quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Senado Federal


Alvaro Uribe visita Senado e destaca crescimento das relações bilaterais


O presidente do Senado, José Sarney, recebeu nesta terça-feira (17) a visita do presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, que está no Brasil para discutir os impactos da crise econômica internacional .
José Sarney destacou o crescimento das relações entre os dois países, ressaltando que a balança comercial alcançou hoje um nível que não se registrava há poucos anos.
Alvaro Uribe também registrou esse crescimento das relações bilaterais entre Colômbia e Brasil, que nos últimos anos chegou a quadruplicar, apesar de ainda haver "um grande superávit" em favor do Brasil, situação que o presidente diz ter "esperança que se reverta".
- Acredito que, se as coisas continuarem como estão, nos próximos dez anos o Brasil poderá vir a ser o primeiro investidor na Colômbia, ultrapassando Estados Unidos, Espanha e Inglaterra - revelou.
Na visita de cortesia ao Congresso, o presidente colombiano mencionou seu "esforço para a construção de um ambiente de confiança e com valores democráticos para estimular o investimento com valores sociais" em seu país.
- O empresário brasileiro é conhecido por sua responsabilidade social e é esse o tipo de investimento que a Colômbia quer atrair - afirmou.
O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), presente ao encontro, ressaltou a "tenacidade no combate aos crimes cibernéticos" que observou em visita a Bogotá. Mão Santa (PMDB-PI) destacou o trabalho em favor da liberdade democrática na América Latina. Já Adelmir Santana (DEM-DF) registrou a força com que o presidente enfrenta o narcotráfico em seu país e se associou "à luta pela defesa dos interesses democráticos".
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) registrou a libertação da ex-senadora Ingrid Betancourt e deu a Uribe um exemplar de seu livro Renda Básica de Cidadania. Já o senador Gilberto Goellner (DEM-MT) mencionou a possível escolha da cidade de Cuiabá como uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol de 2014, afirmando que isso permitirá um intercâmbio entre os dois países. Goellner também mencionou o início da cultura da soja na Colômbia, que conta com a expertise dos brasileiros.
Os presidentes trocaram presentes e Uribe assinou o livro de visitas do Senado, como de costume.
Elina Rodrigues Pozzebom / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar