Gilvam Borges comemora aumento da participação de mulheres na política
O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) comemorou o "modesto, porém significativo avanço da força feminina na política brasileira". De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informou o senador, as mulheres conquistaram, nas eleições deste ano, 9,16% das prefeituras brasileiras - algo em torno de 500 prefeitas no país. Esses números, acrescentou, representam um aumento de 2% em relação a 2004.
Nas eleições de 2008, continuou Gilvam Borges, 12% dos vereadores eleitos são mulheres. O senador disse que a Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que a igualdade de participação entre os sexos nos parlamentos só será alcançada em cem anos. Por enquanto, existem apenas 17,2% de mulheres legisladoras no mundo.
- São mais prudentes, menos corruptíveis, mais aplicadas e tendem a ver um problema sob diversos prismas, o que amplia a quantidade e a qualidade de soluções, além de serem mais sensíveis, mais estudiosas e mais dedicadas. Torço pelo crescimento das mulheres na política, porque a baixa representação feminina não diz respeito somente às mulheres, diz respeito à democracia - afirmou.
Para Gilvam Borges, como aproximadamente 50% da população brasileira é do sexo feminino, o ainda baixo número de mulheres políticas pode sinalizar que a representação política não acontece de fato, "ou que esta representação está capenga".
- Para vencer a sub-representação feminina nas prefeituras, é preciso vencer a resistência dos partidos em apoiar as candidaturas das mulheres. Consciente ou inconscientemente, já houve uma mudança nas relações de gênero na cabeça da população brasileira. Falta mudar as relações de gênero na hierarquia dos partidos e dos políticos conservadores - disse o senador.
Gilvam Borges disse ainda que as Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste elegem mais mulheres que as Regiões Sul e Sudeste. O senador também aproveitou para saudar as quatro deputadas federais do Amapá e comemorar o fato de o PMDB ter elegido mais de mil prefeitos e mais de 8 mil vereadores nas eleições municipais.
Da Redação / Agência Senado
Leia o pronunciamento na íntegra...
Ouça o discurso...
Nenhum comentário:
Postar um comentário