sendo formados, nos quais a figura do reitor é cada vez mais decorativa, sendo substituída por executivos, empenhados em maximizar lucros", denunciam, em entrevista exclusiva ao MM.



Aquecimento global e a 'filantropia' européia

(Alerta em Rede) – Aos crédulos na filantropia de países desenvolvidos, que doariam grandes somas de dinheiro a países tropicais para a preservação de florestas sem qualquer interferência na sua gestão, recomenda-se a leitura do documento elaborado pela União Européia ao qual o jornal "O Estado de São Paulo" teve acesso. [1]O novo documento, que está em discussão e pode substituir o falido Protocolo de Kyoto, estipula que o Brasil e outros países emergentes terão de se comprometer a cumprir metas detalhadas de redução de emissões de dióxido de carbono (CO2) para ter acesso a bilhões de euros que financiariam a luta contra as mudanças climáticas e o desmatamento de florestas. Para Bruxelas, os países emergentes terão de reduzir entre 15% e 30% suas emissões de CO2 até 2020, assim como o desmatamento mundial precisará cair em 50% até 2020 (até 2030, a perda de florestas tropicais deverá ser totalmente interrompida) para que as metas de um novo acordo sobre “aquecimento global” sejam alcançadas.
Leia mais...

“DDWorks” vai lançar "Templates" (modelos) de apresentação em PowerPoint para o meio jurídico.

"A DDWorks está se dedicando intensamente para prover seu website de downloads www.docStyles.com.br com pelo menos cinco padrões de apresentações em Power Point para Advogados", diz a coordenadora do site Flávia Araújo. "Não existem modelos de apresentações em Power Point orientados ao universo jurídico", completa. A Microsoft disponibiliza aos usuários de suas cópias originais do Office, inúmeros templates para negócios e assuntos variados, porém, não existe nada que contemple a realidade do advogado, segundo foi apurado.

Vejam este filme
Maria L. São Thiago

A Glória de Meu Pai – La Gloire de Mon Pére / 1990 -, foi lançado em DVD e está esperando por você nas prateleiras das locadoras para ser visto ou revisto. E este é um filme que merece esta atenção. Ele celebra os pequenos momentos do cotidiano, bem no início do século XX. Para nós, que estamos definitivamente instalados neste século XXI, o século da pressa, onde prevalece o mundanismo urbano, onde parece que o futuro realmente chegou atrasado ontem e já se instalou como o presente, é com certa humildade que podemos nos sentar e assistir a uma história cheia de simplicidade para tentar nos dizer mais de perto sobre uma época onde a luz elétrica, o telefone, o gás encanado ainda estavam chegando para facilitar a vida, onde Pasteur tinha descoberto a existência dos micróbios, onde a pressa não parecia ter sido contudo inventada ainda, e um tempo onde o campo era celebrado algo como: "Então começaram os dias mais felizes da minha vida". O filme, rememorando as lembranças de infância do escritor e cineasta francês Marcel Pagnol (1895 – 1974), não ousou ter receio de transformar em imagens e sons o canto das cigarras e o perfume da terra inundando um quarto matinal onde duas crianças acabaram de acordar. Mais ainda, o filme fala, sem pudor algum, em "felicidade natural"

Aonde vamos parar?
Por Flávio Ricco

Dois novos formatos irão se juntar a tantos outros já em cartaz na TV brasileira: "A Liga" e "E 24", ambos adquiridos pela Band junto à produtora Cuatro Cabezas. O primeiro, com momentos de dramaturgia, mostrará 4 diferentes pontos de vista para uma mesma história ou notícia. O segundo, vai registrar 24 horas de um hospital público, onde médicos, enfermeiras e familiares serão os protagonistas. Essa invasão de conteúdos não tem data para acabar. Tem muito mais vindo por aí. Se por um lado a televisão não consegue mais viver sem eles, os formatos de fora influem cada vez mais na questão da identidade. Do jeito que vai, logo não teremos mais uma. Ficaremos reféns. Nem a Globo escapa desse modelo perigoso. Além do "Big Brother", que todo início de ano despenca um caminhão de dinheiro nos seus cofres, as portas estão abertas para outros. Ficou mais fácil comprar pronto que investir na criatividade. Passo atrás.

OAB Nacional realiza primeira sessão do Pleno de 2009

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, conduz nesta segunda (09) e terça-feira (10) a primeira sessão plenária do Conselho Federal da OAB deste ano. O presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado, prestigiará a sessão. Com a participação prevista dos 81 conselheiros federais, entre eles os conselheiros federais por Goiás Felicíssimo SenTamanho da fontea, Daylton Anchieta, Wanderly Fernandes de Souza e Paulo Afonso de Souza, o Pleno da entidade deverá debater nesses dois dias diversos temas do interesse da sociedade brasileira.
Fonte: OAB-GO




Estatais investiram R$ 53 bilhões em 2008; maior valor desde 1995

O Ministério do Planejamento divulgou o balanço final dos investimentos (execução de obras e compra de equipamentos) realizados pelas empresas estatais em 2008. Os números apresentados esta semana mostram que a crise financeira mundial, que começou a afetar a economia brasileira no fim do ano passado, não atrapalhou a aplicação recorde dessas entidades no acumulado do exercício. O montante desembolsado em 2008 foi o maior dos últimos 14 anos (veja série histórica). Desde pelo menos 1995 (em valores atualizados), as entidades públicas não aplicavam tanto em investimento. Foram cerca de R$ 53,2 bilhões desembolsados no ano passado, quantia 20% superior à de 2007, quando a marca registrada também já havia sido a maior no mesmo período.
Leia mais...

‘Quem demitir vai perder os benefícios que o Estado concedeu’, adverte Requião

“Quem estiver demitindo vai correr o sério risco de perder o que ganhou”, afirmou o governador do Paraná, Roberto Requião, ao defender emenda constitucional para vincular os incentivos fiscais, concedidos pelo estado a empresas, à geração e manutenção dos empregos.“Não é possível que uma multinacional, que se instala no Paraná e passa 25 anos sem pagar nenhum imposto, já na primeira crise resolva demitir a metade dos trabalhadores. Vamos transformar em prática o discurso das grandes empresas. Se eles dizem que vieram ao Paraná gerar emprego e por isso precisam de subsídios, se demitirem sem mais nem menos vão perder, na medida das possibilidades, os benefícios que o Estado concedeu”, disse o governador.

Câmara dos Deputados: partidos definem composição das comissões no dia 17

Após a eleição da Mesa Diretora e a definição dos líderes, os partidos voltam-se agora para a composição das 20 comissões temáticas da Casa. O Colégio de Líderes reúne-se no próximo dia 17 para definir as prioridades de cada legenda. Somente após isso será feita a escolha dos integrantes de cada comissão e marcada a posse da nova Mesa de cada colegiado.
Regra Segundo o Regimento Interno, a distribuição das vagas das comissões depende do tamanho das bancadas dos partidos e dos blocos formados no início da
legislatura. Essa distribuição se mantém durante os quatro anos de mandato, ainda que os blocos se desfaçam ou se alterem. Pelas regras atuais, o "blocão" (PMDB-PT-PP-PR-PTB-PSC-PTC-PTdoB) tem prioridade para escolher as primeiras cinco comissões do seu interesse. No total, tem direito a 11 comissões. Já o bloco de oposição (PSDB-DEM-PPS) deve presidir seis. Na prática, os acordos políticos ditam a distribuição entre as legendas. As negociações passam por todos os cargos da Mesa de cada comissão (presidência, 1ª, 2ª e 3ª vice-presidências). O controle de comissões estratégicas, como a de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), é fundamental para as pretensões dos partidos. A maior parte das matérias em trâmite na Câmara é analisada prévia ou definitivamente por esses colegiados. Em 2008, por exemplo, as comissões aprovaram, em caráter conclusivo, 346 propostas, contra 210 aprovadas no Plenário. Além disso, os colegiados concentram o debate técnico sobre as proposições.

Filiais de múltis sugam o país para compensar prejuízos das matrizes

Compromisso delas não é com nosso país

No dia 26, o Banco Central divulgou o resultado das contas externas de dezembro – e as do ano de 2008, que já abordamos em outra edição (cf. HP 28/01/2009).Vamos nos deter aqui numa parte do balanço de pagamentos (que reúne toda a entrada e saída de recursos do país), a chamada “conta capital e financeira”:1) Houve, em dezembro, entrada de US$ 8,1 bilhões em “investimentos diretos estrangeiros” (ou seja, dinheiro externo para comprar ou ampliar patrimônio dentro do país).2) Houve saída de US$ 12,4 bilhões (US$ 5,4 bilhões em “saídas líquidas de investimentos em carteira”, ou seja, dinheiro puramente especulativo, e US$ 7 bilhões em “remessas líquidas de outros investimentos estrangeiros” - ou seja, “investimentos diretos estrangeiros” que saíram do país). Portanto, entre o que veio e o que foi em “investimentos diretos estrangeiros” e “investimentos estrangeiros em carteira (ou portfolio)”, houve uma saída de US$ 4,3 bilhões.3) Porém, não nos referimos ainda às remessas de lucros ou de renda – as saídas acima são de “investimentos”, ou seja, retirada de capital para o exterior. Quanto às remessas líquidas (ou seja, já descontado delas o que entrou no país) de renda para o exterior, incluindo lucros, “somaram US$ 4 bilhões no mês. (….) Em dezembro, as saídas líquidas de renda de investimento direto somaram US$ 3,1 bilhões, dos quais US$ 2,8 bilhões relativos a lucros e dividendos” (todos os grifos são nossos).4) Em suma, se examinarmos os dados da conta financeira referentes a “investimentos diretos” e “investimentos em carteira”, e os dados da “conta de rendas”, que inclui os lucros, temos que para US$ 8,1 bilhões que entraram em “investimento direto estrangeiro”, saíram US$ 16 bilhões, ou seja, o dobro.5) Se somarmos a isso o déficit da “conta de serviços” (pagamentos de juros, fretes, viagens internacionais), que foi de US$ 1,6 bilhão, essa saída vai a US$ 17,6 bilhões, que foi compensada apenas em pequena parte pelo saldo comercial (US$ 2,3 bilhões). Nas contas do BC esse rombo é escamoteado por meio da adição/subtração de outros itens – sobretudo os chamados “investimentos diretos brasileiros no exterior” - que servem mais para confundir do que para esclarecer a situação real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar