terça-feira, 14 de outubro de 2008

Senado Federal

Papaléo defende criação de ZPE no Amapá

O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) defendeu, nesta segunda-feira (13), a aprovação de projeto de lei do Senado (PLS 326/08), de sua autoria, que tem como objetivo a criação da Zona de Processamento de Exportação ( ZPE ) de Serra do Navio, município situado no centro do estado. No Brasil, conforme o senador, foi constituída até o momento apenas uma ZPE, na Zona Franca de Manaus.
O parlamentar lembrou que Serra do Navio foi uma região muito próspera ao tempo em que era administrada pela empresa Icomi. Quando esta deixou o município, a situação ficou "muito difícil'.
- Os padrões de qualidade de vida naquele município eram elevadíssimos. Realmente, vivíamos como se estivéssemos em outro país - recorda o senador.
O parlamentar esclareceu que a instalação da ZPE em Serra do Navio não é uma iniciativa individual. Vários parlamentares, entre eles o senador Gilvam Borges (PMDB-AP) e o deputado estadual Manuel Brasil de Paula Filho, estão preocupados com essa questão e fizeram suas propostas.
O senador disse que Serra do Navio já possui boa infra-estrutura, em função do seu passado de desenvolvimento, o que diminuiria em muito os custos de instalação de uma ZPE. Ele observou, ainda que essas zonas de processamento podem ser instrumentos poderosos para aproximar a Região Norte dos níveis de progresso sócio-econômico do restante do país.
Papaléo mencionou números favoráveis das ZPEs, como a movimentação de US$ 1,5 trilhão pelas 167 zonas de processamento da China, o equivalente a 60% do PIB daquele país. Nos Estados Unidos, informou, há 157 ZPEs e 253 subzonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar