quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Senado Federal

Sarney apoia Gilmar Mendes por declarações sobre invasão de terras

O presidente do Senado, José Sarney, manifestou total apoio ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, por ter condenado, em entrevista à imprensa, as invasões de fazendas promovidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Sarney elogiou o ministro depois de indagado sobre o assunto por jornalistas.
- O ministro Gilmar Mendes está prestando um grande serviço ao Brasil: está defendendo o estado de direito, as liberdades públicas. Está consolidando os ideais pelos quais tanto lutamos e o povo brasileiro tanto desejou, de implantar uma democracia estável, na qual se possa respeitar o direito de todos. Aquele princípio de que cada direito começa onde termina o direito dos outros. Não podemos invadir os direitos dos outros - afirmou.
Para José Sarney, as declarações do presidente do Supremo Tribunal Federal "são oportunas", observando que, entre as atribuições do STF, está a de guardião da Constituição.
- Da mesma forma que o ministro Gilmar Mendes, acho que não podemos jamais violar os direitos assegurados pela Constituição - disse.
Em entrevista à imprensa na quarta-feira (25), o ministro Gilmar Mendes afirmou que os sem-terra devem ter liberdade para manifestar e protestar, mas desde que respeitem os direitos das pessoas e a propriedade privada e pública.Para ele, as invasões não são compatíveis com a Constituição e cobrou do Ministério Público a fiscalização de repasses de verbas públicas aos movimentos de sem-terra. Gilmar Mendes sustentou ainda que esses repasses são ilegais.


Eli Teixeira / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar