segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Eleições 2008


Urnas são transportadas para municípios de difícil acesso no Amapá

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Amapá iniciou o transporte de urnas eletrônicas para municípios de difícil acesso. A Policia Militar acompanhou o trajeto das urnas para Oiapoque, Tartarugalzinho, Ferreira Gomes, Porto Grande, Amapá e Calçoene, visando a garantir a segurança dos equipamentos.

Só hoje, foram transportadas 305 urnas eletrônicas. Acompanham as urnas os técnicos de informática do TRE e da Probank, empresa contratada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para dar suporte na carga e lacre e no atendimento no dia da eleição. São esses técnicos que realizam a transmissão dos dados nos locais de difícil acesso.

Ao receber as urnas nos municípios, o juiz eleitoral convoca os partidos políticos, Ministério Público Eleitoral e a OAB para a audiência de lacração e carga das urnas nos dias 1 e 2 de outubro. Na véspera das eleições, os equipamentos são enviados às seções eleitorais de cada localidade.

Segundo dados da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-AP, serão disponibilizadas nessas eleições 1.465 urnas eletrônicas distribuídas nas 1.121 seções eleitorais. Em todo o Estado, foram agregadas 40 seções.

Alem das urnas das seções, há as reservas, totalizando 403 equipamentos. Elas são usadas sempre que algum aparelho apresenta problemas. Para quem não conseguir votar, é necessário justificar o voto em uma das 21 urnas chamadas mesas receptoras de justificativas (MRJ).

Em todo o estado, serão 274 locais para votação e 73 seções de difícil acesso, entre elas localidades nos municípios de Amapá e Oiapoque.

Matéria do JB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar