terça-feira, 26 de maio de 2009

Senado Federal se moderniza...

Sarney conhece o "LexML", sistema do Prodasen que democratiza e sistematiza o acesso às leis e decisões dos tribunais

Representantes do Prodasen - Secretaria Especial de Informática do Senado - apresentaram, na manhã desta terça-feira (26), ao presidente do Senado, José Sarney, a mais completa ferramenta para facilitar à população o conhecimento das leis e das interpretações a elas dadas pelos tribunais - as chamadas jurisprudências. Essa espécie de "Google das leis" chama-se LexML e pode ser acessado pelo endereço
http://www.lexml.gov.br/.
Ao lado dos senadores Heráclito Fortes (DEM-PI), Serys Slhessarenko (PT-MT) e Eduardo Azeredo (PSDB-MG), da secretária-geral da Mesa, Cláudia Lyra, e do diretor-geral Alexandre Gazineo, além de funcionários que assistiram à apresentação, Sarney expressou seu desejo de que esse instrumento ajude na melhoria de vida do cidadão brasileiro.
- Na internet, há uma quantidade tão grande de verdades que a gente fica sem saber onde está a verdadeira verdade. É um avanço muito grande oferecermos ao público uma ferramenta como essa, que simplifica e seleciona, de forma segura e rápida, a informação legislativa e jurídica, a ser acessada por um cidadão que pode estar perdido nesse mundo da informação.
A tecnologia foi apresentada pelo diretor do Prodasen, Deomar Rosado, e pelo analista de informática João Lima. O portal reúne leis, decretos, acórdãos, súmulas e projetos de leis, entre outros documentos das esferas federal, estadual e municipal dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. É uma rede de informação legislativa e jurídica que pretende organizar, integrar e dar acesso fácil às informações oferecidas pelos diversos portais de órgãos governamentais na internet.
O projeto foi elaborado partindo do princípio de que as novas tecnologias, apesar de facilitar o acesso a informações, ainda não chegam a todos, especialmente em razão do excesso e desorganização do conhecimento oferecido. Por exemplo: ao digitar 'habeas corpus' em uma pagina de pesquisa da internet, o cidadão encontrará milhares de ocorrências, sem que tenha segurança sobre o conteúdo apresentado. Ao fazer essa pesquisa no LexML, ele encontrará as opções de consultar, por exemplo, legislação, jurisprudência e proposições legislativas sobre habeas corpus, de uma forma mais segura.
O principal objetivo do LexML Brasil é ampliar o acesso a informações legislativas e jurídicas disponíveis nas diversos sites mantidos pelo poder público na internet, facilitando as pesquisas e aumentando a segurança de quem consulta, mediante o oferecimento do documento desejado num único lugar e rapidamente.
O portal traz proposições legislativas, normas jurídicas legais e infra-legais e abundante jurisprudência, consistente em súmulas, acórdãos e decisões monocráticas. O projeto LexML Brasil nasceu no Prodasen há nove anos e vem sendo conduzido por um grupo da Comunidade de Tecnologia da Informação Aplicada ao Controle - TIControle, que pode ser acessada na internet pelo endereço:
www.ticontrole.gov.br.


Sarney diz que instrumento de busca por leis é mais um esforço de modernização do Senado

O presidente do Senado, José Sarney, comentou que a ferramenta LexML, que o Prodasen, com o apoio da Interlegis, inaugura no dia 30 de junho, é mais um passo da Casa em direção à modernização. Numa entrevista concedida logo após a apresentação do projeto, ele falou dos primeiros esforços do Senado nessa área.
- Eu fui um dos primeiros da Casa, junto com Carvalho Pinto e Ney Braga, além de funcionários, como Eduardo Jorge, a se dedicar a isso. Nós buscávamos ser o grande centro de informação legislativa do país. Naquele tempo, não existia praticamente nada e o que procurávamos era estabelecer o Thesaurus, uma ferramenta de pesquisa que pudesse fornecer amplo acesso à informação legislativa.
De acordo com Sarney - naquele tempo, início dos anos 60 - o Brasil tentava ser vanguarda nessa área tanto quanto a Bélgica, que se devotava a projeto semelhante. Mas, depois, com o avanço tecnológico que se seguiu no mundo, o Brasil foi ficando para trás, "e o Senado realmente não se transformou nesse grande centro de informação legislativa que tentava ser". Ele explicou que, a partir daí, cada organismo público resolveu ter seu próprio banco de dados.
Para Sarney, o LexML é tão importante para a população quanto o
Siga Estados, uma ferramenta tecnológica que vai colocar na base de dados do Senado informações sobre os orçamentos estaduais, visando ofertar ao público todos os dados sobre planejamento e execução de despesa com o dinheiro arrecadado na cobrança de impostos.
- O que estamos procurando fazer é propiciar o acesso direto, que vai facilitar muito a vida de todos aqueles que utilizam a internet, para que ela possa ser um instrumento de melhoria da vida dos cidadãos. É um serviço tão extraordinário quanto o SIGA, que tem milhões de consultas. E essas são coisas que, muitas vezes, passam ao largo do que o grande público vê de nossas instituições.
Teresa Cardoso / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar