terça-feira, 2 de setembro de 2008

Senado Federal


Papaléo quer atenção para escalpelamento

O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) saudou a aprovação, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, do projeto de lei (PL 1.883/07) do deputado e ex-senador Sebastião Bala Rocha (PDT-AP) que cria o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento. O escalpelamento, explicou, é o arrancamento brusco, parcial ou total, do couro cabeludo. De acordo com o parlamentar, trata-se de um tipo de acidente muito comum na região Norte.
Papaléo Paes explicou que o transporte fluvial na região amazônica muitas vezes é feito em embarcações precárias, que não contam com proteção para os eixos dos motores ou hélices. As vítimas têm seus cabelos arrancados quando se aproximam desses eixos ou hélices.
- A forte rotação ininterrupta do motor enrola os cabelos em torno do eixo e arranca todo ou parte do escalpo, orelhas, sobrancelhas, uma enorme parte da pele do rosto, do pescoço e, nos homens, chega até a arrancar os órgãos genitais - afirmou.
O senador informou que ano passado foi realizada a primeira audiência pública sobre escalpelamento na Amazônia e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva instituiu neste ano o primeiro grupo de trabalho do governo federal para unir ações em prol do problema.
Papaléo Paes afirmou ainda que o 45º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, a ser realizado em Brasília ainda este ano, é uma boa oportunidade para discutir o problema. O senador também defendeu maior assistência às vítimas de escalpelamento, como oferecimento de cirurgias reparadoras, acesso à seguridade social e garantia dos direitos trabalhistas.
Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) concordou que o quadro é realmente dramático na região Norte.

Confira o pronunciamento completo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar