quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Hoje no Congresso..


Comissão de Relações Exteriores deverá acompanhar episódio do gás boliviano, informa Garibaldi

Indagado, na manhã desta quinta-feira (11), sobre a explosão que causou danos em gasoduto na Bolívia, e que deverá obrigar o governo daquele país a reduzir em 10% o fornecimento de gás natural para o Brasil, o presidente do Senado, Garibaldi Alves, informou que a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) da Casa deverá acompanhar atentamente essa crise. Ele também se disse confiante nas ações que o governo brasileiro está tomando para enfrentar a redução na importação de gás natural.

Conselho de Defesa e situação política da Bolívia e do Paraguai serão temas do Parlamento do Mercosul

A instabilidade política na Bolívia e no Paraguai deverá ser um dos principais temas em debate durante a 13ª Sessão Ordinária do Parlamento do Mercosul, que começa na segunda-feira (15), em Montevidéu. No segundo dia da sessão, o ministro brasileiro da Defesa, Nelson Jobim, fará uma exposição aos parlamentares dos países que integram o bloco a respeito da proposta de criação do Conselho de Defesa da América do Sul. O presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), pretende apresentar na sessão plenária de segunda-feira um projeto de declaração em defesa da manutenção da democracia na Bolívia - país que passa por uma forte crise política - e de repúdio às ameaças à integralidade territorial do país. A proposta deverá conter uma advertência de que o Mercosul se oporá a qualquer tentativa golpista na Bolívia.

Editais para concurso do Senado serão publicados nesta sexta-feira

Os editais do concurso público para preenchimento de 150 vagas no quadro de pessoal do Senado Federal para nível superior e nível médio serão publicados nesta sexta-feira (12) pela Imprensa Oficial. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (11) pelo diretor-geral adjunto do Senado e presidente da Comissão Especial do Concurso, José Alexandre Lima Gazineo, que explicou o motivo de os mesmos editais não terem sido divulgados nesta quinta-feira, conforme estava previsto. Em entrevista à Agência Senado, Alexandre Gazineo informou que o atraso na publicação foi devido a um erro na formatação dos textos dos editais enviados à Imprensa Oficial.

ONGs ambientalistas pedem aprovação da PEC do Cerrado

Organizações não-governamentais ligadas ao meio ambiente realizam manifestação às 15 horas, na Esplanada dos Ministérios, pela aprovação da PEC 115/95, que reconhece o Cerrado como bioma nacional. Os ativistas devem entregar ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, um abaixo-assinado pedindo a aprovação imediata da PEC. A manifestação, que ocorre no Dia Nacional do Cerrado, tem o apoio da Frente Parlamentar Ambientalista.Leia a matéria...Grupo de Trabalho do Amianto visita universidade baianaRepresentantes do Grupo de Trabalho do Amianto visitam ontem a Universidade Estadual do Sudoeste Baiano, em Vitória da Conquista (BA), para obter números sobre os impactos do amianto na saúde dos habitantes da região.O grupo de trabalho foi criado em novembro do ano passado, por sugestão do deputado Edson Duarte (PV-BA), para fazer um diagnóstico sobre a produção e o comércio de amianto no Brasil. De acordo com o parlamentar, o amianto, também conhecido por asbesto, já é proibido em 34 países. A exposição ao minério aumenta os riscos de asbestose (doença respiratória provocada pela inalação de fibras do amianto), câncer de pulmão e mesotelioma (tumor maligno da pleura - camada de revestimento do pulmão). Ainda segundo Duarte, estudos mostram que não há limite de tolerância para a exposição ao minério. Ele lembra que, em qualquer grau de exposição, há risco de desenvolver câncer.Terça-feira, os parlamentares visitaram uma mina em Bom Jesus da Serra (BA) e encontraram, segundo o relator do grupo, deputado Edson Duarte, um "quadro gravíssimo", com diversas irregularidades que colocam em risco a saúde dos moradores da região.

Veja também:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar