segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Efemérides amapaenses


Dia Mundial de Oração pela Paz
1769 – Morre em Belém, às 5h30, de debilidade mental decorrente da malária, após meses de convalescência, o engenheiro da Fortaleza de S. José de Macapa, Henrique Antonio Galúcio.
1807 - França e Espanha assinam o Tratado de Fontainebleau, repartindo Portugal e deixando para resolver depois “os despojos do Brasil”
1808 – Parte de Belém uma expedição de guerra chefiada pelo tenente-coronel Manuel Marques com 751 homens com a intenção de tomar Caiena, como represália ao bloqueio continental em Portugal, imposto por Napoleão Bonaparte. Acompanha os portugueses uma frotilha inglesa, sob o comando de James Lucas Yeo, sobrinho do almirante inglês Sidney Smith.
1858 – Em 1857 os governos brasileiro e francês resolvem fazer mutuamente um levantamento da região contestada do Amapá. Só o capitão-tenente José da Costa Azevedo (futuro barão de Ladário) aparece para os trabalhos, que iniciaram em 27 de outubro de 1858. O tenente francês Carpentier, nomeado para esse serviço, não compareceu com sua equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar