sábado, 25 de abril de 2009

Câmara dos Deputados

Dalva Figueiredo participa do lançamento da Conferência de Educação Nacional

A deputada Dalva Figueiredo participou do lançamento da Conferência Nacional de Educação (CONAE) realizado pelo Ministério da Educação nesta quinta-feira (23). Com o tema “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”, a CONAE objetiva discutir o sistema nacional de educação e o novo Plano Nacional de Educação (PDE), em uma perspectiva de debate que abrangerá da educação infantil à pós-graduação.
De acordo com o ministro Fernando Hadad, a conferência também configurará grandes responsabilidades e um balanço do PDE e dos oito anos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Hadad disse ainda que as mudanças no setor não ocorrem apenas por atos administrativos, mas com a participação popular. “Se a sociedade incorporar a educação como um valor ela será reconhecida como tal”, afirmou. Para Haddad, as discussões podem orientar o País na busca de patamares mais elevados de financiamento. “Entre 2005 e 2007, já passamos de 3,7% para 4,7% do PIB em investimentos públicos”, ressaltou.Segundo o coordenador da CONAE, Francisco das Chagas Fernandes, o tema da conferência está relacionado a questões do dia a dia da escola. “O tema é macro, mas quando falamos em transporte escolar, em merenda, esses assuntos têm a ver com o regime de colaboração”, explicou.
Francisco das Chagas informou que as etapas municipais serão realizadas até o dia 30 de junho e as estaduais no segundo semestre deste ano, para que a conferência nacional ocorra em abril de 2010 e o os resultados possam vigorar a partir de 2011. “À medida que iremos avançando e as sugestões aparecendo colocaremos na página do MEC e da CONAE os documentos referentes à conferência para que todos tenham acesso aos resultados”, disse.
Participaram ainda do lançamento o secretário executivo do MEC, José Henrique Paim Fernandes e o ministro Luiz Dulce, chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar