sexta-feira, 29 de maio de 2009

Coluna


CPI da Amazônia

Sarney, indicou ontem os integrantes da comissão parlamentar de inquérito (CPI) da Amazônia. A CPI vai investigar o conflito da reserva indígena Raposa Serra do Sol, problemas envolvendo a soberania nacional em fronteiras, como tráfico internacional e terrorismo. Gilvam Borges (PMDB) é membro da CPI.

Diplomata em Macapá

A conselheira Luísa Ribeiro, chefe da Divisão de Assuntos Consulares do Itamaraty, confirmou presença no encontro transfronteiriço em Oiapoque, dia 3. Na volta, vai manter reunião de trabalho em Macapá para divulgar os serviços diplomáticos que o Ministério das Relações Exteriores do Brasil oferece aos compatriotas em viagens pelo mundo.

Amorim não vem

A delegação do Itamaraty no encontro de Oiapoque, será chefiada pela embai-xadora Edileuza Fontenele, da Divisão da Europa. Portanto não se confirma a vinda de Celso Amo-rim, que é o titular da pasta. Trata-se de uma ausência sentida, é verdade. Mas a substituta co-nhece bem os problemas na fronteira Brasil/França.

Lei sancionada


O presidente Lula da Silva sancionou ontem (28), a lei proposta pela deputada Fátima Pelaes (PMDB/AP), que altera a Lei de Execuções Penais (Lei 7210/84). A solenidade aconteceu no Centro Cultural do Banco do Brasil e contou com a presença da parlamentar amapaense, que mostrou eficiência nessa nova jornada.

MULHERES DA PEDRA

A mineradora Anglo Ferrous Brazil e o Ministério Público realizaram em parceria evento voltado à prevenção do câncer de mama, no município de Pedra Branca do Amapari. Fazia parte de um movimento nacional e contou com a participação de uma promotora de Justiça de Pernambuco, integrante da Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente – ABRAMPA.

Seguro extrativista

Ministro Carlos Minc, do Meio Ambiente, prometeu ao deputado Sebastião Bala (PDT-AP) que vai se empenhar pessoalmente para tornar realidade o seguro extrativista. Projeto já foi aprovado na Comissão de Trabalho e agora depende do aval de outras duas comissões da Câmara, para depois ser encaminhado ao Senado. Uma luta antiga do parlamentar.


Sobre o trecho Sul

O secretário estadual dos Transportes, Rodolfo Torres, disse à coluna que o Governo do Estado luta para resolver todos os impasses para que nada atrapalhe o processo de instalação da obra do trecho Sul da BR-156, entre Macapá e Laranjal do Jari. Entre esses empecílios, não podem estar as chamadas inadimplências, o que inviabilizaria o repasse dos rescursos federais para tocar a obra. É só ter cuidado, então.

Magno Malta em Macapá

O senador Papaléo Paes (PSDB/AP) anunciou que o presidente da CPI da Pedofi-lia, senador Magno Malta, vai visitar o Amapá como parte das investigações da comissão sobre a prática desse crime nefasto. Papaléo tem dito que existem provas robustas sobre o envolvimento de gente de préstígio na sociedade brasileira. Roraima, recentemente, viu isso de perto.

Luz no fim do túnel


A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) realizou ontem (28), uma reunião para repassar informações sobre a segunda etapa e início das obras do Programa Luz Para Todos. Técnicos da CEA, representantes do IMAP, da Eletronorte Regional Amapá e Eletronorte participaram do evento. Curiosamente, quem assina o release sobre o fato, chama-se Marcelo Luz (...)
Cleber Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar