quinta-feira, 30 de abril de 2009

Senado Federal

Gilvam confirma presença do ministro da Previdência

Pimentel inaugura agência do INSS em Laranjal do Jari na segunda-feira

Nesta quinta-feira, às 8h da manhã, o senador Gilvam Borges, acompanhado da deputada Fátima Pelaes, já se encontrava no 8º andar do Bloco F da Esplanada dos Ministérios. Poucos minutos depois, os dois eram recebidos pelo ministro da Previdência Social, o advogado, bancário, sindicalista, ex-deputado federal e, desde 2008, ministro da Previdência Social José Pimentel. Gilvam foi rápido: queria conformar a presença do ministro no Amapá nesta segunda-feira, 04 de maio. E conseguiu: Pimentel estará no Estado nesse dia para inaugurar a agência do INSS em Laranjal do Jari. Mas o senador foi além: cobrou do ministro a liberação de uma emenda individual que apresentou para a construção da agência do INSS em Porto Grande e ainda conseguiu que o ministro da Previdência se comprometesse a inaugurar outra no Oiapoque. As duas deverão ser construídas no segundo semestre de 2009.
- Qual a importância da inauguração da agência do INSS em Laranjal do Jari?
- É o INSS quem concede auxílio acidente, doença e reclusão. Quer dizer, até se o sujeito for condenado e preso, o INSS ampara a família dele. Além disso, é o INSS quem paga pensão por morte, salário-família, salário-maternidade e aposentadorias especial, por invalidez, por idade e por tempo de contribuição.
- O senhor também conseguiu mais duas agências para o Amapá?
- Sim. Essa é a outra boa notícia. A parte sul do Estado está sendo contemplado com essa agência no Laranjal do Jari. Com a emenda individual que apresentei ao Orçamento da União, teremos uma outra em Porto Grande, que vai atender Serra do Navio, Ferreira Gomes, Cutias Iaubal e Pedra Grande. A terceira agência, no Oiapoque, vai transformar a vida dos habitantes daquela região.- E quando elas serão inauguradas?
- A do Laranjal do Jari já está pronta e será inaugurada nessa segunda-feira (dia 04), com a presença do ministro da Previdência, José Pimentel.
- Ele confirmou a presença?
- Sim, está confirmadíssima. Hoje, às 8h da manhã, eu e a deputada Fátima Pelaes estivemos lá, no ministério, acertando os detalhes da vinda dele.- E as agências de Porto Grande e Oiapoque?
- O ministro já deu início ao processo para licitação e me disse que já neste segundo semestre as agências serão construídas.
- Isso é um progresso ou uma benfeitoria?
- Digamos que é as duas coisas. Afinal, todas as benfeitorias conspiram pelo progresso. A Previdência Social é o seguro para a pessoa que contribui. É uma instituição pública que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus segurados. A renda transferida pela Previdência Social é utilizada para substituir a renda do trabalhador contribuinte, quando ele perde a capacidade de trabalho, seja pela doença, invalidez, idade avançada, morte e desemprego involuntário, ou mesmo a maternidade e a reclusão. A Previdência Social brasileira já passou por várias mudanças conceituais e estruturais, envolvendo o grau de cobertura, o elenco de benefícios oferecidos e a forma de financiamento do sistema. E, hoje, está mais eficiente, mais ágil e melhor.
Leia mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar