quinta-feira, 23 de abril de 2009

Senado Federal

Papaléo anuncia projeto de incremento da produção de açaí no Amapá

O Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Amapá apresentou aos beneficiadores de açaí do estado um plano de trabalho para o período 2009-2011 com o objetivo de aprimorar a produção local, tendo em vista a demanda crescente pelo fruto no Brasil e no exterior. O anúncio foi feito pelo senador Papaléo Paes (PSDB-AP), em discurso nesta quarta-feira (15).
Entre outras finalidades, o projeto prevê a melhoria da qualidade da matéria-prima, o fortalecimento da cultura associativista e o controle da fitossanidade, além de um aumento de 30% na produtividade do açaí cultivado no Amapá nos próximos três anos. As principais regiões produtoras do fruto encontram-se em Macapá e nas localidades de Santana e Mazagão, às quais o Sebrae direciona o plano de trabalho.
Papaléo Paes explicou ainda que o projeto, que tem por gestora a pesquisadora Larissa Queiroz, conta com um plano estruturado que prevê a realização de consultorias e palestras como forma de minimizar os entraves à produção local de açaí. A iniciativa conta ainda com o apoio do Ministério da Agricultura, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecupária (Embrapa), Banco do Brasil e órgãos ligados ao governo estadual.
Papaléo Paes disse que a cultura do açaí demonstra o potencial do desenvolvimento do Amapá com base em um produto característico da região e sem agressão ao meio ambiente.
Em aparte, o senador Romeu Tuma (PTB-SP) saudou a atuação do Sebrae em favor dos pequenos e médios empreendedores de todas as regiões do país.
Da Redação / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar