terça-feira, 7 de abril de 2009

Assembléia Legislativa do Amapá

Comissão recebe apoio do governo na realização de encontro internacional

A problemática da relação entre países transfronteiriço na América do Sul tem sido motivo de discussão entre políticos e gestores que compõe o Platô das Guianas — Brasil, Guiana Francesa, Suriname e República das Guianas. Por conta disso, há vários incidentes.
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Estado (Crede), Assembléia Legislativa do Amapá, vem trabalhando no sentido de estreitar os laços do Brasil com esses países. Nos dias 3 e 4 de junho o tema será discutido no I Encontro Internacional Transfronteiriço, no município de Oiapoque, com a presença do ministro de Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, e dos países participantes.
“Cada um vai trazer a sua problemática para que possamos nesse encontro buscar as alternativas legais e dar garantia da liberdade do povo poder transitar nos dois territórios”, explicou o presidente da Crede, deputado Paulo José (PR).
Na manhã de ontem (7), o parlamentar acompanhado do presidente da sub-comissão responsável pela organização do encontro, Ismael Silva da Costa, estiveram reunidos com o secretario especial da governadoria do Estado do Amapá, Alberto Góes, onde discutiram o apoio do Executivo Estadual no evento e, colheram sugestões sobre temas que serão discutidos nos dois dias.
De acordo com o secretario, no encontro será tomado decisões que vão influenciar e na vida dos amapaenses, como a construção da ponte binacional sobre o rio Oiapoque. “Nós sabemos que o procedimento de licitação para contratação da empresa que vai construir a obra, está acelerado e, iniciar uma obra dessa importância, é mexer com a vida de todos nós”, comentou.
O deputado Paulo José, colocou que no encontro será debatido temas como meio ambiente, migração e imigração, questões econômicas que envolvem os países do platô e especialmente e a construção da ponte, quais as medidas preventivas que o Governo Brasileiro está adotando no sentido unifica as leis brasileira com a legislação francesa, que possibilite o trânsito legal que vai existir a partir da construção da ponte. “Se essas medidas forem adotadas com antecedência, obviamente nos não enfrentares problemas que enfrentamos hoje”, frisou o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar