segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Eleições 2008

PT e PMDB são os grandes vitoriosos das eleições municipais

Em números, PT e PMDB foram os grandes vitoriosos das eleições 2008. Elegeram a maior quantidade de prefeitos nas capitais brasileiras e obtiveram praticamente o mesmo número de votos totais pelo País. O jogo só é desempatado no número total de prefeituras e no peso das vitórias nas grandes cidades. O PMDB ganhou mais do que o dobro de municípios do que o PT e venceu no Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre, enquanto os petistas amargaram a derrota de Marta Suplicy em São Paulo.

As siglas amealharam, cada uma, seis capitais. A legenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva emplacou 21 prefeitos de importantes cidades e ficou com a liderança do chamado G79, que é o grupo formado pelas 26 capitais do País e mais 53 municípios com mais de 200 mil eleitores. O PMDB vem logo em seguida, com 17. Os dois partidos cresceram nesse grupo. O PT foi de 17 para 21 cidades e o PMDB, de 14 para 17.
Na Grande São Paulo, o PT obteve prefeituras de cidades populosas, como Osasco, Guarulhos, Diadema, Mauá e São Bernardo do Campo. Esta última é considerada especial, já que o partido não ganhava a eleição na cidade havia 20 anos. Porém, a perda de Santo André, cidade administrada pela legenda nos últimos 18 anos, com um breve intervalo entre 1993 e 1996, e na qual a sigla venceu no 1º turno, abala as pretensões da legenda de fazer um “arco vermelho” no entorno de São Paulo.

Em 2009, o PT assumirá o comando de Fortaleza (CE), Recife (PE), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Palmas (TO) e Vitória (ES). Além das citadas, as cidades de Nova Iguaçu, Belford Roxo e Petrópolis (RJ), Carapicuíba (SP), Betim, Contagem (MG), Cariacica (ES), Anápolis (GO), Canoas (RS) e Joinville (SC) elegeram candidatos petistas.

O PMDB, que também faz parte da base de apoio do presidente Lula, ficou à frente de Goiânia (GO), Campo Grande (MS), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Salvador (BA), Porto Alegre (RS). Nestas duas últimas, bateu candidatos petistas. A administração de Santos, Guarujá e Bauru (SP), Volta Redonda e Campos (RJ), Caxias do Sul (RS), Ananindeua (PA), Aparecida de Goiânia (GO), Campina Grande (PB) e Montes Claros e Uberaba (MG) também estará com peemedebistas no próximo ano.
Ranking total

Na soma geral, contando grandes, médias e pequenas cidades, o PMDB venceu com folga e estará à frente de 1201 municípios brasileiros a partir de 2009. Logo em seguida vem o PSDB, que ficou à frente de 786 cidades. O PT conseguiu 559 cidades, no terceiro lugar. Em número de votos, o PMDB teve 22,9 milhões, o PT, 21,6 milhões e o PSDB teve 16 milhões.



Os tucanos levaram 13 cidades do G79. Entre as capitais, manteve o número de 2004 e estará à frente de 4: São Luis (MA), Cuiabá (MT), Teresina (PI) e Curitiba (PR). Com destaque para esta última, onde o candidato Beto Richa se reelegeu com 77,27% dos votos. A sigla também ficará à frente de Juiz de Fora (MG) e Ponta Grossa (PR). Em relação às eleições anteriores, sua participação no G79 sofreu uma leve queda: de 15 para 13. Os Democratas (DEM) praticamente desapareceram dos grandes centros. Gilberto Kassab se reelegeu prefeito de São Paulo, a maior cidade do Brasil, com a ajuda do governador José Serra (PSDB). Ele herdou a prefeitura do tucano em abril de 2006 e sua equipe de governo é quase toda do PSDB. O DEM governará ainda as cidades de Ribeirão Preto e Mogi das Cruzes (SP), Feira de Santana (BA) e Blumenau (SC).
O PSB, por outro lado, deu uma vitória política para dois aliados, o PT e o PSDB. A candidatura de Márcio Lacerda, eleito em Belo Horizonte, foi patrocinada pelo governador tucano Aécio Neves e pelo prefeito petista Fernando Pimentel.

Leia mais:

Vitórias de Kassab e Lacerda embolam disputa para 2010
Veja a apuração dos votos no 2º turno
Saiba mais sobre as cidades que tiveram 2º turno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar