sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Sebastião Bala Rocha defende os PDVistas no Plenário da Câmara

São 25 mil família no Brasil, sendo 600 no Amapá

A Mobilização

O MURP – Movimento Nacional Unificado pela Readmissão/Reintegração dos “Pedevistas” - é formado pelos servidores públicos federais que caíram no “conto do vigário”, quando foram forçados a aderirem ao Plano de Demissão Voluntária de 1996 a 2000. Era época de Fernando Henrique Cardoso. Há oito anos lutam para mostrar que as condições (e as promessas) previstas pelo governo federal não foram cumpridas em sua quase totalidade. São mais de 10 categorias (estatutários e celetistas) em mais de 14 estados. Mais ou menos 25.000 servidores em todo o Brasil, sendo mais de 600 famílias no Amapá, que foram jogados na miséria pelo descumprimento, unilateral, do acordo. A verdade é que de “voluntário” a coisa toda não teve nada. Com o intuito de verdadeiramente desconstruir o Estado brasileiro, visando permitir o processo de inserção forçada da economia brasileira aos mercados mundiais, FHC começou pela parte mais importante e que dá sustentação ao Estado Nacional: os servidores públicos. Desde o governo Collor a grande imprensa e os formadores de opinião amestrados fizeram uma intensa e rica campanha contra a categoria. Havia a necessidade de passar para opinião pública a visão de que todo funcionário público era “marajá”. Funcionários públicos que têm compromissos republicanos sedimentados, que passaram em concursos públicos por mérito e que estão submetidos a regras rígidas de condutas, tinham que ser substituídos por pessoas mal preparadas e sem estabilidade. Era o início do processo de terceirização que trouxe tantos prejuízos ao serviço público.


As promessas

As resistências eram grandes. Mas a campanha, paga pela plutocracia financeira internacional, com a colaboração de apátridas locais, jogou pesado para acabar com a estabilidade dos funcionários públicos. Foi neste cenário que foi criado o PDV para seduzir o maior número possível de servidores. As promessas eram realmente tentadoras. Era a possibilidade de ser um “empreendedor”, com dinheiro e apoio técnico do Estado. Promessas estas que não seriam cumpridas. O pacto entre as parte (o Estado e o servidor demissionário), seria, teoricamente, de livre vontade, onde a Administração indenizaria a saída do servidor, garantindo-lhe a reinserção no mercado de trabalho, preparando-o para a abertura de seu próprio negócio ou ainda sua requalificação e aperfeiçoamento profissional (SIC). Segundo a regulamentação da matéria, o Ministério do Trabalho, o CODEFAT, o SEBRAE e o Banco do Brasil seriam os responsáveis para a efetivação do contrato, segundo os termos da cartilha publicada pelo governo. Segundo uma das líderes do movimento, dona Rejane, há “comprovantes de cada órgão envolvido, negando sua parcela no cumprimento, ou mesmo desconhecimento do assunto como é o caso do Banco do Brasil" (citado na cartilha como agente financeiro)

Algumas conquistas

No dia 5/11/2008, o presidente Lula disse: “fala com o Dulci - diz que eu mandei ele atender voces”. Se o ato partir do presidente Lula, será muito mais eficaz e rápido. Como ele próprio costuma dizer: A FOME TEM PRESSA. E rejane complementa: A DIGNIDADE TAMBÉM.


1 - Apoio integral da Presidência do Senado - O ex-presidente e atual senador, José Sarney (PMDB-AP), recebeu os representantes do movimento, deu total apoio a uma futura tramitação da matéria na Casa e enviou pedido formal (carta) a Luis Dulci para que o ministro recebesse a liderança do movimento. Deixou, ainda, seu gabinete e seus assessores inteiramente a disposição do movimento.
2 - Duas Audiências Públicas na CCJC A primeira com convite para o Ministro do Planejamento, Sr.Paulo Bernardo (não compareceu e nem enviou representante ou explicações ausência). A segunda, já com uma convocação do Ministro – que enviou o Dr. Duvanier, Secretario de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento. Quando foi cobrado um parecer para tentar viabilizar a reparação, por parte do governo federal, do descumprimento do acordo.
3 - Participação no 1º SEMINÁRIO DOS ANISTIADOS DO PLANO COLLOR E DO GOVERNO FHC, auditório Nereu Ramos. O deputado Sebastião Bala Rocha vem nos apoiando desde este evento.
4 – Apoio do Ministro do Trabalho, Sr. Carlos Lupi, que se prontificou a fazer uma comissão para estudar o assunto.
5 - LANÇAMENTO DO PROJETO DE LEI Nº 4293/2008, de autoria do deputado Leonardo Picciani, em 12/NOV/08. Apoios: Chico Lopes, Geraldo Pudim, Bala Rocha e outros da FP. Tem como relator o dep. Bala Rocha. Já foi encaminhado à Comissão de Trabalho da Câmara, e deverá começar a tramitar a partir de março/2009.
6 - LANÇAMENTO DA FRENTE PARLAMENTAR DOS PEDEVISTAS, em 12/NOV/08, tendo como coordenador o deputado Chico Lopes – com a adesão de 13 senadores e 189 deputados de todos os partidos.

O apoio decisivo de Sebastião Bala Rocha

Ontem, dia 26/02/2009, o deputado federal, Sebastião Bala Rocha”, relator da matéria na Câmara, fez importante pronunciamento no Plenário pedindo apoio à causa. Confiram o pronunciamento:
Senhoras e senhores deputados

Presidente, Deputado Darcísio Perondi, muito obrigado a V.Exa.

(...)hoje me inscrevi para fazer a defesa de uma causa que considero extremamente justa, ética e necessária: a dos pedevistas, mais de 50 mil servidores que infelizmente foram enganados pelo Governo passado, com o oferecimento de grandes vantagens. Naquela ocasião, esses servidores tinham emprego permanente nos quadros da União. Foi aí que surgiu o tal PDV - Plano de Demissão Voluntária -,um verdadeiro estelionato que, infelizmente, levou muitas famílias à falência econômica, social e até estrutural. Afinal, quando uma pessoa perde o emprego - e o grande drama da atual crise econômica que assola o País e o mundo é exatamente o desemprego -, compromete inclusive a harmonia do seu lar. Como, a partir daquele momento, o desempregado poderia sustentar sua família, garantir educação e saúde de qualidade para seus filhos?Hoje, queremos restabelecer-lhes o emprego, mas para isso precisaremos do apoio desta Casa. Nesse sentido, na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, tramita o Projeto de Lei nº 4.293, de autoria do eminente Deputado Leonardo Picciani, do PMDB do Rio de Janeiro, do qual sou o Relator. Nele propomos exatamente o retorno dessas pessoas a seus empregos. Semelhante ao que aconteceu no Plano Collor, em que muitos servidores foram demitidos injustamente, e, posteriormente, o Congresso Nacional aprovou uma lei de anistia a essas pessoas; é lamentável que esse retorno aconteça tão vagarosamente, mas alguns já retornaram.
Hoje, temos feito um grande trabalho, a exemplo do que fizemos no ano passado, na Comissão de Direitos Humanos, realizando inclusive seminários e diversas reuniões, a fim de que o Ministério do Planejamento acelere o retorno dessas pessoas demitidas no Plano Collor. Mas, queremos o mesmo benefício para as pessoas que sofreram grandes prejuízos com o PDV. Elas são vítimas do PDV. Queremos também o retorno delas às folhas de pagamento e aos quadros do Governo Federal. Apelo, portanto, a todas as lideranças partidárias, ao Presidente Michel Temer. Que façamos, realmente, um grande esforço coletivo nesta Casa para aprovar esse projeto.
Existem outros projetos tramitando inclusive conjuntamente. Um deles, de autoria do Deputado Chico Lopes, prevê a extensão do benefício de retorno da anistia aos servidores que também, no período do Governo do Presidente Collor, fizeram parte de outros programas, como o chamado “Programa de Desligamento Incentivado” ou algo parecido.
Então, este é um assunto muito sério porque essas pessoas foram enganadas. Essa é a essência do propósito nosso de resgatar essas pessoas, de resgatar os seus empregos, resgatar seu vínculo com a União, porque elas foram enganadas, ludibriadas injustamente. E é por isso que nós fazemos este apelo. É um dever da União.
Faço esse apelo também ao Presidente Lula, aos seus ministros do Planejamento e da Fazenda. Estamos em crise? Estamos em crise, mas isso leva algum tempo e até que o processo todo esteja concluído, nós saímos dessa crise.
Faço esse apelo também ao Presidente Lula, aos seus ministros do Planejamento e da Fazenda. Estamos em crise? Estamos em crise, mas isso leva algum tempo e até que o processo todo esteja concluído, nós saímos dessa crise.Uma análise recente do FMI, do próprio IPEA, diz que o Brasil será um dos países que menos sofrerão as conseqüências dessa crise. Na América Latina o Brasil e Chile serão os países que sairão menos prejudicados de toda essa crise. Por isso tem uma possibilidade grande de um retorno imediato à situação de normalidade, do crescimento e da oferta de emprego para a população. Então, neste período, nós só vamos aprovar esse projeto. Precisamos aprovar esse projeto. As pessoas estão envelhecendo, as pessoas estão adoecendo e elas não têm retaguarda nenhuma, social e econômica, porque ficaram sem o seu emprego. E não há no mundo, não há para a pessoa humana, algo que eleve mais a sua alto estima do que um bom emprego. E, no Governo Federal, quem trabalha no Governo Federal, não tem um bom emprego, não. Tem um excelente emprego. Então, as pessoas que foram enganadas, que foram ludibriadas, merecem retornar aos quadros da União. É esse o apelo que faço como Relator do projeto. Confio na luta de cada um que acredita num Brasil melhor e socialmente mais justo.
Muito obrigado.
Sebastião Bala Rocha

14 comentários:

  1. É ISSO MESMO ESTAMOS CONTENTES PELO ANDAMENTO DE NOSSA LUTA É EXATAMENTE O QUE ESTA ESCRITO,É TUDO ISSO QUE ESTOU PASSANDO,MAIS ESTOU FELIZ PELO ANDAR DE TUDO IREMOS VOLTAR ESSA É A NOSSA REALIZAÇÃO PARA VIVER!!!! CELSO LUIS BRAGA RIBEIRO PEDEVISTA

    ResponderExcluir
  2. QUE ALEGRIA EM SABER QUE AS COISAS AGORA ESTAM ANDANDO SOU FILHA DE UM PEDEVISTA E SOFRO MUITO COM MINHA FAMILIA ESTAMOS ORANDO PELA VOLTA,E DESDE JA AGRADECEMOS PELA FORÇA CARO AMIGO SEBASTIÂO BALA ROCHA, UM GRANDE ABRAÇO JANAINA SIMAS RIBEIRO

    ResponderExcluir
  3. Prezados Companheiros Pedevistas,

    Somos Pedevistas da Petrobras e estamos Apoiando a PL4499/2008 do Deputado Chico Lopes do PCdoB/CE, que Anistia todos os Pedevistas e não exclui nossas perdas e direitos trabalhistas ao nosso retorno.

    ValdemarMoreira
    PedevistaPetrobras/1999
    Acesse>www.radiopetroleira.org.br Programa "Voz da Anistia"
    http://avozdaanistia.blogspot.com
    ORKUT tropeiromazinho
    ORKUT comunidade Pedevistas
    Email: tropeiromazinho@hotmail.com
    Tel.: (0xx21)9739 5180
    (0xx61)9818 7812

    ResponderExcluir
  4. MEU NOME É GERLANDIA ARNAUD FORMIGA,
    SOU PDEVISTA DA UFPB, JOAO PESSOA PB. QUERO AGRADECER A NOBREZA COM QUE ABRAÇARAM A NOSSA CAUSA.
    MUITAS DIFICULDADES TENHO ENFRENTADO APÓS TRESLOUCADA DECISAO. A POSSIBILIDADE DE RESGATE DO MEU TRABALHO ME ENCHE DE ALEGRIA, DE PERSPECTIVA DE REALIZAÇÃO, DE RECUPERAÇÃO DE MINHA DIGNIDADE ENQUANTO PESSOA E PROFISSIONAL.
    AS CONSEQUENCIAS DE TAL ATITUDE SAO INCONTAVEIS, MAS A ESPERANÇA E A CONFIANÇA DE UM GRANDE RECOMEÇO ME ALIVIA E ME CONFORTA.
    MUITO OBRIGADA POR TUDO. ESPERO EM ALGUM MOMENTO PODER RETRIBUIR TUDO ISSO.
    ABRAÇOS,

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde.
    Meu nome é Pedro da Silva Dias, sou pedevista do SERPRO e tambem estamos torcendo pela aprovação do PL 4293. Estamos montando a nossa Assossiação aquia em Belem.
    o nosso blog é
    apdvbelem.blogspot.com

    Abraço e até a vitoria!!
    Que Deus esteja sempre conosco!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde.
    Meu nome é Pedro da Silva Dias, sou pedevista do SERPRO e tambem estamos torcendo pela aprovação do PL 4293. Estamos montando a nossa Assossiação aquia em Belem.
    o nosso blog é
    apdvbelem.blogspot.com

    Abraço e até a vitoria!!
    Que Deus esteja sempre conosco!

    ResponderExcluir
  7. BOM DIA MEU NOME É RAQUEL ALVES BEZERRA - DIRETORA DA CTB-PA E PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE EX-SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS ESTAMOS COM UM PARECER FAVORAVEL DE ANULAÇÃO DE PDV ASSINADA PELO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO E COM NOSSA ASSESSORIA JURÍDICA ESTAMOS INGRESSENDO JUNTO AO MPOG UM REQUERIMENTO COM FUNDAMENTAÇÃO NO PARECER COM O PRINCICIO DE ISONOMIA E TEMOS UM APOIO DO DEPUTADO FEDERAL SEBASTIÃO BALA ROCGA ESTÁ INCANSÁVEL NESTA LUTA PELOS DEMITIDOS (PDV)MEU CONTATO É (91) 8867-4637 / 9137-9406. alves-bezerra@hotmail.com apdvbelem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. GERLANDIA ARNAUD FORMIGA14 de maio de 2010 às 20:48

    COMO E POR ONDE ANDA NOSSO PROJETO DE LEI? AINDA VIVE?
    PRECISO DE NOTICIAS E DE VOLTAR A ACOMPANHAR A CAMINHADA. ME AJUDEM A FAZER A RECONEXAO.

    ResponderExcluir
  9. Acesse o site www.mopef.hdfree.com.br o Mopef-Ce é o movimento dos pedevistas federais do Ceará, temos o site super atualizado e organizado, estamos travando uma grande luta junto a bancada politica do estado, no sentido de um apoio incondicional aos pedevistas, ao mesmo tempo, estamos tentando juntar todo o movimento pedevista sob uma unica coordenação nacional a ser, é claro, definida pelos proprios pedevistas.
    Aguardamos todos em nosso site.
    Aloizio Carvalho-Coordenador de estratégia do Mopef-Ce

    ResponderExcluir
  10. Sou pedevista do Ministério da agricultura de 1999 e quero parabenizá-los pelo movimento em prol de ex-funcionários que foram ludibriados
    pelo governo e jogados à própria sorte.





    pelo governo e jogados à própria sorte.

    ResponderExcluir
  11. SOU PEDEVISTA DA FUNDAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL DO DISTRITO FEDERAL HOJE COM A NOMENCLATURA DE CEDEST
    E ESTOU PASSANDO EXATAMENTE POR ESTES ATROPELOS AJA VISTO QUE FOMOS LUDIBRIADOS PELO GOVERNO ANTERIOR E CONGRATULO OS DEPUTADOS QUE TIVERAM A TÃO NOBRE INICIATIVA; LEOPARDO PICCIANI (CRIADOR) e SEBASTIÃO BALA ROCHA, (RELATOR). ESTOU REZANDO DIA E NOITE PRA QUE ESTE PROJETO SEJA APROVADO O QUANTO ANTES SUPORTO MAIS TANTAS HUMILHAÇÕES.

    ResponderExcluir
  12. Sou pedevista dos Correios e como os demais oriundos de outras empresas nossa categoria tambem foi lesada com falsas promessas não cumpridas visto que estavamos amparados por uma liminar que nos garantia permanencia no emprego e o terrorismo foi tanto que levados pelo medo quando diziam que tal instrumento juridico seria julgado improcedente o que dias depois apos nossa adesão foi julgado procedente o que nos levou a certeza de que fomos enganados.Muitos dos nossos colegas faleceram outros encontram-se em depressão etc Carlos Zaranza Rio

    ResponderExcluir
  13. Meu nome é Leila Rosa, sou pedevista da ANVISA (sigla atual) de 1999, Ministerio da Saúde, e tenho lutado muito aqui no meu Estado, com grande apoio do SINDIPREV, e aproveito a oportunidade para declarar que sem o apoio de Deus, a minha família já teria sucumbido. A minha oração é que o Senhor cubra os deputados Leonardo e Sebastião de muitas bençãos, lhes dê muita força, pois estão na linha de frente em prol da nossa causa, e eu já sei que a vitória é nossa em Nome de Jesus. Eu sempre falei aos meus colegas aqui em Aracaju (os que permaneceram), que um dia eu iria voltar, que não sabia quando, mas que ia acontecer. Eu louvo ao Senhor que honrou a minha fé. E louvado seja o NOME DO SENHOR. Parabens senhores Deputados e que Deus os abençõe.

    ResponderExcluir
  14. Meu nome é Leila, sou pedevista aqui em Sergipe - da "turma" de 1999 - ANVISA (atual sigla).
    Quero agradecer o apoio à nossa causa do deputado Sebastião Bala, e me coloco ao dispor para qualquer atividade em prol da causa. Queremos nos engajar na luta nacional pela nossa anistia. Deus nos ajude

    ResponderExcluir

Acompanhe

Clique para ampliar