quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Senado Federal


Papaléo Paes defende importância de medidas e campanhas antitabagistas

Primeiro senador a discursar nesta terça-feira (9), o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) disse que o governo precisa estimular medidas e campanhas antitabagistas. Para o senador, que é médico, já passa da hora de os países intensificarem ações contra o tabaco, o que pode evitar um grande número de "mortes precoces".
Papaléo ressaltou que a luta contra o tabagismo, que vem ganhando força ao redor do mundo nos últimos anos, tem tido como conseqüência a redução no número de óbitos por causas relacionadas ao fumo.
- São inquestionáveis os resultados positivos para aqueles países que adotaram um conjunto consistente de medidas que se traduziram na efetiva redução do consumo de cigarros e do número de fumantes. Devemos dizer que o Brasil é, sem sombra de dúvidas, um dos países que vêm obtendo excelentes resultados com suas medidas de prevenção ao tabagismo - disse.
O senador informou que dados do Ministério da Saúde demonstram que a porcentagem de brasileiros acima de 15 anos que fumam caiu de 32% em 1989 para 16,4% atualmente. Entretanto, disse Papaléo, o tabagismo continua ocasionando cerca de 85% das mortes por obstrução pulmonar crônica e 95% das mortes por câncer de pulmão. Para ele, o governo brasileiro precisa continuar a promover ações de desestímulo ao fumo.
Augusto Castro / Agência Senado


Leia o pronunciamento na íntegra clicando aqui

Veja o pronunciamento pelos vídeos a seguir

Video 1
Video 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar