segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Senado Federal


Eleição de Sarney e de mulheres para a Mesa do Senado é histórica, avalia Serys

Ao agradecer em Plenário, nesta sexta-feira (6), sua eleição para a 2ª Vice-Presidência do Senado, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) considerou históricas a eleição do senador José Sarney (PMDB-AP) para a Presidência da Casa e a dos demais integrantes da Mesa, por dois motivos: a garantia dada por Sarney de que se empenhará para aprovar matérias importantes, como as reformas política e tributária e a limitação da edição de medidas provisórias ; e o fato de que, pela primeira vez na história do Senado, duas mulheres ocupam cargos efetivos na Mesa - ela e a senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), esta na 4ª Secretaria.
Serys lembrou que Sarney, em seu discurso de posse, também disse apoiar o governo Lula e afirmou que buscará manter relações harmônicas com o Executivo. A senadora registrou que, preocupado em reduzir gastos neste momento de crise financeira mundial , o presidente Sarney já determinou um corte nas despesas da ordem de R$ 51,1 milhões, o que representa 10% do orçamento da Casa para 2009 nas rubricas de custeio e investimento.
- Assumo com os atuais membros da Mesa diretora a disposição para contribuir com o presidente para garantir o cumprimento dos compromissos assumidos, de uma rápida aprovação dessas matérias, bem como de ampliar a discussão com o Executivo no sentido de reduzir o envio de medidas provisórias - afirmou a 2ª Vice-Presidente.
Em relação à eleição de mulheres para a Mesa, Serys disse que a eleição para a 2ª Vice-Presidência e para a 4ª Secretaria é uma forma de as mulheres estarem presentes no Senado. A senadora lamentou que nenhuma mulher tenha sido eleita para a Mesa da Câmara dos Deputados, mas disse confiar que os deputados elejam representantes femininas "a qualquer momento".
- A Mesa do Senado deve ser forte, coesa e um fórum de deliberação para melhor condução dos trabalhos da Casa e excelência administrativa. Sua formação deve ser representativa da Casa, não só no que diz respeito à proporcionalidade partidária, mas também da representação regional e de gênero - destacou a senadora.
Serys Slhessarenko ainda ressaltou o clima democrático que se estabeleceu no processo de disputa para a Presidência do Senado, entre Sarney e o senador Tião Viana (PT-AC). Para ela, os candidatos "são dois grandes senadores com plenas condições de ocupar a posição".
Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) concordou que o processo eleitoral foi importante e "de alto nível" e também que os dois senadores são "extremamente qualificados para presidir o Senado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar