terça-feira, 7 de abril de 2009

Câmara dos Deputados

Por solicitação de Fátima Pelaes, membros Comissão Externa de Saúde estarão hoje no Amapá

Shyley Saissem

As deputadas Fátima Pelaes (PMDB/AP), Elcione Barbalho (PMDB-PA), e os deputados Roberto Brito (PP- BA), Paulo Cezar (PR-RJ), desembarcam hoje, terça-feira,7, as 12h, em Macapá.
Membros da Comissão Externa de Saúde da Câmara Federal, os quatro parlamentares vêm ao Estado para coletar informações sobre o atendimento prestado pelas unidades de saúde do Amapá aos ribeirinhos que moram nas ilhas do Pará.
Por causa da proximidade com os municípios de Macapá, Santana, Laranjal Jari, Mazagão e Vitória do Jari, uma grande quantidade de pessoas de outros estados buscam assistência médica nos municípios amapaenses.
Esta demanda extra acaba dobrando o número de atendimento realizado nas unidades de saúde do Amapá (tanto do Estado como desses municípios) aumentando consequentemente, os custos para a prestação de serviços na área da saúde.
A deputada Fátima Pelaes, vice-presidente da Comissão de Seguridade da Câmara, é a favor de que o Amapá seja compensado financeiramente por está cobrindo uma deficiência.
Para a deputada Fátima Pelaes, a visita dos membros da comissão é de suma importância porque eles poderão fazer um diagnóstico da situação para apresentar ao Ministério da Saúde.
“Com todo esse levantamento em mãos, levantamento mostrar ao Ministério da Saúde a necessidade de se ampliar a verba que é destinada ao Amapá para a área da saúde no Amapá seja ampliado. Assim teremos como atender melhor
No Estado, os membros da comissão farão ainda às 14h uma visita de inspeção no Hospital de Emergência (antigo Pronto-Socorro Oswaldo Cruz) e às 15h no hospital de Santana. No município Santanense, será realizada uma audiência pública ás 16h na Câmara Municipal de Vereadores de Santana, que contará com a presença dos prefeitos de Santana, Mazagão, Vitória do Jari, que recebem grande parte da demanda da saúde oriunda do estado do Pará.
Antes do Amapá, a Comissão Extra visita, na segunda-feira, 6, o Pronto-Socorro de Guamá e o Pronto-Socorro Municipal, em Belém (PA), para em seguida, realizar uma audiência publica na Câmara Municipal de Belém.
Na terça-feira pela manhã, os parlamentares seguem para o município de Breves (PA) onde visitam o hospital regional da cidade. O objetivo é Para verificar in loco a notícia veiculada no Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, exibida no dia ultimo dia, 9, de março.
Com o título "Brasileiros que vivem em Marajó tem que viajar por até 12 horas para tratar da saúde", a reportagem que gerou um requerimento assinado pela deputada federal Elcione Barbalho (PMDB/PA), que resultou na instalação da Comissão Externa.
A comissão foi criada para averiguando a situação denunciada pela matéria televisava. Aproveitando a ocasião, a vice- presidente da Comissão de Seguridade Social, deputada Fátima Pelaes apresentou e conseguiu aprovar um Requerimento estendendo a fiscalização ao Amapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar