Operação apreende gerador de energia no Parque do Tumucumaque
Equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Ibama, em conjunto com o Exército, Polícia Federal (PF) e Polícia Militar (PM) do Amapá, apreenderam, no último dia 23, um gerador clandestino de eletricidade em Ilha Bela, um lugarejo erguido ilegalmente à margem direita do rio Oiapoque no interior do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.
O proprietário do equipamento, José Francisco da Silva, foi multado em R$ 873.158,40 pela manutenção do gerador e de um motor. Ele recebeu ainda multa, diária, no valor de R$ 2.011,89, pela instalação de rede elétrica no local. Francisco cobrava pela cessão da energia elétrica aos ocupantes da área.
Operação Poraquê
A apreensão ocorreu durante a Operação Poraquê, cujo nome é uma homenagem ao peixe do rio Amazonas que libera descarga elétrica quando ameaçado, e faz parte de uma série de ações de fiscalização que vem sendo realizadas na região desde 2007 para reprimir o garimpo ilegal de ouro.Durante a operação, cerca de 70 pessoas se concentraram ao redor da casa em que estava o equipamento para impedir sua retirada. De acordo com a chefe substituta do parque, Marcela de Marins, elas desafiaram as equipes do Exército, da PM e da Polícia Federal e avisaram que nenhuma força iria retirar o gerador da localidade. Para dispersá-las, a PM lançou uma granada de gás lacrimogêneo.
Leia mais...
Leia mais...
Nenhum comentário:
Postar um comentário