quinta-feira, 16 de abril de 2009

Fátima Pelaes assume a direção do "PMDB Mulher" no Amapá

A deputada federal Fátima Pelaes do (PMDB-AP), assumiu na terça-feira, 14, a presidência do PMDB Mulher no Amapá. A executiva nacional do PMDB Mulher reunida em Brasília decidiu designar a parlamentar amapaense pelo seu papel decisivo em defesa da consolidação das leis e políticas publicas, para mulheres no Congresso Nacional nos seus quatro mandatos como deputada federal.
Fátima Pelaes assume a presidência com a incumbência de convocar todas as filiadas do PMDB e reestruturar o PMDB Mulher no Estado para que possa ser realizada a convenção estadual do PMDB Mulher ainda este ano.

O senador Gilvan Borges (PMDB-AP) afirmou que a parlamentar terá todo o apoio da executiva regional nesta nova missão designada pelo partido. “Sei que Fátima Pelaes cumprira com afinco, mais esta incumbência passadas pela nossa legenda como uma parlamentar aguerrida, tem feito muito na Câmara Federal, em favor das mulheres brasileiras, e em especial as amapaenses ao elaborar leis que seguidamente fazem a diferença nas conquistas feminina em nosso País. O PMDB sempre foi e será aliado das mulheres nesses avanços”, disse o senador.

De acordo com a deputada, caberá ao PMDB-Mulher no estado através de uma militância atuante e aguerrida, aumentar o número de mulheres nos diretórios municipais, estaduais e nacional, garantindo desta forma o equilíbrio desejado e assegurar a democratização interna do partido.

A parlamentar também lembrou que, apesar das mulheres já formarem a maior parte do eleitorado do País (51,7%), a presença feminina no Congresso Nacional deixa muito a desejar. “Na Câmara existem apenas 46 deputadas (8,97%) e no Senado somente 10 senadoras (12.3%), uma prova de que há um grande espaço político a ser preenchido pelas mulheres”, afirmou.

Apesar disto, Fátima Pelaes, fez questão de ressaltar o papel pioneiro do Amapá, com as mulheres ocupando cargos de liderança em todos os níveis. “Basta lembrar que metade da bancada na Câmara Federal é formada por mulheres, uma prova que a mulher amapaense vem ocupando espaços importantes na vida pública do Estado”, disse.

Fátima Pelaes fez questão de destacar ainda a participação de mulher nos momentos decisivos da política brasileira.”A mulher foi às ruas para exigir a anistia e esteve presente, em massa, nos comícios das Diretas Já”, afirmou. Para ela, o PMDB-Mulher Nacional teve ainda papel de destaque na criação da legislação em favor da mulher e na implantação de entidades defesa da mulher.

“Foi o caso do Conselho Nacional de Defesa da Mulher e da implantação das delegacias da mulher em todo o Brasil”, lembrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar