segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Educação


Ranking das Faculdades e Universidades no Amapá, segundo ENADE

Nessa primeira edição do IGC foram avaliadas 173 universidades, 131 centros universitários e 1.144 faculdades, institutos isolados e outras modalidades de ensino superior. Das 1.837 instituições cadastradas no MEC em 2008, 21,2% não fizeram parte da avaliação.


A USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) ficaram fora do novo ranking do Ministério da Educação porque elas não participaram do Enade -(Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) Por serem estaduais, a participação era opcional. A PUC Rio e a PUC São Paulo são as duas únicas instituições privadas a aparecer entre as 40 melhores universidades, segundo o “Índice Geral de Cursos”. Já entre as 40 piores, 33 são universidades particulares.A pior de todas, de acordo com o ranking, é a Universidade Iguaçu, na Baixada Fluminense, entre as universidades públicas, a pior colocação ficou com a Uncisal (Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas). Além do desempenho dos alunos, o índice leva em conta também a estrutura física das instituições, como laboratórios e bibliotecas e o número de professores com mestrado e doutorado. O exame avaliou também 1.144 centros universitários e faculdades, os resultados aparecem num ranking à parte.


As instituições de ensino com as piores notas serão obrigadas a melhorar o desempenho no ano que vem, caso contrário, as sanções poderão chegar até a proibição de realizar novos vestibulares.

RANKING DO AMAPÁ

Faculdade Atual - FAAT - PRIVADA 229
Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP - PRIVADA - 224
Universidade FEDERAL do Amapá - UNIFAP - FEDERAL- 212
Instituto Macapaense de Ensino Superior - IMMES - PRIVADA -210
Faculdade SEAMA - SEAMA - PRIVADA - 206
Centro de Ensino Superior do Amapá - CEAP - PRIVADA - 167
Faculdade do Amapá - FAMAP - PRIVADA - 160
Faculdade de Macapá - FAMA - PRIVADA - 141
Matéria do portal http://www.amapa.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar