sexta-feira, 3 de abril de 2009

Deputado Mandi se mobiliza para ajudar garimpeiros do Lourenço

Medo dos professores é que escola um dia acabe e eles fiquem sem poder mais estimular a cultura no Estado e incentivar amapaenses a se tornarem grandes artistas

O deputado Manoel Mandi recebeu na sala de reunião da presidência da Assembléia Legislativa do Estado (AL) representantes da Cooperativa de Garimpeiros do Lourenço (Coogal), representante do Departamento Nacional de Produção Mine-ral (DNPM), engenheiros e pessoas ligadas ao setor mineral para discutirem uma solução para o garimpo do Lourenço. O presidente da AL, Jorge Amanajás, esteve presente na reunião.
De acordo com o deputado Manoel Mandi , a primeira alternativa para regularizar a situação dos garimpeiros é fazer uma auditoria para levantar os bens e o valor total das dívidas da cooperativa. “Precisamos de uma auditoria com urgência para sabermos o valor da dívida, para a partir daí verificarmos como ela pode ser paga”, disse o deputado.
Mandi disse ainda que na pró-xima segunda-feira, 6, chegará ao Amapá o ministro de minas e energia Edson Lobão. Será entregue, a ele, uma minuta do termo de coope-ração técnica mineral para o garimpo do Lourenço.
“A vinda do ministro é de suma importância, pois poderemos entregar em mão o termo de cooperação”, falou o deputado, ressaltando que já houve audiência com o diretor ge-ral do DNPM para solucionar a situação d garimpo, e em breve os garimpeiros poderão trabalhar normalmente.
Para o engenheiro de minas Romero Peixoto, a auditoria é uma saída emergencial, por conta que a cooperativa não vem recebendo recursos por estar inadimplente.
“O reaproveitamento do rejeito mineral, a exploração da tantalita, mas para fazer tudo isso precisamos de recursos do governo”, informou o engenheiro.
A parte subterrânea da mina de Lourenço está interditada desde setembro de 2007, mesmo assim, os garimpeiros ainda utilizam o local para exploração de minérios. O re-presentante do DNPM, Márcio Souza , propôs que estudos sejam feitos para que toda a área seja liberada para as ações garimpeiras.
Além da auditoria foi sugerido que a Coogal contrate um profissio-nal especializado em mineração para acompanhar toda a atividade de garimpo na região, com isso prevenindo o risco de acidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar