quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Senado Federal


Sarney recebe vice-presidente da China

O presidente do Senado, José Sarney, recebeu a visita do vice-presidente da China, Xi Jinping, na tarde desta quinta-feira (19). A visita tem por objetivo estreitar os vínculos de amizade e comércio entre os dois países - tema recorrente na conversa entre ambos.
- Vejo com prazer a visita porque sempre disse que as relações entre Brasil e China deveriam ser privilegiadas - afirmou Sarney.
O parlamentar mencionou o fato de ter sido o primeiro presidente do Brasil a visitar aquele país, em 1988, de quem se considera "amigo e admirador" da cultura, da história e de seu povo. Registrou a aproximação entre as nações e o crescimento do comércio; a cooperação científico-tecnológica bilateral e o programa de cooperação espacial para a construção conjunta de satélites; e a criação do Conselho Empresarial Brasil-China.
- Transmita aos dirigentes, autoridades e ao povo chinês os nossos votos de prosperidade e a mensagem de que possamos nos aproximar cada vez mais - disse Sarney.
Xi Jinping, por sua vez, afirmou que Brasil e China devem continuar a promover as relações bilaterais de um modo "construtivo", para que a pareceria se enriqueça e avance em todas as áreas, "inclusive entre os Legislativos e os partidos", nos dois países.
A delegação chinesa que veio ao Brasil é composta por ministros e vice-ministros ligados às pastas de comércio exterior e desenvolvimento e pelo embaixador da China no Brasil, Chen Duqing. Também participaram da cerimônia os senadores Romeu Tuma (PTB-SP), Mão Santa (PMDB-PI) e Valdir Raupp (PMDB-RO). O vice-presidente chinês também foi recebido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer.


Elina Rodrigues Pozzebom / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar