terça-feira, 2 de setembro de 2008

Senado Federal


Papaléo registra congresso das Associações Pestalozzi

O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) chamou a atenção, nesta terça-feira (2), para o 12º Congresso da Federação Nacional das Associações Pestalozzi, que teve início pela manhã no auditório do Senado Federal. O encontro vai até o dia 4 de setembro e é mais uma iniciativa da Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa das Pessoas com Deficiência.
A frente, da qual Papapaléo é membro, congrega também os senadores do PSDB Eduardo Azeredo (MG), Flexa Ribeiro (PA) e Marisa Serrano (MS), além de outros senadores e deputados federais. A principal missão da frente é promover ações que resultem numa efetiva inclusão social das pessoas com deficiência.
Para o senador, o prestígio do evento pode ser medido pela lista de seus participantes, entre os quais os presidentes do Senado, Garibaldi Alves Filho, e da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia; o ministro da Educação, Fernando Haddad; a presidente da Federação Nacional das Associações Pestalozzi, Gysélle Saddi Tannous; o presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência, deputado Geraldo Resende; e o jornalista Gilberto Dimenstein. Estarão presentes ainda vários senadores, deputados federais, técnicos do Poder Executivo e representantes da sociedade civil organizada.
Papaléo mencionou igualmente a importância dos temas em debate: inclusão nas escolas, ética da inclusão, diretrizes da convenção da ONU sobre direitos das pessoas com deficiência, combate à discriminação, preconceito e adaptações arquitetônicas que favorecem e garantem a inclusão.
- Desde a promulgação da Constituição de 1988, temos observado mudanças importantes nas atitudes, nos ambientes de trabalho e nos projetos arquitetônicos das pequenas e grandes cidades. O progresso é lento, é verdade, mas, ainda assim, é bastante perceptível. Graças à Constituição Cidadã, criaram-se as bases para o surgimento, no Brasil, de uma sociedade em que a inclusão da pessoa com deficiência é um fato dado, uma regra, e não uma exceção - analisou Papaléo.
Nelson Oliveira / Agência Senado

Leia o pronunciamento comleto

Veja os vídeos do pronunciamento:
Vídeo I
Vídeo II

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar