sábado, 21 de fevereiro de 2009

Simone Teran

“Dia da Liberdade de Imprensa” homenageia jornalista

Entrou em tramitação esta semana na Assembléia Legislativa projeto de autoria do deputado estadual Paulo José (PR) que cria no Calendário de Eventos do Estado o “Dia Estadual da Liberdade de Imprensa”, a ser comemorado no dia 12 de março.
A instituição da data comemorativa, explicou o parlamentar, foi idealizada para homenagear não apenas a categoria, mas, principalmente, a jornalista Simone Teran, falecida há sete anos, em um naufrágio na região do Jari.
“A imprensa é a instituição mais importante quando o estado de direito é respeitado em uma nação. Ou seja, o termômetro de uma democracia é a imprensa. Por isso, queremos homenagear essa honrosa categoria no Amapá por meio da nossa saudosa Simone Teran”, explicou o parlamentar.
A jornalista foi escolhida para ser homenageada por um fato emblemático que às vezes vivem os próprios profissionais da área. Simone Teran chegou a filmar parte do naufrágio em que foi vítima. A tragédia ocorreu no rio Cajari, em 2002.
Para o deputado Paulo José, o Dia Estadual da Liberdade de Imprensa servirá também para que a categoria possa refletir sobre a atuação dos meios de comunicação social no Estado. “É preciso se discutir, sim, não apenas os acertos e os avanços. Os erros, os exageros cometidos também têm que ser debatidos”, disse.

Homenageada

Simone Teran faleceu aos 29 anos e começou a dar os primeiros passos no jornalismo ainda na adolescência, fazendo parte da equipe que editava o jornal interno do Lions Clube de Macapá. Em 1990, ingressou no extinto jornal Amapá Estado, destacando-se como uma de suas melhores repórteres, o que lhe valeu um convite para trabalhar na TV Amapá.
Na emissora pertencente a Rede Amazônica de Televisão, afiliada da Rede Globo, foi chefe de jornalismo e apresentadora do programa “Bom Dia Amapá”. Transferiu-se depois para a TV Marco Zero (afiliada do SBT), onde também exerceu o cargo de chefe de jornalismo.
Ao deixar a emissora, decidiu montar sua própria empresa de publicidade e, apesar de ter optado pela publicidade, não se desligou totalmente do jornalismo. Era a responsável pela coluna social do jornal Diário do Amapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar