segunda-feira, 6 de abril de 2009

Senado Federal


ZPEs defendidas por Sarney começam a sair do papel

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina, na tarde desta segunda-feira (06), em reunião da Sudene, em Montes Claros (MG), decreto regulamentando a lei 11.508/07, que disciplina o regime tributário, cambial e administrativo das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs ). Desde que visitou a China, em 1988, o presidente do Senado, José Sarney, defende as ZPEs como instrumentos altamente capazes de impulsionar a economia brasileira.
As ZPEs são distritos industriais, cujas empresas são beneficiadas com a suspensão de impostos para exportar pelo menos 80% de sua produção. Os benefícios são garantidos por 20 anos e, no caso de indústria de grande porte, podem ser prorrogados por igual período. A expectativa dos defensores do modelo é que a regulamentação da lei estimule as empresas interessadas em se instalar nessas áreas a encaminharem projetos ao Conselho Nacional das ZPEs, presidido pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.
Com o decreto a ser assinado hoje, o conselho - formado pelos ministros do Desenvolvimento, Fazenda, Planejamento, Meio Ambiente, Desenvolvimento Regional e Casa Civil - terá condições de aprovar novos pedidos de criação dessas áreas industriais, que podem ser apresentados por Estados ou municípios. O conselho também estará em condições de deliberar sobre solicitações de realocação de ZPEs já criadas pelos ex-presidentes José Sarney (1985 a 1990) e Itamar Franco (1992 a 1995).
Recebido, há uma semana pelo presidente do Senado, o ministro Miguel Jorge falou do apreço de Sarney pelas ZPEs e da importância dessa iniciativa para acelerar a economia nacional na atual conjuntura resultante da crise financeira enfrentada pelo mundo.
- Nesse encontro, falamos especialmente das ZPEs, pelas quais o presidente Sarney tem um carinho especial, porque o projeto é dele. Daremos inicio à aprovação das ZPEs tão logo o presidente Lula assine a regulamentação. A ideia básica é ter uma zona especial em que você se instale, não tem impostos, os custos são menores. Você pode, por exemplo, transferir uma fábrica inteira de um lugar, instalá-la numa ZPE, e produzir oitenta por cento do que você fabricar para exportação, com as vantagens comparativas, que zonas desse tipo têm no mundo todo. Não é um processo novo e praticamente todos os países do mundo têm ZPE funcionando hoje e com muito sucesso. O que está faltando é só essa regulamentação - explicou o ministro.
De acordo com Miguel Jorge, a instalação de cada zona de exportação será feita mediante a publicação de decreto presidencial. A expectativa dele é a de que sejam criadas entre 25 e 30 ZPEs em todas as regiões do país. Já existem 17 pedidos de estados e municípios para criação de ZPEs.
Em junho do ano passado, tendo como relator-revisor o senador José Sarney, o plenário do Senado aprovou o projeto de Lei de Conversão 15/08, disciplinando o regime tributário das ZPEs. O decreto de regulamentação a ser assinado hoje, na reunião da SUDENE, é o passo que faltava para tirar as ZPEs do papel.

Veja a lista dos projetos de lei que criam 46 ZPEs


Compreenda melhor o assunto, lendo o que já publicamos neste BLOG:

ZPEs: PhD defende política de exportação do governo Sarney
Papaléo defende ZPE do Amapá
ZPEs já têm regras definidas. Agora vão encarar a burocracia
Uma idéia chinesa que recebeu adesão de vários países
Aprovado projeto que regulamenta ZPEs
Geovani Borges fala sobre projeto sobre ZPEs
Geovani defende Zonas de Processamento de Exportação
ZPEs já têm regras definidas
Sarney: "ZPEs foram estratégicas para o crescimento da China e vão alavancar a economia brasileira"
Lula e Waldez: união positiva para o Amapá
Associação diz que há US$ 10 bilhões esperando por definição
Empresário catarinense desistiu após 16 anos
Senadores mantêm texto aprovado na Câmara
Atuação de Sarney permite aprovação de projeto que viabilizará o funcionamento das ZPEs
Sarney: "ZPEs foram estratégicas para o crescimento da China e vão alavancar a economia brasileira"
A luta pela aprovação do Projeto de Sarney para a Zona Franca
Zonas de Processamento de Exportações
Zonas de Processamento de Exportação, segundo o Valor Econômico


Para maiores informações, acesse o site da ABRAZPE (Associação Brasileira de ZPEs):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar